A segunda lei de Ohm estabelece como a resistência elétrica de um condutor está relacionada a certas grandezas físicas. De acordo com essa lei:
- A resistência elétrica de um condutor homogêneo aumenta proporcionalmente ao seu comprimento;
- A resistência elétrica de um condutor homogêneo diminui proporcionalmente à área de sua seção transversal;
- A resistência elétrica de um condutor depende do tipo de material que compõe o condutor, já que diferentes materiais têm diferentes níveis de resistividade.
Já a primeira lei de Ohm afirma que a corrente elétrica que passa por um condutor é diretamente proporcional à diferença de potencial (ou tensão) aplicada. Isso significa que, quanto maior a tensão, maior será a corrente, desde que a resistência permaneça constante.
A resistência elétrica, portanto, é a dificuldade de uma corrente atravessar um condutor quando submetido a uma tensão. Materiais com alta resistividade oferecem maior resistência à passagem da corrente, dificultando o movimento das cargas elétricas.
Para descrever completamente essa resistência elétrica, Ohm propôs sua Segunda Lei de Ohm.
Considere o cilindro condutor mostrado na figura abaixo:
A Segunda Lei de Ohm descreve para a resistência elétrica de um condutor homogêneo de seção transversal uniforme:
- Quanto maior a área da seção transversal \(A\) menor é a sua resistência elétrica.
- Quanto maior o seu comprimento \(l\) maior a sua resistência elétrica.
A dependência dessas grandezas é uma dependência proporcional, portanto equacionando a Segunda Lei de Ohm, temos a fórmula:
$$R=\rho\,\frac{l}{A}$$
Onde \(\rho\) é uma grandeza característica apenas do material e da temperatura que leva o nome de Resistividade elétrica.
A unidade da Resistividade elétrica, no sistema internacional (SI) é o ohm-metro, símbolo: \(\Omega\).
Na prática, mede-se \(\rho\) em \(\frac{\Omega mm^{2}}{m}\), pois \(mm^{2}\) é a unidade mais adequada para medir a área de uma seção transversal.
$$1\,\frac{\Omega\,\,mm^{2}}{m}=10^{-6}\,\,\Omega\,\,m$$
Perceba que, enquanto a Resistência depende da geometria, da temperatura e do material, a resistividade só depende da temperatura e do material.
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯
Na tabela abaixo se encontram valores para a resistividade elétrica de alguns materiais.
Uma outra grandeza física pode ser definida como o inverso da resistividade elétrica. Essa grandeza é chamada de Condutividade elétrica \(\sigma\), veja a fórmula.
$$\sigma=\frac{1}{\rho}$$
A unidade de Condutividade elétrica é o Siemens por metro (símbolo: \(\frac{S}{m}\) ).
$$\frac{1}{\Omega \,\,m}=\frac{\Omega^{-1}}{m}=\frac{S}{m}$$
A condutividade elétrica é uma grandeza que identifica o quanto um material é capaz de conduzir corrente. Quando estamos interessados em materiais condutores é mais conveniente avaliar sua condutividade elétrica
A Segunda Lei de Ohm é de suma importância para a ciência, uma vez que a resistência depende da geometria e é possível fazer o controle de circuitos alterando a geometria de seus elementos, permitindo a fabricação de extensômetros, transdutores entre outros dispositivos eletrônicos.
📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝