Letras na Estácio
- 8 semestres
- 47 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 118,99
Boa
(36)
Como é o curso de Letras na Estácio?
O curso de Letras é uma área acadêmica dedicada ao estudo das línguas, da literatura e da cultura, com foco nas formas de expressão e comunicação.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Linguística, letras e artes
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Educação Inclusiva
História Da Língua Portuguesa
Metodologias Do Ensino De Língua Portuguesa E Inglesa
Ética, Política E Cidadania
Como é a faculdade Estácio
Avaliação dos Alunos
Boa
36 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 667.000 alunos matriculados
- mais de 6.000 docentes
- 96 cursos de graduação e 610 de pós-graduação
- 3798 unidades
Dúvidas mais frequentes
A Estácio se destaca no cenário educacional do Brasil com uma abrangência nacional evidente em mais de 2 mil polos de educação à distância distribuídos por todos os estados e mais de 90 unidades físicas. A instituição oferece mais de 220 cursos de graduação, 380 de pós-graduação, além de programas de mestrado e doutorado.
A universidade é reconhecida pelo MEC, com 85 cursos avaliados com notas 4 e 5, indicando a qualidade dos programas oferecidos. Para suportar seu corpo discente, a Estácio dispõe de laboratórios de última geração e uma biblioteca digital, que facilita o acesso ao material didático e à pesquisa.
No aspecto de carreira, a Estácio oferece um portal de vagas e realiza feiras virtuais de estágios e empregos, que conectam estudantes com o mercado de trabalho. Além disso, para auxiliar os estudantes em suas trajetórias acadêmicas, a universidade disponibiliza o acesso ao Sia (Sistema de Informações Acadêmicas), portal do aluno que agrupa ferramentas de ensino, como aulas, informações financeiras e de matrícula, materiais, entre outras possibilidades.
A Estácio é boa?
A qualidade da Estácio é evidenciada pelos índices positivos registrados pelos indicadores de avaliação do MEC. A universidade apresenta conceito máximo no Conceito Institucional (CI), além de nota 3, sendo o máximo 5, no Índice Geral de Cursos (IGC) e no Conceito Institucional EaD (CI - EaD).
O curso de Letras pode ser desenvolvido em níveis de bacharelado ou licenciatura, com opções presenciais e a distância. Enquanto o bacharelado é voltado para quem deseja trabalhar como tradutor, revisor ou pesquisador, a licenciatura capacita o profissional para o ensino de língua portuguesa ou línguas estrangeiras na educação básica.
Com duração média de quatro anos, o curso de Letras é estruturado em três eixos principais: Estudos Linguísticos, Estudos Literários e Práticas Pedagógicas (para licenciatura).
No eixo de estudos linguísticos, os alunos aprendem sobre gramática, análise sintática, fonética e sociolinguística, explorando as relações entre língua, cultura e sociedade.
No eixo literário, analisam obras, movimentos literários e teoria da literatura, estimulando a reflexão sobre os contextos históricos e culturais das produções textuais. Já no núcleo pedagógico, em caso de licenciatura, desenvolvem habilidades aplicáveis para a propagação do ensino linguístico.
A formação oferece possibilidades de especialização em língua portuguesa ou estrangeiras como inglês, francês, espanhol, alemão e outras. Cada modelo aborda disciplinas específicas que abordam aspectos culturais, gramaticais e metodologias de ensino relacionadas ao idioma analisado.
Outro aspecto característico do curso de Letras é o enfoque prático. Estudantes de licenciatura realizam estágios supervisionados em escolas, onde colocam em prática metodologias de ensino e técnicas de didática. Já no bacharelado, o foco está na produção acadêmica e em projetos de pesquisa, extensão e tradução.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Letras com base nos seguintes conteúdos:
Concepções de linguagem;
Processos de letramentos;
Articulações entre literatura, cultura e diversidade cultural;
Teorias de aquisição e aprendizagem de língua;
Métodos e abordagens de ensino de língua e de suas respectivas literaturas na Educação Básica;
Processos de variação linguística;
Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxicogramaticais nos processos de compreensão e produção de textos orais, escritos e visuais;
Gêneros discursivos e textuais em diferentes modalidades e áreas do conhecimento;
Aspectos e contextos de produção-recepção do texto literário;
Construções de cânones literários;
Períodos e gêneros literários;
Interfaces das literaturas com demais sistemas artísticos e midiáticos;
Relações das literaturas com outras áreas do conhecimento;
Tecnologias da informação e da comunicação no ensino-aprendizagem de língua e de suas respectivas literaturas na Educação Básica;
Processos avaliativos de ensino-aprendizagem de língua e de suas respectivas literaturas na Educação Básica;
Processos de construção identitária do professor-pesquisador de língua e de suas respectivas literaturas.
Quais são as melhores faculdades de Letras do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Letras do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2023, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
Que tal estudar em uma das melhores faculdades de Letras? Confira bolsas de estudo para o curso em instituições bem avaliadas na Quero Bolsa, com descontos de até 80%.
O curso de Letras é uma área acadêmica dedicada ao estudo das línguas, da literatura e da cultura, com foco nas formas de expressão e comunicação.
Trata-se de uma formação voltada para o aprofundamento de conhecimentos linguísticos e literários, desenvolvendo competências para análise, ensino, tradução, pesquisa e produção textual.
Ele abrange o estudo de línguas, que pode incluir o Português, línguas estrangeiras como Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, entre outras, além de línguas clássicas como Latim e Grego.
Esse estudo envolve aspectos como gramática, fonética, semântica, morfologia e sintaxe. Também explora a literatura, analisando obras de diferentes épocas e culturas, além de compreender movimentos literários, estilos e contextos históricos.
Outro foco importante é a linguística, que aborda teorias sobre a estrutura e o funcionamento das línguas. Além disso, muitos cursos preparam os estudantes para atuarem como professores, abordando metodologias de ensino e didática, enquanto algumas habilitações também capacitam para a tradução e interpretação.
O curso pode oferecer diferentes habilitações, como licenciatura, voltada para a formação de professores, e bacharelado, mais direcionado para áreas como tradução, revisão de textos, produção editorial ou pesquisa.
Os profissionais formados em Letras encontram oportunidades no ensino de línguas e literatura, na tradução e interpretação, na revisão e produção de textos, na consultoria linguística, na pesquisa acadêmica e em trabalhos em editoras, jornais e áreas relacionadas à comunicação.
Com duração média de 4 a 5 anos, o curso pode ser oferecido em formatos presencial, semipresencial e a distância. Letras é uma área ideal para quem tem paixão por línguas, literatura e comunicação, sendo uma formação de ampla relevância cultural e social.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Letras na Quero Bolsa
Após a conclusão do curso, os graduados em Letras estão aptos para atuar em segmentos de educação, tradução, interpretação, produção editorial, revisão de textos e pesquisa acadêmica.
Quantos anos dura a faculdade de Letras?
A faculdade de Letras possui uma duração média de quatro anos, equivalente a oito semestres. Algumas instituições também oferecem programas de formação em Letras com duração mínima de três anos e meio, ou sete semestres.
Para que serve faculdade de Letras?
A faculdade de Letras forma profissionais habilitados para atuar na área da educação, ensinando línguas e literaturas, tanto nativas quanto estrangeiras. Também treina os profissionais para práticas de tradução, revisão de textos, produção de conteúdo e pesquisa acadêmica.