Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Action

Xenofobia

Sociologia - Manual do Enem
Natália Cruz Publicado por Natália Cruz
 -  Última atualização: 27/9/2022

Introdução

A palavra xenofobia vem do grego xénophobos (xénos significa estrangeiro e phobos, medo). Portanto, xenofobia significa o medo ou a aversão ao estrangeiro ou a elementos culturais, religiosos, linguísticos e sociais proveniente da cultura estrangeira, isto é, da cultura do outro.

repúdio e a aversão ao outro ou às manifestações culturais estrangeiras, geralmente, vêm carregados de ódio, práticas violentas e preconceito extremo contra o que difere da cultura e dos hábitos que o indivíduo xenófobo conhece, aprecia e respeita.

Nem todas as discriminações, no entanto, são consideradas xenofobia. Em muitos casos, são atos de desvalorização, diminuição e preconceito contra o estrangeiro, a cultura, a religião, o grau de instrução, o gênero ou a cor da pele, mas não necessariamente são atos regidos e direcionados pelo medo do outro.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚  

Índice

O que é xenofobia?

Desde o final do século XX, as práticas da xenofobia representam um dos fenômenos mais recorrentes nos países. As ondas de imigração causam o medo extremo de que os estrangeiros recém-chegados sejam responsáveis pelo aumento das taxas de desemprego entre os habitantes locais.

Os xenófobos consideram que os estrangeiros são os responsáveis pelos problemas de saúde, pela escassez ou alta dos preços de alimentos, etc. Além disso, os imigrantes são vistos, pelos xenófobos, como um grupo que vai tomar vagas e oportunidades locais. 

Dentre os argumentos utilizados para justificar as práticas violentas contra o próximo estão a tentativa de fazer crer que os estrangeiros ocupam as vagas de trabalho, nas escolas e nos programas de saúde, antes destinadas somente aos habitantes do país.

Os que praticam xenofobia, afirmam que perdem seus empregos e direitos sociais para os estrangeiros. Para evitar que isso aconteça, acreditam que é preciso impedir a entrada de imigrantes. No entanto, na maioria dos países, os imigrantes submetem-se a precárias condições de emprego e, raramente, têm acesso aos planos de saúde e ao sistema educacional do país. Por isso, pode-se dizer que a aversão está mais ligada ao ódio e a visão etnocêntrica.

Cartazes pró-imigração

Quais são as causas da xenofobia?

Normalmente, as causas da xenofobia estão ligadas aos seguintes tópicos:

  • Sentimentos de superioridade;
  • Visões etnocêntricas;
  • Preconceito;
  • Racismo estrutural;
  • Crises sociais, políticas e econômicas;
  • Sensação de ameaça aos direitos sociais e individuais;
  • Intolerância religiosa;
  • Preconceito contra minorias;
  • Discriminação racial, social e econômica; 
  • Nacionalismo extremo.

Quais são as consequências da xenofobia?

Como consequência, as práticas xenófobas, temos:

  • Violência;
  • Aumento do  racismo;
  • Exclusão social;
  • Isolamento;
  • Segregação e marginalização de grupos;
  • Violência extrema contra grupos;
  • Genocídio das populações não aceitas.

Quais as causas da xenofobia nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, as práticas xenófobas são voltadas, em grande maioria, para os mexicanos e outros povos latinos. A saída de imigrantes, que, por vezes, cruzam a froteira de forma ilegal geram discriminação e atos de violência por parte de alguns estadunidenses, que usam das justificativas acima apresentadas para tentarem impedir a entrada dos latinos.  

Ao longo dos anos, as políticas anti-imigração se tornaram cada vez mais severas, a fronteira entre México e Estados Unidos é cada vez mais vigiada, e a passagem de imigrantes ilegais para o território estadunidense é cada vez mais arriscada.

O combate à entrada de imigrantes foi, inclusive, um dos principais planos de governo do presidente eleito Donald Trump, que defendeu a construção de um muro na fronteira com o México, para impedir a entrada de ilegais.

Muro na fronteiro México e EUA
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯  

Quais são as causas da xenofobia na Europa?

Especialmente nos últimos trinta anos, a xenofobia na Europa tem aumentado consideravelmente. Em tempos de crise econômica, a rejeição, medo e ódio ao estrangeiro cresce, bem como os ataques principalmente contra estrangeiros vindos da África, América e até mesmo de outros países europeus, principalmente aqueles que formavam a antiga União Soviética.

O deslocamento de pessoas ou grupos populacionais vindos de países em crise econômica ou com baixos níveis de desenvolvimento, mesmo dentro da própria união europeia, gera sentimentos de superioridade em relação ao estrangeiro, aversão e marginalização.

Outro fator que deve ser levado em consideração no caso europeu, é o crescimento dos partidos de extrema direita que adotam práticas antissemitas e discriminatórias contra estrangeiros vindos de países subdesenvolvidos ou países europeus com menor crescimento.

Um dos casos mais evidentes de xenofobia ocorreu durante o governo de Adolf Hitler, na Alemanha, durante a segunda guerra mundial. O país foi palco do Holocausto e os judeus foram alvo de práticas de ódio e violência, que causaram  milhões de mortes. Grupos neonazistas ainda adotam práticas antissemitas e estão espalhados por alguns países europeus.

Quais são as causas da xenofobia no Brasil?

Embora considerado um país de povo amigável e receptivo, os casos de ódio e aversão a estrangeiros vem aumentando no Brasil, são motivados pela questão econômica e também pelo crescimento de ideais de extrema direita. Assim como na Europa, os xenófobos justificam as agressões alegando que os imigrantes ameaçam o emprego e acesso ao serviço de saúde e educação para os habitantes brasileiros.

Os principais alvos são haitianos, bolivianos e venezuelanos que entram no Brasil, muitas vezes ilegalmente, em busca de melhores condições de vida, já que em seus países enfrentam graves crises econômicas ou sofrem com desastres naturais.

Os imigrantes, geralmente, vivem temporariamente em galpões ou salões de igrejas e são ajudados por ONGs e instituições, até que consigam regularizar a situação e se estabilizar financeiramente. Os governos dos municípios que servem de entrada para os imigrantes têm, em alguns casos, tentado impedir sua entrada no país, muitas vezes sob a alegação de que os imigrantes podem ameaçar o emprego e serviços oferecidos aos moradores.

Família de imigrantes venezuelanos

O que é crime de xenofobia?

Tal como o racismo, a prática de xenofobia também configura crime, de acordo com a lei 9459, de 13 de maio de 1997. A lei determina que serão punidos os crimes resultantes de discriminação ou preconceio de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Para que a denúncia seja feita, o imigrante deve dirigir-se a uma delegacia ou ligar para o Disque 100. No entanto, o fato de não falarem a língua do país ou de se sentirem acuados e intimidados, impede que as denúncias sejam feitas e os culpados sejam legalmente punidos.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓  

Exercício de fixação
Passo 1 de 5
FEPESE-SC/2018

Na tentativa de combater a imigração ilegal, o governo norte-americano tomou uma atitude que provocou forte repúdio no mundo inteiro e mesmo entre o público interno. Assinale a alternativa que descreve corretamente o fato.

A Milhares de crianças, filhas de imigrantes ilegais, foram enviadas para campos de concentração instalados na Flórida e no Alasca.
B Centenas de crianças, filhas de imigrantes ilegais, foram separadas de seus pais ao entrarem no país.
C Milhares de crianças, filhas de imigrantes ilegais, foram deportadas sem qualquer aviso prévio para os seus países de origem.
D O Governo dos Estados Unidos proibiu a entrada no país de imigrantes que tenham filhos menores de 5 anos.
E Os filhos dos imigrantes que chegaram aos Estados Unidos nos últimos dois anos foram expulsos das escolas onde estudavam, mesmo os que nasceram no país.

Conteúdos relacionados

Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail