Thomas Hobbes, nascido em 5 de abril de 1588, filósofo, matemático e teórico político inglês, é um dos fundadores do pensamento político moderno, trazendo ideias inovadoras como Contrato Social e O Mecanicismo do Homem.
Suas obras mais famosas - Leviatã (1651), Os Elementos da Lei (1650) e Do Cidadão (1651) - tratam do funcionamento da sociedade absolutista, tendo em foco a necessidade desse poder forte centralizado para a manutenção da ordem.
Fortemente influenciado pelo método cartesiano e pelas descobertas científicas da época - o mecanicismo do Universo de Galileu Galilei, por exemplo -, Hobbes estudou a sociedade e a política pautado na razão e na lógica.
Foi perseguido pela Igreja Católica e pelo Governo Francês, uma vez que suas ideias foram consideradas antiteológicas. Hobbes defendia que o monarca vigente deveria ser o cabeça político e religioso, afastando o controle da igreja sobre o governo.
Perseguido, fugiu da França e foi morar na Inglaterra, cuja cisão com a Igreja Católica já havia acontecido fazia meio século. Entretanto, mesmo lá, suas ideias não foram bem vistas. Seus livros foram queimados pela igreja em Oxford e a Royal Society julgou seu trabalho como de má qualidade.
📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚