Gestão Fiscal e Tributária
Saiba tudo sobre o curso de Gestão Fiscal e Tributária e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa.

O que é Gestão Fiscal e Tributária?
Última atualização: 19/08/2025
Gestão Fiscal e Tributária é a área que fiscaliza o cumprimento de obrigações tributárias e fiscais de empresas, incluindo o pagamento de impostos e a conformidade organizacional.
O profissional da área atua como ponte entre a contabilidade e a administração, garantindo que todas as operações da organização sigam as normas fiscais.
Além disso, é responsável por propor soluções que otimizem o pagamento de tributos, preservando a saúde financeira da empresa.
Como é o curso de Gestão Fiscal e Tributária?
O curso de Gestão Fiscal e Tributária prepara profissionais para assessorar empresas quanto ao cumprimento de obrigações fiscais e tributarias.
Ele ensina técnicas de planejamento, apuração e controle impostos, abordando conceitos de Direito Tributário e legislação fiscal.
Durante o percurso, os alunos também se aprofundam nos diferentes regimes tributários, como o Simples Nacional e o Lucro Real, e sobre questões relacionadas à contabilidade tributária, como as obrigações acessórias.
O programa é ofertado em nível tecnológico, com duração média de dois anos e carga horária mínima de 1.600 horas. Esse período pode ser cumprido em modalidades presencial ou a distância (EaD), conforme definido pela instituição de ensino.
Após concluir o programa, o profissional está habilitado para atuar escritórios de contabilidade, empresas de setores variados, consultorias fiscais, departamentos financeiros e tributários de grandes corporações. Ele também pode trabalhar no setor público, auxiliando na gestão de tributos e fiscalizações.
Qual a grade curricular de Gestão Fiscal e Tributária?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Gestão Fiscal e Tributária em uma de nossas faculdades parceiras:
- Auditoria Contábil e Sistemas
- Contabilidade e Planejamento Tributário
- Contabilidade Geral
O que se aprende na faculdade de Gestão Fiscal e Tributária?
No curso de Gestão Fiscal e Tributária, os alunos são preparados para gerir as obrigações fiscais e tributárias de empresas.
Ao longo da formação, são abordadas disciplinas como: Contabilidade Geral e Tributária, Legislação Fiscal, Planejamento Tributário, Direito Tributário e Princípios de Auditoria.
O programa também explora metodologias de gestão financeira e planejamento, além de técnicas de auditoria e controle fiscal.
Os participantes têm, ainda, a oportunidade de estudar os instrumentos econômicos, financeiros e jurídicos utilizados para gerenciar a arrecadação de tributos, a atuação da Receita Federal, a cobrança de tributos, a concessão de incentivos fiscais e a recuperação de tributos devidos.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Quanto custa a faculdade de Gestão Fiscal e Tributária?
No site da Quero Bolsa, o curso de Gestão Fiscal e Tributária pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 39,90. Os valores apresentam variações de acordo com a modalidade e nível de ensino.
Procure o curso de Gestão Fiscal e Tributária ideal para você!
Com mensalidades a partir de R$ 38,00 entre as 1.512 instituições parceiras do Quero Bolsa.
Veja como é simples começar a estudar:
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira em Gestão Fiscal e Tributária
O que faz um profissional em Gestão Fiscal e Tributária?
O profissional de Gestão Fiscal e Tributária é responsável por cuidar da administração de tributos e impostos de uma empresa, garantindo que as obrigações fiscais sejam cumpridas de acordo com a legislação vigente.
Ele realiza o planejamento tributário, buscando formas de otimizar a carga de impostos dentro dos limites legais, e acompanha constantemente as mudanças nas leis fiscais para evitar autuações e multas.
O profissional também elabora e revisa declarações de impostos, cuida do recolhimento de tributos e assessora a empresa em questões fiscais, oferecendo suporte para tomadas de decisão que envolvam aspectos tributários.
Além disso, ele pode atuar na consultoria fiscal, ajudando empresas a se manterem em conformidade com as exigências legais e a melhorar sua eficiência financeira.
Onde o profissional de Gestão Fiscal e Tributária pode trabalhar?
O profissional de Gestão Fiscal e Tributária pode trabalhar em departamentos fiscais e contábeis de empresas de diferentes setores, cuidando da administração e planejamento tributário. Além disso, encontra oportunidades em escritórios de contabilidade e consultorias especializadas, prestando serviços para múltiplos clientes.
O setor público também oferece perspectivas aos profissionais, que podem trabalhar em órgãos e entidades responsáveis pela fiscalização e administração de tributos.
Os mais buscados de Gestão Fiscal e Tributária
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como ingressar na área de Gestão Fiscal e Tributária?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Gestão Fiscal e Tributária?
Para atuar na área o profissional deve possuir formação completa no curso de Gestão Fiscal e Tributária. A formação pode ser realizada em diferentes níveis de ensino, sendo destinada, em cada modalidade, a um público em específico.
No site da Quero Bolsa, você pode encontrar ofertas para ambos os níveis de ensino. Acesse e encontre as melhores bolsas de estudo para a formação.
Receba um alerta quando a vaga ideal chegar!
Nota de corte para Gestão Fiscal e Tributária
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Gestão Fiscal e Tributária foram:
