Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Melhores cursos com bolsas de estudo de Medicina em Porto Alegre

Reunimos informações sobre os melhores cursos com bolsas de estudo de medicina, com as melhores faculdades da cidade de Porto Alegre para que você possa fazer a melhor escolha.

As melhores faculdades de Medicina pelo MEC

Veja cursos de instituições bem avaliadas, segundo o Governo (nota do MEC).

1
PUC RS
MEC 4
As melhores faculdades de Medicina pelos especialistas

Veja cursos de instituições bem avaliadas pelos especialistas do Guia da Faculdade.

1

Confira as cidades com polos perto de você

Dúvidas sobre o curso de Medicina

Como é a faculdade de Medicina?

O curso de Medicina conta com carga horária mínima de 7.200 horas, com previsão de conclusão em pelo menos seis anos. Geralmente, é oferecido em período integral pelas instituições de ensino.

A formação médica no Brasil segue as Diretrizes Curriculares Nacionais, enfatizando uma abordagem integrada e humanística da Medicina. O currículo abrange desde o estudo das bases moleculares e celulares dos processos de saúde e doença, até a compreensão dos determinantes sociais, culturais e psicológicos da saúde.

O curso prioriza uma metodologia que integra ensino, pesquisa e extensão, com a inserção progressiva do estudante nas redes de serviços de saúde, como espaço de aprendizagem. Essa abordagem garante que, desde as séries iniciais, o aluno tenha contato direto com problemas reais de saúde, facilitando a compreensão das necessidades de saúde dos indivíduos e da comunidade.

Os estágios, em regime de internato, constituem uma etapa essencial da formação médica, correspondendo a pelo menos 35% da carga horária total do curso. Desse período, 30% é dedicado à Atenção Básica e Serviços de Urgência e Emergência do SUS, visando a formação em Medicina Geral de Família e Comunidade. O restante do internato se distribui em áreas como Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e Saúde Mental.

Além do enfoque nas habilidades clínicas e práticas, o curso de Medicina ressalta a importância da formação ética e humanística. Os estudantes são incentivados a desenvolverem uma relação profissional ética, respeitosa e empática com os pacientes, familiares e comunidades, promovendo a saúde e prevenindo doenças, além de estarem preparados para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde.

O curso também promove a educação continuada, estimulando a autonomia intelectual e a responsabilidade social. Também há ênfase na aprendizagem interprofissional, promovendo a colaboração e a qualidade da atenção à saúde.

A história dos cursos de Medicina no Brasil tem início com a chegada da Família Real Portuguesa no país. Em 1808. D. João VI assinou o documento para criar a Escola de Cirurgia da Bahia. No mês de abril, outro decreto criou a Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro, sediada no Hospital da Misericórdia (Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro). Atualmente, as duas instituições - e os seus respectivos cursos - foram incorporadas à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e à Universidade Federal do Rio de Janeiro. (UFRJ)

Em 2023, foi autorizada, pelo Ministério da Educação, a abertura de novos cursos de Medicina no país, especialmente, onde há falta de médicos. A ação foi embasada no término do período de validade da medida que proibia a criação de novos cursos de Medicina, promulgada em 2018.

O CFM reluta em relação à medida da criação de novas ofertas de Medicina. De acordo com o conselho, a aprovação do STF aos artigos da Lei do Mais Médicos (nº 12.871/2013) que tratam sobre o tema culminaria na abertura de ofertas sem o cumprimento dos critérios impostos, como equipamentos e estrutura. A Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 81 continua em análise pelo STF.

Em recente reunião com o Ministro da Educação, o CFM concedeu um documento listando contrapontos e efeitos contrários da abertura de novos cursos de Medicina no país. Entre os argumentos destacados, está o de que as ofertas atuais já suprem a demanda por profissionais de saúde no país. Além disso, o conselho ressalta que o Brasil fica atrás apenas da Índia no número total de cursos de Medicina, mesmo tendo em vista que a população indiana é sete vezes maior.

Dica importante: Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!

Quais são as melhores faculdades de Medicina do Brasil?

Veja as instituições que obtiveram as melhores notas para o curso de Medicina segundo o Guia da Faculdade 2023, um índice avaliativo anual realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. A avaliação atribui uma nota que varia de 1 a 5.

Instituição Nota Cidade
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 5 Belo Horizonte (MG)
Universidade Estadual de Londrina (UEL) 5 Londrina (PR)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 5 Rio de Janeiro (RJ)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) 5 Porto Alegre (RS)
Universidade Estadual Paulista (UNESP) 5 Botucatu (SP)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) 5 Campinas (SP)
Universidade de São Paulo (USP) 5 Ribeirão Preto (SP)
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein 5 São Paulo (SP)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) 5 São Paulo (SP)
Universidade de São Paulo (USP) 5 São Paulo (SP)

Qual a grade curricular de Medicina?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Medicina em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Administração de Serviços Clínico-hospitalares
  • Ambiente e Saúde
  • Anatomia Humana
Ver mais sobre a grade curricular de Medicina