A passive voice é a construção da voz passiva na língua inglesa. Ela é muito usada quando queremos dar maior foco ao objeto da oração, e não ao seu sujeito, podendo ser usada em diferentes contextos. Além disso, a passive voice é muito utilizada na escrita, já que é um modo mais formal de se falar algo, assim como na língua portuguesa, pois, durante a fala, costumamos preferir a voz ativa.
A passive voice é utilizada para demonstrar interesse pela pessoa ou objeto que sofre a ação, ao invés da pessoa ou objeto que realiza a ação. Em outras palavras, o objeto passa a ser o foco da oração, ao invés do sujeito (que irá virar o sujeito paciente ou será suprimido da oração). Vamos ver alguns exemplos desse uso:
Além disso, podemos usar a voz passiva quando não sabemos ou não queremos indicar quem realizou uma certa ação, ou seja, quando não podemos ou não queremos falar o sujeito da oração. Exemplos:
Uma coisa interessante da passive voice é que ela pode ser transformada em active voice e vice-versa. Como dito anteriormente, a passive voice é mais usada na escrita, podendo ser considerada um pouco mais formal, e a active voice é mais usada na fala, sendo mais informal.
Às vezes, quando estamos fazendo uma prova e há alguma frase em passive voice, podemos convertê-la em voz ativa, para facilitar nosso entendimento sobre a oração. Vamos ver alguns exemplos das diferenças entre elas:
Passive voice | Active voice |
“Here comes the sun” is written by the Beatles. (Here comes the sun é uma canção escrita pelos Beatles) | The Beatles wrote “Here comes the sun”. (os Beatles escreveram Here comes the sun) |
The cake was eaten by her. (o bolo foi comido por ela) | She ate the cake. (ela comeu o bolo) |
The plumbs were fixed by him. (os canos foram consertados por ele) | He fixed the plumbs. (ele consertou os canos) |
Lendo o tópico acima você deve ter reparado que a passive voice fica muito parecida nas frases, não é? Isso acontece porque ela tem uma regrinha de formação, que pode ser resumida nessa fórmula:
Objeto + verbo to be + past participle + complemento da frase
Agora que você sabe essa fórmula, vamos ver como podemos formar a passive voice em diferentes tempos verbais, para que você tire ela de cor quando for fazer o Enem ou algum outro vestibular.
Simple present: am/is/are + particípio
Present Continuous: am/is/are being + particípio
Present Perfect: has/have been + particípio
Simple Past: was/were + particípio
Past Continuous: was/were being + particípio
Past Perfect: had been + particípio
Simple Future: will be + particípio
Future Perfect: will have been + particípio
No caso do uso dos modal verbs, a construção é feita deste jeito:
Modal verb + be + particípio passado
Exemplos:
É importante sabermos que alguns tempos e modos verbais não aceitam a passive voice:
Sue asked Barbara: “What movie do you want to see?”
Sue asked her what movie ______________