Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Action

Entenda o que é e como calcular os arcos côngruos

Matemática - Manual do Enem
Marcus Vinicius Publicado por Marcus Vinicius
 -  Última atualização: 3/12/2024

Introdução

Arcos côngruos são frequentemente usados em problemas geométricos que envolvem círculos e circunferências. Por isso, a importância de entender os Algarismos Significativos por conta da importância da precisão em cálculos de ângulos e arcos.

A ideia de arcos côngruos está relacionada à ideia de que figuras geométricas podem ser equivalentes mesmo que tenham tamanhos e formas diferentes.

O conceito de arcos côngruos é útil para resolver problemas envolvendo circunferências, tais como encontrar ângulos, calcular áreas e perímetros, e analisar as propriedades de figuras geométricas.

Compreender os arcos côngruos é uma habilidade importante na geometria e pode ser aplicado em várias áreas, incluindo a engenharia, a física e a matemática

View Three White Arches with Beautiful Clouds Blue Sky I (1)

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚 

Índice

O que são arcos côngruos?

Dizemos que dois arcos são côngruos se eles tiverem as mesmas extremidades. No contexto do ciclo trigonométrico, são aqueles que possuem a mesma origem no ponto A e o final no ponto B, como indicado abaixo.

2023 08 17 15 12 21 Window

Do ponto de vista prático, os arcos côngruos possuem os mesmos valores numéricos para as suas razões trigonométricas.

Por exemplo, 30º e 390º são côngruos entre si, deste modo:

2023 08 17 15 13 59 Window

Como saber se os arcos são côngruos?

Para saber se dois arcos são côngruos, é necessário comparar suas medidas, como o comprimento ou a amplitude. Dois arcos são côngruos se tiverem a mesma medida, ou seja, se forem geometricamente idênticos.

Se estiverem em um mesmo círculo, é possível medir a medida do ângulo central correspondente a cada arco para verificar se são iguais.

Se os arcos estiverem em círculos diferentes, pode ser necessário usar outras propriedades da geometria para compará-los, como a semelhança de triângulos ou a relação entre ângulos e arcos em circunferências diferentes.

 

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯 

Forma geral dos arcos côngruos

Por convenção, os arcos  expressos nas fórmulas acima possuem medida de 0º a 360º (ou de 0 a 2� rad). 

Deste modo, não é usual, por exemplo, escrevermos uma forma geral dos arcos côngruos usando como início o arco de 400º, pois este é maior que 360º. 

Tais arcos, que são os “pontos de partida” das nossas fórmulas, são chamados de primeira determinação positiva.

Para a fórmula dos arcos côngruos aos de 60º:

60º+�⋅360º

Temos que 60º é a primeira determinação positiva de todos aqueles côngruos a ele. 

Para calcular a primeira determinação positiva de um arco qualquer, basta dividir o seu valor por 360º e tomar-se o resto da divisão.

Por exemplo, se quisermos calcular a primeira determinação positiva de 1470º, então o dividimos por 360º:

O quociente da divisão mostra quantas voltas demos a partir do valor do resto. Neste caso, temos que, tomando-se como ponto de partida o arco de 30º, demos 4 voltas completas e chegamos no arco de 1470º. Logo, a primeira determinação positiva dele é 30º.

o mesmo modo, a primeira determinação positiva de de 1200º é 120º pois:

E, mais uma vez, pelo quociente da divisão, temos que a partir do 120º foram necessárias 3 voltas completas para chegar ao arco de medida igual a 1200º.

O que é primeira determinação positiva?

Quando trabalhamos com funções trigonométricas como seno, cosseno, tangente, etc., muitas vezes queremos associar valores dessas funções a ângulos específicos. No entanto, cada ângulo tem muitas representações possíveis, devido à natureza periódica dessas funções.

A "primeira determinação positiva" de um ângulo refere-se ao menor valor positivo desse ângulo para o qual a função trigonométrica possui um determinado valor. Em outras palavras, é o menor valor não negativo do ângulo para o qual a função trigonométrica atinge um certo valor específico.

Por exemplo, se você está trabalhando com a função seno e deseja encontrar a primeira determinação positiva do ângulo para o qual o seno é igual a 0,5, você estaria procurando o ângulo mais próximo de 30 graus (ou π/6 radianos), pois o seno de 30 graus é 0,5.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓 

O que é primeira determinação positiva?

A preparação para o Enem exige muito do estudante. Afinal, a prova cobra conteúdos vistos ao longo de todo o ensino médio. Por isso, vale a pena ter uma ajudinha extra nos estudos. 

Pensando nisso, a Quero Bolsa está oferecendo gratuitamente o Plano de Estudos Enem de Boa. O material é composto por indicações diárias de temas para estudar, juntamente com textos, vídeo-aulas e exercícios de grandes vestibulares com resolução. Para baixar sem pagar nada, basta clicar aqui.

Revisado por: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Formado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com mestrado na área pela Profmat - Unicamp. Atua como professor de Matemática desde 2012, nos colégios Asther (Campinas-SP) e Villa Lobos (Amparo-SP).

 

Plano de estudo gratuito para o Enem

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
QUERO

Qual a primeira determinação positiva de 1080º?

A
B 30º
C 45º
D 60º
E 90º
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail