Algo que não dá para discutir é que cada pessoa tem um gosto diferente. Alguns preferem cachorros a gatos, outros preferem maçã a morango, e tem aqueles que não gostam de ler.
Essa aversão a leitura pode ser resultado de alguma má experiência ou apenas da dificuldade de encontrar um tipo de livro ou texto que agrade o leitor, no entanto, sua existência é um fato.
Obviamente, durante a faculdade é preciso ler muito para aprender tudo sobre o seu curso e sobre a profissão que você irá exercer. Entretanto, existem alguns cursos em que não é preciso trabalhar com muita leitura diariamente, ou seja, eles são ideais para quem não gosta tanto de ler.
Por esse motivo, e com o objetivo de te ajudar a escolher de forma certeira seu curso do ensino superior, selecionamos alguns desses cursos para que você possa conhecê-los. Veja 16 cursos para quem não gosta de ler:
O curso de Engenharia Civil forma profissionais capazes de elaborar, executar e fiscalizar projetos e obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Durante a graduação o aluno cursa disciplinas como tecnologia das construções, estrutura dos materiais e cálculo integral e diferencial, por exemplo.
Ao final do curso, o aluno se qualifica para atuar em diversas frentes relacionadas à construção e manutenção de obras, analisando os condicionantes do terreno, especificando as redes de instalações e garantindo a segurança da construção.
O curso de Gastronomia forma profissionais capazes de atuar no gerenciamento de restaurantes, na segurança alimentar e na produção industrial. Ao final do curso, o aluno se qualifica a manusear e preparar alimentos, fazer a gestão de pessoal e fornecimento e cuidar de segurança, além de alimentar processos industriais.
Durante o curso, que pode durar entre dois e quatro anos, o aluno aprende a manusear alimentos por meio de uma extensa carga de atividades práticas que irão prepará-lo para o dia a dia na profissão.
O curso de Educação Física tem como foco promover a saúde e a capacidade física por meio da prática de atividades corporais. Ao final do curso, o aluno se qualifica para supervisionar programas de exercícios físicos, auxiliar no tratamento de portadores de deficiência e preparar atletas de diversas modalidades.
Com significativo aumento do número de academias e escolas focadas no desenvolvimento corporal dos indivíduos, o profissional de Educação Física costuma ser rapidamente absorvido pelo mercado de trabalho ou tem, ainda, sucesso no empreendedorismo.
O curso de Estética forma profissionais especializados em beleza e bem-estar. Ao final do curso, o aluno se qualifica para atuar no tratamento e embelezamento corporal, facial e capilar. Pode ser de nível bacharelado ou tecnológico.
A diferença entre os dois é que o bacharelado tem enfoque mais aprofundado em questões teóricas da profissão, enquanto o tecnólogo tem grande parte de sua carga horária dedicada à prática da profissão.
O curso de Ciências Contábeis forma profissionais com capacidade de planejamento e gerência contábil de instituições. Ao final do curso, o aluno se qualifica para cuidar das contas de empresas e pessoas físicas, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros.
Devido a sua importância frente a uma organização, contabilistas costumam receber salários atrativos ao serem contratados ou investirem no próprio negócio.
Um dos mais procurados em todos os vestibulares e processos seletivos, o curso de Arquitetura e Urbanismo forma profissionais capazes de projetar e organizar espaços internos e externos de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Ao final do curso, o aluno se qualifica, entre outras áreas, para trabalhar com projetos prediais, paisagísticos e design de interiores.
Com grande carga horária dedicada à atividade prática, a maioria dos cursos de Arquitetura e Urbanismo são ministrados em período integral. No entanto, nos últimos anos, o aumento do número de cursos em período noturno e na modalidade de Ensino à Distância tem aumentando a possibilidade de ingresso.
O curso de Fotografia forma profissionais capacitados a atuarem de forma artística e comercialmente ou de modo documental na transmissão de uma mensagem por meio de imagens.
Após o curso, o fotógrafo terá conhecimento e domínio sobre os elementos de composição de uma boa imagem, o que poderão o ajudar a apostar em nichos lucrativos e com alta demanda de trabalho, revertido em remuneração e reconhecimento.
O curso de Jogos Digitais forma profissionais para o desenvolvimento de jogos para as mais diversas plataformas digitais. Após a conclusão do curso, o aluno está apto a desenvolver todas as etapas que constituem um jogo, como roteiro, descrição dos personagens, modelagem e criação do ambiente. Na maioria dos casos, o curso superior de tecnologia em Jogos Digitais tem duração de dois anos.
O profissional de Agronomia visa aumentar a produtividade agropecuária, do início ao fim da cadeia produtiva, por meio da preparação do solo para plantio, do controle de pragas e do armazenamento e conservação da produção, até a sua distribuição.
Pode focar em aspectos econômicos, especializando-se no manejo eficiente de novos métodos de cultivo e aprimorando técnicas agrícolas. No mercado de trabalho, este profissional pode atuar no setor público, comércio exterior, indústrias e ainda prestando consultoria a grandes produtores.
Carreira mais concorrida do Brasil em todos os vestibulares, o curso de Medicina forma profissionais capazes de trabalhar diretamente com a saúde humana. Ao final do curso, o profissional estará apto a diagnosticar doenças, prescrever medicamentos, acompanhar e conduzir o tratamento do paciente, além de atuar na prevenção de enfermidades.
A média de duração do curso é de 10 semestres, sem considerar o período de residência que os profissionais precisam cursar antes de tornar-se tornarem especialistas.
O curso de Enfermagem forma profissionais capazes de promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais. Ao final do curso, o aluno se qualifica a compreender o estado de saúde do paciente e definir a conduta a ser seguida pela equipe de enfermagem, podendo atuar no setor público ou na rede privada de saúde.
O curso de Medicina Veterinária forma profissionais capazes de intervir em todos os setores que interessam à saúde animal, tendo como competência específica as atividades de inspeção de produtos de origem animal e a direção de estabelecimentos de ensino e pesquisa.
Com duração média entre quatro e cinco anos, o aluno de Medicina Veterinária cursará grande parte da carga horária de sua formação em aulas práticas e estudos de caso com o objetivo de preparar o profissional para sua futura atuação.
O estatístico é o profissional responsável por coordenar o levantamento de informações e montar bancos de dados. Pode trabalhar, dentre outras, nas áreas de análise e inteligência de mercado, fazendo projeções e desenvolvendo modelos matemáticos para fazer diagnósticos de mercado. O futuro aluno de estatística precisa ter perfil analítico e gostar das ciências exatas e da informação, base conceitual de sua profissão.
O curso de Fisioterapia forma profissionais capazes de tratar e prevenir doenças e lesões, empregando técnicas como massagens e ginástica. Ao final do curso, o aluno se qualifica para diagnosticar e tratar problemas causados por má-formação, acidentes ou vícios de postura. No mercado de trabalho o fisioterapeuta pode construir carreira na rede privada ou particular de saúde.
O curso de Odontologia é dedicado ao estudo e ao tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face e forma profissionais com vivência em diferentes realidades de atendimento odontológico. Ao final do curso, o aluno se qualifica para cuidar da saúde e da estética bucal, restaurar, extrair e limpar dentes, projetar próteses e recuperar a saúde bucal e qualidade de vida do paciente.
O curso de Radiologia abrange as características e a utilização de raios-X e outras radiações para diversos fins, sendo o diagnóstico e tratamento de doenças o principal foco da área. Ao final do curso, o aluno se qualifica para operar diversos equipamentos de diagnóstico por imagem utilizado na realização de exames como raio-x, ultrassom e tomografia.
Agora que você conheceu uma série de cursos que exigem pouca carga de leitura de seus estudantes, chegamos na hora de procurar uma instituição que reconheça seu esforço e te ofereça ensino de qualidade e com diploma reconhecido pelo mercado de trabalho.
Abaixo separamos uma lista com diversas instituições com essas características, que oferecem cursos em todas as modalidades. Confira:
Entrar no ensino superior pagando uma mensalidade menor por meio de uma bolsa de estudos é o sonho de todo estudante. Essa possibilidade está mais perto do que você imagina. Para começar, é só entrar no site da Quero Bolsa, escolher o curso do seu interesse, a instituição de ensino, verificar quanto você pode pagar, quanto irá economizar e pronto!
E sabe qual é o melhor de tudo? Não é preciso comprovar renda ou passar por processos seletivos, você escolhe a sua bolsa de estudo e, com o cumprimento de algumas etapas, garante o desconto até o final do curso.
Ficou com alguma dúvida? É só acessar a nossa Central de Ajuda no link abaixo.