Sobre o curso de Química Industrial
Última atualização: 20/09/2024
Química Industrial é a área da química voltada ao desenvolvimento e otimização de processos produtivos em larga escala. Ela transforma matérias-primas em produtos, como medicamentos, combustíveis, plásticos e alimentos.
O curso de Química Industrial forma profissionais habilitados para promover o desenvolvimento, controle e otimização de processos industriais. Por meio de uma base teórica em química, física e engenharia, os estudantes aprendem fundamentos de termodinâmica, cinética e operações unitárias, com foco no desenvolvimento de processos produtivos em larga escala
A metodologia adotada vincula aulas teóricas e práticas, desenvolvidas em laboratórios. Durante as lições, os participantes têm a oportunidade de conduzir experimentos e manipular análises químicas. Também realizam projetos integradores que interconectam a base metodológica com a realidade do setor.
Uma vez formado, o egresso está pronto para assumir posições em indústrias petroquímicas, farmacêuticas, alimentícias, cosméticas, de polímeros e de materiais de construção. Ele coordena processos de controle de qualidade, gestão de processos, pesquisa e desenvolvimento, além de áreas voltadas à sustentabilidade e tratamento de resíduos industriais.
- Veja bolsas de estudo para o curso de Química Industrial no site da Quero Bolsa.
Como é o curso de Química Industrial?
O curso de Química Industrial é desenvolvido em grau de bacharelado, com duração média de 4 a 5 anos e carga horária mínima de 3.600 horas. As aulas são suportadas por modalidades presenciais e à distância (EaD), com a obrigatoriedade do cumprimento de uma carga horária prática, além de um estágio supervisionado.
Durante o curso, os alunos desenvolvem disciplinas como Química Geral, Físico-Química, Química Orgânica, Química Inorgânica, Termodinâmica, Processos Industriais, Operações Unitárias, além de matérias voltadas à Engenharia Química, como cinética química, e Gestão Ambiental.
Além do bacharelado, aspirantes a químicos industriais podem especializar-se por meio de uma pós-graduação, que potencializa a base conceitual adquirida durante o percurso acadêmico inicial. Diferente de uma graduação, programas de sequenciamento aderem a uma carga horária compacta, totalizando entre 6 meses a 2 anos, período em que os alunos se dedicam ao desenvolvimento de módulos direcionados.
Caso você tenha dúvidas se o curso de Química Industrial é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Qual a grade curricular de Química Industrial?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Química Industrial em uma de nossas faculdades parceiras:
-
Atividades Complementares
-
Bioquímica
-
Ciências dos Materiais
O que se aprende na faculdade de Química Industrial?
No curso de Química Industrial, os estudantes percorrem uma formação multidisciplinar, que abrange tanto fundamentos teóricos quanto práticas laboratoriais e industriais. A formação é introduzida por meio de conceituações básicas, como Química Geral, Matemática e Física, que fornecem o embasamento inicial.
Conforme progridem no itinerário proposto, os alunos passam a estudar módulos específicos, como Química Orgânica e Química Inorgânica, bases requisitadas para o desenvolvimento de produtos em indústrias farmacêuticas, alimentícias e petroquímicas. Ademais, a Físico-Química explora os aspectos termodinâmicos e cinéticos das reações químicas.
Além dos componentes teóricos, o curso incorpora lições práticas, com módulos de Análise Instrumental e Química Analítica, ensinando os alunos a identificar e separar substâncias e preparando-os para lidar com o controle de qualidade e a garantia da pureza dos produtos industriais.
Durante a trajeto final do programa, são apresentadas disciplinas de Termodinâmica Aplicada, que estuda o aproveitamento da energia nos processos de fabricação, e a Cinética Química, que aborda a velocidade das reações químicas e como esses fatores influenciam o rendimento e a eficiência das produções em larga escala. O período também é propício para o desenvolvimento de estágios supervisionados e projetos integradores, que simulam situações reais enfrentadas pela indústria química.
Embora a grade curricular varie de acordo com a instituição de ensino, tópicos centrais podem figurar durante o percurso, como:
Química Geral e Experimental;
Química Inorgânica;
Química Orgânica;
Física Geral e Experimental;
Processos Químicos Inorgânicos;
Tecnologias Aplicadas à Química Industrial.
Quanto custa uma faculdade de Química Industrial?
No Brasil, o curso de Química Industrial pode ser encontrado com valores a partir de R$ 814,00. As mensalidades variam de acordo com a instituição e modelo de ensino.
Se você deseja ingressar na faculdade de Química Industrial, acesse o site e encontre descontos de até 80% para o curso.
Procure o curso de Química Industrial ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Química Industrial
O que faz o profissional de Química Industrial?
O profissional de Química Industrial coordena processos que transformam matérias-primas em produtos acabados. Ele é responsável por otimizar os métodos aplicados, garantindo que as operações industriais ocorram de forma segura, eficiente e econômica.
Além disso, o profissional controla a qualidade dos produtos, analisa o impacto ambiental dos processos e busca por soluções sustentáveis para minimizar resíduos e emissões.
O químico industrial também pode trabalhar no desenvolvimento de novos produtos, na gestão de fábricas, em pesquisa e desenvolvimento, e na supervisão técnica de processos industriais.
Onde o profissional de Química Industrial pode trabalhar?
O químico industrial pode trabalhar em indústrias químicas, petroquímicas, farmacêuticas, alimentícias e de cosméticos, desenvolvendo e otimizando processos. Além disso, encontra oportunidades em setores de controle de qualidade, onde monitora e realiza análises de produtos para garantir que atendam aos padrões estabelecidos.
Ele também pode atuar em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, criando novas formulações, testando a viabilidade de novos produtos e implementando soluções tecnológicas para melhorar os processos industriais.
Outras áreas incluem a gestão ambiental, órgãos reguladores, setor público, universidades e centros de pesquisa.
Como ingressar na profissão de Química Industrial?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Química Industrial?
Para exercer atuação como químico industrial, o profissional deve ser formado no curso de Química Industrial e possuir registro no Conselho Regional de Química (CRQ). O mercado também exige conhecimentos técnicos em processos químicos, controle de qualidade e normas de segurança industrial.
Além disso, habilidades em análise de dados, gestão de projetos e conhecimento em tecnologias de automação e sustentabilidade são valorizadas, devido à crescente demanda por processos mais eficientes e ambientalmente corretos.
Nota de corte para Química Industrial
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Química Industrial foram: