Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Conhecimento Geral

Estação de Tratamento de Água

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 5/11/2018

Introdução

A água que chega às casas, aos comércios, às escolas e em diversos pontos das cidades é, muitas vezes, proveniente de rios ou represas. Contudo, antes de chegar aos vários encanamentos e abastecer as cidades, a água, que chega suja, precisa passar pelas chamadas Estações de Tratamento de Água, as "Eta".

Nessas Estações, a água deve, obrigatoriamente, passar por alguns processos para garantir que ela chegue aos consumidores limpa e com qualidade para o uso.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Etapas do tratamento da água

Algumas etapas são essenciais para que a água seja considerada minimamente adequada para o consumo humano. São elas:

  • Captação: Na primeira etapa do tratamento a água atravessa um sistema de telas que impedem a passagem de folhas ou sujeiras de tamanho maior. No entanto, ainda passam pelas grades terra, areia e argila. Para a remoção dessas partículas, inicia-se uma outra parte do tratamento.
  • Coagulação:  Para facilitar a remoção dessas partículas, a água é depositada em um tanque e recebe hidróxido de cálcio, a cal hidratada ou sulfato de alumínio. Essas substâncias fazem as partículas se juntarem e formarem partículas maiores  e de fácil remoção.
  • Decantação:  A água permanece no tanque de decantação por algumas horas, até que as partículas maiores se depositem no fundo. Portanto, a água acima das impurezas encontra-se um pouco mais limpa.
  • Filtração: Após a formação das partículas maiores, a água passa por um filtro formado por areia, cascalho e pedras. O filtro garante que as partículas aglomeradas não seguirão para a próxima etapa do tratamento da água.
  • Cloração: Embora já esteja limpa após a filtração, a água ainda contém microorganismos que podem causar doenças. Para exterminar os microorganismos, a água recebe substâncias com cloro, que causam a morte desses possíveis causadores de algumas doenças.
  • Fluoretação: Após a cloração, a água de grande parte das cidades brasileiras recebe também flúor, que auxilia na prevenção de cáries.
  • Correção de Ph: O ph da água é corrigido com a adição de cal hidratada ou carbonato de sódio, para que não cause a corrosão dos tubos e encanamentos usados na distribuição.
  • Reserva: Depois de tratada a água é armazenada em grandes tanques e reservatórios.
  • Distribuição: Depois de todo o processo, a água é finalmente distribuída e segue dos reservatórios para abastecer as cidades.

Para que o tratamento seja efetivo e a água chegue limpa para o uso e consumo, é preciso que as cidades invistam, constantemente, em tecnologia, no aperfeiçoamento das técnicas de tratamento e na renovação dos materiais necessários.

A qualidade da água deve ser, também, responsabilidade dos consumidores, que devem estar atentos às condições dos canos e das tubulações que circulam pelas residências e comércios, pois a água que chega limpa dos reservatórios pode ser contaminada por canos antigos ou por materiais impróprios.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

A realidade Brasileira

Dados de 2016 do Ministério das Cidades mostram que em meio a cerca de 34 milhões de brasileiros, cerca de 16% da população não tem acesso a água tratada. Além da falta de tratamento de água, cerca de 43% da população não tem, também, o esgoto tratado.

Embora o saneamento básico seja considerado um direito humano essencial pelas Nações Unidas, os números brasileiros retratam, ainda, uma realidade distante do esperado.

Em termos regionais, as desigualdades sócio econômicas estão diretamente ligadas ao acesso à água e ao esgoto tratado. Exemplo disso é o dado apontado pelo relatório do Ministério das Cidades (desenvolvido em 2016 e divulgado em 2017), de que, na região Sudeste, 91,24% da população tem acesso a água potável, enquanto na região Norte apenas 55,37% da população consome água tratada.

O saneamento básico é responsável por evitar uma série de doenças e, até mesmo, a morte, principalmente de crianças, nas regiões onde ainda boa parte da população não recebe água tratada. Por esse e outros motivos, a ONU propõe a construção de mais estações de tratamento de água e esgoto.

Considerando essa realidade, os projetos apoiados por empresas privadas brasileiras pretendem chegar, nos próximos anos, a marcas muito próximas a 100% tanto de água, quanto de esgoto tratado.


Exercícios

Exercício 1
(Cesgranrio-RJ)

Numa das etapas do tratamento de água que abastece uma cidade, a água é mantida durante um certo tempo em tanques para que os sólidos em suspensão se depositem no fundo. A essa operação denominamos:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...