Física na FAMA Mauá

  • 62 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 14,00
Neste momento essa faculdade não é parceira
Desculpe, não temos bolsas disponíveis para esta universidade em nosso site atualmente.

Como é o curso de Física na FAMA Mauá?

A Física é uma ciência dedicada ao estudo dos fenômenos naturais, fundamentando-se em teorias e utilizando a observação e a experimentação como métodos. A física explora a natureza e os fenômenos que ocorrem no universo, desde o nível mais básico até o mais complexo.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências exatas e da Terra

  • Duração: em média, 4 anos

Qual a grade curricular de Física?

  • Aprendizagem e Cognição

  • Atividades Teórico-práticas de Aprofundamento

  • Complementos da Matemática

  • Cultura Religiosa

Ver 30 disciplinas da grade curricular

Como é a faculdade FAMA Mauá

Resumo da faculdade

  • mais de 170 alunos matriculados
  • mais de 10 docentes
  • 79 cursos de graduação
  • 1 unidade no estado de São Paulo

Dúvidas mais frequentes

Uma das instituições pioneiras da cidade de Mauá no Ensino Superior, a FAMA traz para os alunos benefícios que as instituições do grupo Universidade Brasil (UNIESP) apresentam, como cursos de idiomas e de nivelamento.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Física deve conter alguns conteúdos curriculares obrigatórios.

Metade da carga horária deverá ser preenchida com o Núcleo Comum, dividido em cinco setores:

  • Física Geral (conteúdos do Ensino Médio, teoria de tópicos fundamentais e práticas de laboratório);

  • Matemática (cálculo diferencial e integral, geometria analítica, álgebra linear, equações diferenciais, probabilidade, estatística e computação);

  • Física Clássica (conceitos de mecânica clássica, eletromagnetismo e termodinâmica);

  • Física Moderna e Contemporânea (mecânica quântica, física estatística, relatividade e aplicações – práticas laboratoriais);

  • Disciplinas Complementares (Outras Ciências Naturais e Humanas).

O restante de horas do curso deve ser focado nos módulos especializados. Ou seja, que tipo de profissional aquela graduação em Física irá formar. São eles:

  • Físico-Pesquisador: (Bacharelado em Física);

  • Físico-Educador: (Licenciatura em Física);

  • Físico Interdisciplinar: (Bacharelado ou Licenciatura em Física e Associada);

  • Físico-Tecnólogo: (Bacharelado em Física Aplicada).

O MEC indica ainda que todas as modalidades devem incluir uma monografia de fim de curso, que pode ser associada a algum estágio realizado pelo aluno. É obrigatório que o trabalho apresente a aplicação de procedimentos científicos na análise de um problema específico.

Quais são os elementos de física?

A física engloba uma vasta gama de elementos fundamentais que são essenciais para compreender os fenômenos naturais e as leis que regem o universo. Entre esses elementos estão conceitos como massa, energia, força, trabalho, movimento, velocidade e aceleração, que são estudados através das leis formuladas por Isaac Newton.

Além disso, a física abrange também fenômenos como gravitação, eletricidade e magnetismo, que descrevem as interações entre corpos e partículas carregadas.

Outros campos importantes incluem as ondas, que descrevem a propagação de distúrbios em meios materiais, a termodinâmica, que estuda as relações entre calor e outras formas de energia, a relatividade, que descreve os fenômenos em altas velocidades e/ou grandes massas, e a física quântica, que se concentra nas partículas subatômicas e nos processos microscópicos.

Esses elementos juntos formam o arcabouço teórico que sustenta o estudo e a compreensão do mundo físico ao nosso redor.

Quais tipos de Física existem?

Existem vários tipos de física que se concentram em diferentes aspectos e escalas do universo. Alguns dos principais tipos de física incluem:

Física Clássica: Engloba a mecânica newtoniana, o estudo do movimento e das leis do movimento de corpos macroscópicos.

Física Moderna: Inclui a teoria da relatividade de Einstein e a física quântica, que descreve o comportamento das partículas subatômicas e os fenômenos em escalas muito pequenas.

Física Atômica e Molecular: Estuda a estrutura e o comportamento dos átomos e moléculas.

Física Nuclear: Concentra-se no estudo dos núcleos atômicos, reações nucleares e aplicações da energia nuclear.

Física de Partículas: Investigação das partículas fundamentais e suas interações, explorando as estruturas mais elementares da matéria.

Física Estatística e Termodinâmica: Estudo de sistemas físicos com muitas partículas, analisando suas propriedades macroscópicas como temperatura e pressão.

Física Computacional: Utilização de métodos computacionais para resolver problemas físicos complexos e modelar fenômenos naturais.

Física Aplicada: Aplicação dos princípios da física em tecnologias e engenharia, como na eletrônica, óptica, materiais, entre outros.

Veja também: Todas as informações sobre o curso de Engenharia Física no site da Quero Bolsa.

A Física é uma ciência dedicada ao estudo dos fenômenos naturais, fundamentando-se em teorias e utilizando a observação e a experimentação como métodos. A física explora a natureza e os fenômenos que ocorrem no universo, desde o nível mais básico até o mais complexo.

O curso de Física forma profissionais que estudam a matéria, a energia e suas relações e interações, como os seus principais fenômenos e teorias.

O curso é oferecido em duas modalidades: bacharelado e licenciatura. O estudante de licenciatura terá as habilidades necessárias para dar aulas no Ensino Fundamental e Médio. Já o bacharel tem foco em áreas de pesquisa básica e desenvolvimento de tecnologias.

No mercado de trabalho, o físico pode atuar em empresas e universidades, desenvolvendo projetos de pesquisa nas diferentes áreas da ciência. Até mesmo no mercado financeiro há espaço para os profissionais.

O licenciado em Física atua como professor de física em cursos pré-vestibulares ou em escolas, dando aula para os nonos anos e ensino médio. Em resumo, o físico pode ser pesquisador, educador, tecnólogo e um profissional interdisciplinar.

Após a formação e a inserção no mercado de trabalho, o físico pode ganhar um salário acima de 24 mil reais, segundo os dados do Caged, referentes ao ano de 2021. Confira tudo sobre o salário médio da área na página de salários da Quero Bolsa.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade