Segurança Pública na UNIDOMPEDRO
- 28 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 49,90
Como é o curso de Segurança Pública na UNIDOMPEDRO?
Segurança pública é o conjunto de políticas, ações e serviços destinados a proteger a integridade física e patrimonial dos cidadãos, garantindo a ordem social. Envolve a prevenção, controle e repressão de crimes, além da gestão de situações de risco.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais
Duração: Em média, 4 ou 5 semestres
O que você vai aprender?
Prática Textual Em Língua Portuguesa
Fundamentos Da Economia
Gestão De Pessoas
Suporte À Vida E Primeiros Socorros
Como é a faculdade UNIDOMPEDRO
Resumo da faculdade
- mais de 4.000 alunos matriculados
- mais de 170 docentes
- 48 cursos de graduação
- 33 unidades
Dúvidas mais frequentes
O Centro Universitário Dom Pedro II incentiva a formação voltada para a capacitação de intervenção profissional, reflexão crítica e desenvolvimento do gosto pela pesquisa. Na área da Saúde, por exemplo, os alunos têm acesso à prática profissional por meio de estágios nas clínicas-escola, no laboratório-escola e em um hospital próprio.
O curso de Segurança Pública é aplicado para a capacitação de profissionais aptos a coordenar procedimentos de prevenção, controle e gestão de situações de risco e criminalidade. O curso abrange disciplinas teóricas e práticas, incluindo criminologia, direito penal, sociologia, políticas públicas, gestão de crises, técnicas de investigação e inteligência, e segurança institucional.
Os estudantes também são incentivados a analisar a integração presentes entre as forças de segurança, como polícias civil e militar, bombeiros, e guardas municipais, promovendo uma visão sistêmica e colaborativa.
O curso de Segurança Pública vincula conceitos teóricos com estágios supervisionados e simulações práticas, nos quais os alunos podem aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais ou simuladas.
Ao final da formação, os graduados estão preparados para atuar em diferentes áreas da segurança pública, tanto em órgãos governamentais quanto em empresas privadas, ONGs.
Quem pode fazer o curso tecnológico em Segurança Pública?
Conforme estipulado pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC, podem ingressar em um curso de Segurança Pública os estudantes que cumprem os seguintes requisitos:
- Ter concluído o Ensino Médio ou equivalente;
- Ser aprovado em processo seletivo;
- Ser profissional de segurança pública.
Segurança pública é o conjunto de políticas, ações e serviços destinados a proteger a integridade física e patrimonial dos cidadãos, garantindo a ordem social. Envolve a prevenção, controle e repressão de crimes, além da gestão de situações de risco.
O curso de Segurança Pública é uma formação acadêmica que prepara profissionais para zelar pela preservação da ordem, prevenção de crimes e proteção da sociedade. A área de estudo abrange disciplinas fundamentadas em aspectos de segurança e legislação.
Ao decorrer do percurso acadêmico, os estudantes têm contato com tópicos de políticas públicas, técnicas de investigação, gerenciamento de crises e direitos humanos, além de treinamentos práticos, simulações e estágios em órgãos relacionados.
A formação em Segurança Pública também enfatiza a importância do trabalho em equipe, comunicação eficaz e resolução de conflitos. Após a conclusão do curso, os graduados podem buscar oportunidades de emprego em forças policiais, corpo de bombeiros, segurança privada, órgãos de fiscalização e agências governamentais relacionadas à segurança.
O curso de Segurança Pública é reconhecido pelo MEC?
O curso superior de tecnologia em Segurança Pública é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O programa integra o escopo de programas listados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, que normatiza e atribui orientações gerais aos estudantes e instituições de ensino.
Quanto tempo dura a faculdade de Segurança Pública?
A faculdade de Segurança Pública dura entre 3 e 4 anos. Com uma carga horária de 1.600 horas, conforme estipulado pelas diretrizes do MEC. Durante esse período, os estudantes recebem uma formação enraizada em aspectos teóricos, legais e práticos da área, preparando-os para atuar em contextos relacionados à segurança e ordem pública.
O que é tecnólogo em Segurança Pública?
O tecnólogo em Segurança Pública é o profissional formado em um curso superior de tecnologia em Segurança Pública. O programa tem duração de 2 a 3 anos e prepara o aluno para lidar com a prevenção, gestão e controle de situações de risco e criminalidade.
O especialista possui conhecimentos teóricos e práticos em áreas como criminologia, direito penal, políticas públicas de segurança, gestão de crises e investigação criminal. Ele pode trabalhar em órgãos governamentais, empresas privadas, ONGs e consultorias, contribuindo para a segurança e proteção da sociedade.