Fisioterapia Veterinária
Saiba tudo sobre o curso de Fisioterapia Veterinária e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa.
Duração: em média, 2 anos
Ver bolsas
Sobre o curso de Fisioterapia Veterinária
Última atualização: 17/03/2023
A pós-graduação em Fisioterapia Veterinária é um programa de estudos voltado para profissionais de saúde animal. O objetivo do curso é aprimorar as habilidades e conhecimentos dos participantes em relação ao cuidado e tratamento de animais doentes ou feridos.
A formação se concentram na fisiologia, biomecânica, fisioterapia e ergonomia dos animais, além de tópicos relacionados a exames, diagnósticos e tratamentos. Os participantes também estudam técnicas de terapia manual, exercícios de reabilitação e outros métodos de tratamento para ajudar os animais a se recuperar de lesões ou doenças.
Os alunos de pós-graduação em Fisioterapia Veterinária também terão acesso a laboratórios para treinamento prático, contando com a oportunidade de trabalhar com animais, a fim de desenvolver suas habilidades.
Os requisitos para ingressar em um programa de pós-graduação em Fisioterapia Veterinária variam de acordo com a instituição. Mas, em geral, os candidatos devem ter um diploma de graduação em Medicina Veterinária ou em outra área relacionada à saúde, além de ter experiência de trabalho em clínicas veterinárias.
A duração dos programas de pós-graduação em Fisioterapia Veterinária costuma ser de dois a quatro anos, dependendo da instituição. No entanto, como as disciplinas são baseadas em aulas teóricas, o curso pode ser concluído em um período de tempo menor, se o aluno tiver um bom aproveitamento.
Como é o curso de Fisioterapia Veterinária?
Destinado a profissionais com graduação inicial em áreas correlatas, a pós-graduação em Fisioterapia Veterinária oferece aulas teóricas e práticas, assim como estudos de caso sobre as técnicas de tratamento.
O curso aborda assuntos como: anatomia, biomecânica e fisiologia dos animais, assim como os princípios da fisioterapia aplicada à medicina veterinária, os métodos de diagnóstico e tratamento de lesões e doenças, os cuidados e tratamentos pós-operatórios, a preparação, aplicação e avaliação de programas de exercícios para animais de estimação.
A parte prática do programa de pós-graduação em Fisioterapia Veterinária inclui a aplicação de técnicas de massagem, fisioterapia, acupuntura, eletroterapia, laserterapia, terapias comportamentais, entre outras. Os cursos também oferecem treinamento de prática clínica, supervisionados por profissionais experientes.
A pós-graduação em Fisioterapia Veterinária pode abrir as portas para uma série de oportunidades de trabalho. Além dos cuidados clínicos, os profissionais formados nesta área também podem trabalhar como professores, pesquisadores e consultores.
O que se aprende na faculdade de Fisioterapia Veterinária?
A pós-graduação em Fisioterapia Veterinária ensina, aos alunos, as formas de tratar e prevenir lesões e doenças em animais. Os estudantes aprendem a usar diversas técnicas de fisioterapia, como ultrassom, eletroterapia, terapia manual, entre outras, para aliviar dores, reabilitar lesões e melhorar a saúde geral dos animais.
Os alunos também aprendem a identificar e avaliar os sintomas de lesões e doenças em animais, examinar os dados clínicos e diagnosticar as condições dos animais. Além disso, eles compreendem, durante a formação, os princípios básicos da anatomia, fisiologia e patologia dos animais.
Outra habilidade útil ensinada na pós-graduação é a comunicação eficaz com os donos dos animais, para que os alunos possam explicar os tratamentos e quaisquer mudanças na saúde do animal.
Procure o curso de Fisioterapia Veterinária ideal para você!
Escolha entre as mais de mil instituições parceiras do Quero Bolsa.
Veja como é simples começar a estudar:
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Fisioterapia Veterinária
Onde o profissional de Fisioterapia Veterinária pode trabalhar?
O profissional formado na pós-graduação em Fisioterapia Veterinária pode trabalhar em clínicas veterinárias, hospitais veterinários, casas de repouso, centros de reabilitação para animais, clínicas especializadas em fisioterapia veterinária, escolas veterinárias, universidades, laboratórios de pesquisa, órgãos governamentais e clínicas particulares.
O profissional de Fisioterapia Veterinária também pode desempenhar outras funções relacionadas à saúde animal, como assessorar equipes de veterinários em tratamentos, realizar exames, aplicar medicamentos, diagnosticar doenças, realizar tratamentos de reabilitação e aconselhamento para proprietários.
Os mais buscados de Fisioterapia Veterinária
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como ingressar na profissão de Fisioterapia Veterinária?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Fisioterapia Veterinária?
Para atuar na área, o profissional deve compreender as técnicas relacionadas à aplicação prática dos procedimentos de fisioterapia em animais. Como alternativa, o estudante pode optar pela graduação inicial em Medicina Veterinária, ingressando, posteriormente, na especialização em Fisioterapia Veterinária.