Dentre as doutrinas autoritárias que chegaram ao poder na Europa, após a Primeira Guerra Mundial, a mais importante talvez tenha sido o nazismo na Alemanha. Seu principal líder e ideólogo, Adolf Hitler, foi responsável direto pela expansão alemã e pelo início da Segunda Guerra Mundial.
De origem austríaca, Hitler mudou-se com a família ainda na infância para uma área rural na Alemanha. Lá, viveu por alguns anos, quando tentou ingressar na carreira artística, sem obter sucesso.
Após a morte de seu pai, retornou para a Áustria e passou a viver em Viena, uma das principais cidades da Europa à época e um grande centro de difusão de ideias.
Ainda que fosse cidadão austríaco, Hitler tinha um sentimento de pertencimento à Alemanha, a ponto de se voluntariar para o exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Após o fim da guerra, Hitler retorna à Alemanha e passa a se interessar por atividades políticas.
Entre 1919 e 1920, funda com aliados o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista.
Desse modo, a compreensão da ascensão de Hitler, assim como do próprio nazismo, devem ser buscadas nas consequências da Primeira Guerra Mundial.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚