Esse curso prepara o profissional graduado para atuar na indicação, prescrição e terapêutica medicamentosa. O farmacêutico que cursa essa pós-graduação se prepara, ainda, para garantir a qualidade dos produtos e serviços.
Os profissionais da área que realizam essa pós podem atuar em consultórios farmacêuticos, clínicas particulares, hospitais, ambulatórios, unidades de saúde pública e até mesmo em farmácias comunitárias, onde podem desempenhar um papel ativo na prevenção, monitoramento e tratamento de condições de saúde, colaborando para uma abordagem mais integrada e centrada no paciente.
Veja: Farmácia: 9 cursos de pós para quem já concluiu a graduação
+ Curso técnico em Farmácia: saiba tudo sobre a formação
A especialização prepara o farmacêutico para atuar em especial na terapia intensiva, dar apoio a pacientes que estão na UTI e refletir sobre os fundamentos da oncologia.
Os profissionais que completam essa pós-graduação estão aptos a trabalhar em unidades de terapia intensiva de hospitais, centros de trauma e emergência, clínicas especializadas em cuidados intensivos, bem como em equipes multidisciplinares que buscam otimizar a farmacoterapia de pacientes em estado crítico, contribuindo para uma abordagem mais segura e eficaz da saúde dos pacientes nessas situações desafiadoras.
Confira: Pós-graduação em docência do ensino superior: o que é e para que serve
+ 7 cursos de pós-graduação para quem fez Enfermagem
O curso tem como objetivo especializar o profissional para atuar no monitoramento e acompanhamento farmacoterapêutico, bem como na assistência farmacêutica, na equipe de saúde e no uso de medicamentos dentro dos princípios éticos-profissionais.
A especialização os capacita a desempenhar um papel fundamental na segurança e eficácia do uso de medicamentos, melhorando a qualidade da assistência farmacêutica e contribuindo para resultados positivos nos tratamentos dos pacientes.
Assim, os profissionais que concluem essa pós-graduação podem atuar em hospitais, clínicas, unidades de atendimento ambulatorial, centros de pesquisa clínica, indústrias farmacêuticas, além de exercerem papéis consultivos em órgãos regulatórios e instituições de saúde.
Leia mais: Teste Vocacional para Farmácia
+ Quais são as áreas de atuação da Farmácia?
O estudante irá conhecer os diversos setores da farmácia hospitalar e a importância da integração dos diversos processos para a construção de um ambiente que ofereça serviços de qualidade tanto na internação do paciente, quanto em sua alta.
Além disso, o profissional atuará na gestão de recursos materiais e humanos e na gestão dos riscos, em especial os associados ao uso de medicamentos no ambiente hospitalar.
Saiba mais: Qual a diferença entre especialização e pós-graduação?
+ 7 pós-graduações mais baratas do Brasil; veja quais são
O curso promove a especialização de profissionais em Medicina Veterinária que atuam ou desejam atuar na área de clínica de pequenos e grandes animais para capacitá-los ainda mais na área farmacêutica.
Os profissionais que completam essa pós-graduação podem atuar em clínicas veterinárias, hospitais veterinários, centros de pesquisa em saúde animal, indústrias farmacêuticas voltadas para produtos veterinários e também em equipes de saúde pública que lidam com a segurança alimentar e o controle de doenças transmitidas por animais.