Sobre o curso de NR 10
Última atualização: 24/01/2023
O curso de NR 10 é um treinamento obrigatório para profissionais que trabalham com instalações elétricas, equipamentos elétricos, e qualquer outro tipo de atividade que possa oferecer riscos à segurança elétrica. É uma norma brasileira que regula os procedimentos de segurança que devem ser seguidos para evitar acidentes e doenças ocupacionais relacionadas às fontes elétricas.
Durante a realização do curso, o estudante aprende a lidar com os riscos elétricos, incluindo o uso correto de equipamentos de proteção individual, como luvas de segurança, óculos de segurança e capacetes. Além disso, a formação também aborda as práticas corretas de instalação e manutenção de equipamentos elétricos, assim como noções básicas de segurança e prevenção de acidentes. Desse modo, o número de irregularidades e doenças relacionadas às fontes elétricas podem ser reduzidos.
Como é o curso de NR 10?
O curso de NR 10 é uma formação obrigatória para todos os profissionais que trabalham com equipamentos elétricos. O treinamento foi desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e tem como objetivo ensinar aos profissionais sobre segurança elétrica e as medidas de prevenção de acidentes.
A formação inclui ensinamentos sobre os conceitos básicos de segurança elétrica, os procedimentos a serem seguidos no local de trabalho e as regras e regulamentos que devem ser aderidos. O curso também aborda a identificação de riscos, equipamentos de proteção individual e as técnicas de um trabalho seguro.
Ao fim do treinamento, o profissional estará apto para avaliar e controlar os riscos elétricos nos locais de trabalho e compreender as leis e regulamentos que governam a segurança elétrica. O curso é composto por várias aulas práticas e teóricas, assim como a realização de testes para medir os conhecimentos adquiridos. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado de conclusão.
Qual a grade curricular de NR 10?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de NR 10 em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de NR 10?
Ao decorrer da formação, os alunos aprendem sobre os riscos associados às instalações elétricas e como minimizar esses riscos. Os ingressantes também compreendem sobre os diferentes tipos de equipamentos elétricos, suas características e como serem usados de forma segura.
Do mesmo modo, as técnicas de prevenção de acidentes são temáticas de ampla abordagem, envolvendo aulas de proteção contra choques elétricos, instalação de equipamentos de maneira adequada e identificação de áreas de risco elétrico.
O curso também ensina aos profissionais como desenvolver e implementar programas de segurança eficazes e adequados para o local de trabalho, tendo em vista o respeito às normas e legislação que regem a segurança elétrica.
Quanto custa uma faculdade de NR 10?
Se você deseja ingressar na área de segurança do trabalho, considere realizar um curso de nível superior. Como vantagem, o profissional graduado pode alcançar cargos de maior proeminência, recebendo salários mais elevados e contando com maior estabilidade de carreira.
Como exemplo, é possível destacar a formação em Segurança do Trabalho. O curso permite que o estudante desenvolva as principais habilidades e técnicas do setor referente às diferentes normas regulamentadoras de trabalho. Acesse o site da Quero Bolsa e encontre descontos de até 80% para o curso, em sua região.
Procure o curso de NR 10 ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de NR 10
Onde o profissional de NR 10 pode trabalhar?
Um profissional formado no curso de NR 10 pode trabalhar em qualquer ambiente que possua equipamentos elétricos, como empresas, indústrias, sítios, fazendas, empresas comerciais, empresas industriais, centros de pesquisa, hospitais, universidades, entre outros. Nesse caso, o especialista da área deve possuir uma extensa formação para compreender e trabalhar em ambientes complexos, onde os equipamentos elétricos precisam ser instalados, inspecionados, certificados e reparados.
As atividades desempenhadas pelo profissional envolvem:
Verificar o funcionamento de aparatos elétricos, realizando manutenção, instalando e/ou desinstalando equipamentos;
Fornecer informações aos usuários e treinamentos para uso adequado.
Atuar na elaboração de projetos elétricos;
Gerenciar e supervisionar a execução dos trabalhos;
Emitir laudos e certificações de segurança;
Realizar inspeções técnicas e verificar o cumprimento de normas.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Como ingressar na profissão de NR 10?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de NR 10?
Para trabalhar na área de NR 10, é necessário que o profissional possua conhecimentos técnicos em segurança elétrica, além de ter cumprido todos os requisitos legais para o exercício da profissão. Também é importante que o especialista estude para compreender as diretrizes e as exigências do setor.
Outros requisitos para trabalhar na área de NR 10 são: possuir certificação de treinamento em segurança elétrica, e realizar cursos de atualização profissional para manter-se atualizado acerca das mudanças na NR 10. É importante estar ciente das responsabilidades dos profissionais que trabalham na área, e compreender que é necessário cumprir com os requisitos de segurança elétrica para garantir a segurança dos trabalhadores.