O conceito de social-democracia ganhou suas primeiras definições no final do século XIX.
Formado dentro do movimento operário, a social-democracia é um modelo político, econômico e social que está, de certa forma, ligado aos conceitos marxistasdo socialismo.
O modelo político e econômico defendido pelos operários apontava as falhas e deficiências do modo de produção capitalista.
Para os sociais-democratas do final do século XIX, entretanto, não seria possível acabar e destruir com o sistema capitalista de economia e produção. Contudo, algumas mudanças poderiam ser implantadas para compensar e tentar resolver as falhas do sistema.
Os primeiros sociais-democratas defendiam uma intensa participação popular na economia e política e a defesa da liberdade e igualdade.
Os sociais-democratas defendem a ideia de capitalismo humanizado, na tentativa de resolução das falhas do sistema. Para isso, o Estado deveria atuar garantindo o equilíbrio entre intervenção na economia e oferecimento de benefícios sociais.
A social-democracia se mostra mais reformista e conciliadora do que o socialismo e a ditadura do proletariado proposta por Karl Marx.
A manutenção do sistema capitalista com alterações foi pensada e desenvolvida pelos sociais-democratas ao longo dos anos. Eles rejeitam a revolução e implantação total do socialismo, levando em consideração algumas falhas ocorridas na implantação do socialismo na Rússia - após a Revolução de 1917 - e alguns outros fatores, como:
- a violência que marcou a Revolução Russa;
- o uso de práticas violentas durante a expansão pela Europa Oriental;
- o fracasso do modelo de economia planificada;
- a capacidade do capitalismo de sempre recuperar-se de crises.
Além disso, a colaboração entre Estado e classe trabalhadora substitui, na social-democracia, as ideias de luta de classes.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚