Sabemos que, para gerar a energia elétrica que é disponibilizada para nossas casas, os fenômenos eletromagnéticos para construir um gerador energia elétrica são utilizados
Da termodinâmica sabemos que o que ocorre é a conversão de uma energia em outra. Os geradores elétricos transformam energia mecânica em energia elétrica. Logo, se disponibilizarmos de uma fonte de energia mecânica como a tração animal, o movimento de uma queda d’água ou movimento das ondas, pode-se converter essa energia em energia elétrica.
Uma usina termoelétrica (UTE) ou termelétricas são um sistema de geração de energia elétrica partindo da energia térmica que é obtida através da energia química armazenada de algum combustível.
Princípios de funcionamento de uma usina termoelétrica
O funcionamento de uma usina termoelétrica é descrito na seguinte sequência:
Os combustíveis utilizados na fornalha podem ser fósseis, como carvão mineral, petróleo, gás natural e outros combustíveis, como biomassa, etanol, biodiesel, entre outros, que também podem ser classificados como combustíveis renováveis ou não renováveis.
Combustíveis renováveis são substâncias em que a taxa de reposição na natureza é maior ou igual do que sua taxa de consumo. As substâncias renováveis são produzidas em tempo útil suficiente para que o seu consumo não implique exaurir essas substâncias da natureza, um exemplo é a biomassa, que são compostos orgânicos como a lenha, bagaço da cana, óleo vegetal etc.