Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Literatura

Cinco Minutos

Alanis Zambrini
Publicado por Alanis Zambrini
Última atualização: 16/1/2019

Introdução

Características do Livro

Cinco Minutos é um romance escrito por José de Alencar, publicado junto com A Viuvinha em 1856 - ambos são os primeiros romances do autor. A história pertence aos romances urbanos, pois se passa no Rio de Janeiro e faz parte do romantismo, que aparece de uma forma bem ingênua neste romance.

Além disso, Minutos é feito nos moldes de um folhetim, é bem curto e possui um enredo bem simples, sem aprofundamento psicológico dos personagens, como ocorre em alguns romances que o autor escreve depois, como Senhora e Lucíola

Resumo

Cinco Minutos é narrado em primeira pessoa, por meio de uma carta que é lida pela prima do narrador, chamada apenas de D.. Nesse tipo de narração, o leitor fica apenas como terceira pessoa, uma espécie de observador entre o narrador e sua prima, mas sem poder interferir ou fazer parte da história.

Nesta carta, o narrador conta detalhadamente como conheceu e se casou com o amor de sua vida: Carlota. Tudo começa quando ele se atrasa cinco minutos e perde seu ônibus, tendo que pegar outro, onde a encontra pela primeira vez.

Ela estava sentada com um véu no rosto, o que deixou o rapaz muito curioso. Em meio a alguns toques inocentes e olhares que ele lança para ela, o narrador acaba se apaixonando pela moça. Quando ela desce do ônibus, fala baixinho: “Não se esqueça de mim” em italiano, o que poderia ser um sinal de que ela também estava apaixonada por ele.

O rapaz teve medo de que ela fosse feia, pois não havia visto seu rosto, mas mesmo assim fica interessado e passa a procurar a moça. Em meio ao enredo, há vários encontros e desencontros entre o possível casal. Em um desses encontros, Carlota conta que já conhecia o rapaz e estava apaixonada por ele antes do encontro deles no ônibus, mas que tinha uma doença incurável, o que fazia o amor deles ser impossível.

Quando recebe essa notícia, o narrador entra em desespero e vai para Petrópolis, onde esperava encontrar Carlota e poder declarar todo o seu amor por ela. Porém, quando chega lá, vê que a moça já partiu e apenas deixou uma carta de adeus.

Mesmo assim, ele insiste em ir atrás dela. Para isso, aluga um cavalo e depois consegue pegar uma carona com um pescador para atravessar a Baía de Guanabara. Com isso, consegue encontrar Carlota, que estava em um navio que ia para a Europa. Os dois acabam indo para lá juntos e vivem alguns dias de puro romance.

Depois disso, Carlota começa a ter fortes crises de saúde, e numa delas pede um beijo do seu amado. Depois do beijo, ela começa a melhorar e a ter maior esperança de viver, resolvendo ir num médico para ver como estava sua doença. Na consulta, o médico conta que ela havia passado por uma crise perigosa, que poderia tê-la matado, mas de alguma forma havia se salvado - um indicador de que o beijo do amado que havia sido a salvação da moça.

Depois de todos esses problemas, temos o fim de Cinco Minutos: Os dois se casam em Florença e passam um ano viajando por vários países da Europa, para depois voltarem ao brasil e viverem uma vida feliz numa casa em Minas Gerais.

Personagens Principais

  • Narrador: Não sabemos o nome dele, mas é o protagonista de Cinco Minutos. Se apaixona por Carlota, fazendo de tudo para ficar com a moça e se casando com ela no final. É importante saber que ele é uma figura típica do burguês, pois não tem nenhum compromisso profissional, pode atender a todos os caprichos de Carlota e não apresenta nenhum conflito financeiro durante toda a história. 
  • Carlota: Moça que tem uma doença incurável e que se apaixona pelo narrador, sendo também a protagonista da obra. Acaba fugindo dele por não querer que ele sofra, mas depois consegue curar sua doença e se casar com ele, vivendo uma vida feliz.

Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

O romance “Cinco Minutos”, do escritor brasileiro José de Alencar, pode ser classificado na seguinte escola literária:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...