Afinal, o que faz o profissional de Relações Públicas?
Você sabia que hoje (2) é o Dia Nacional das Relações Públicas? Saiba mais sobre as funções, as habilidades e a formação necessária para exercer a profissão
Nesta segunda-feira (2), comemora-se o Dia Nacional do Profissional de Relações Públicas. A data é oficializada pela Lei 7.197, que homenageia o patrono das Relações Públicas no Brasil, o engenheiro alagoano Eduardo Pinheiro Lobo.
Curiosidade: apesar de ser formado em Engenharia na Inglaterra, Eduardo Lobo foi o primeiro a exercer a profissão no Brasil, como diretor do departamento de Relações Públicas da Light & Power – atual Enel Distribuição São Paulo. A iniciativa surgiu inspirada no modelo norte-americano, com o objetivo de recuperar a imagem da empresa em meio a uma crise.
Por ser da área de comunicação, é comum surgirem dúvidas sobre as funções do profissional de Relações Públicas, ou RP, como também é conhecido e a diferença entre os demais cursos da área.
Pensando nisso, a Revista Quero reuniu as principais informações sobre as áreas de atuação e o perfil do profissional de RP, além da formação necessária para exercer a profissão.
O que faz o profissional de Relações Públicas?
De acordo com o Conselho Federal de Relações Públicas (Conferp), o profissional de RP pode exercer funções administrativas, estratégicas, mediadoras e políticas dentro de uma instituição.
“O profissional é responsável por planejar, implantar e gerenciar a gestão da comunicação institucional nas organizações, os relacionamentos estratégicos com os diversos públicos por meio de canais de comunicação, incluindo mídias sociais e eventos, desenvolver pesquisas e auditorias de opinião, além de relações governamentais, visando a manutenção de uma imagem positiva e garantindo a boa vontade dos públicos com relação aos seus negócios, sejam elas atividades, produtos ou serviços”.
Ou seja, esse o profissional de RP é a ponte entre a empresa e o público interno – que são os funcionários – e externo, que abrange clientes, fornecedores, imprensa e órgãos do governo.
Cesar Gibelato (34), formado em Relações Públicas pela Faculdades Integradas Rio Branco, conta que a rotina de trabalho desse profissional tende a ser mais agitada, pois a qualquer momento podem surgir eventos ou até mesmo viagens para comparecer.
Mercado de trabalho
Para exercer a profissão, é necessário ser formado em um curso superior de Relações Públicas e estar registrado no Conselho Regional de Relações Públicas.
Habilidades como boa escrita, sociabilidade, organização e capacidade de persuasão também são importantes para quem deseja ingressar na área, que possui um mercado de trabalho abrangente. O profissional de RP pode trabalhar em órgãos públicos, agências de relações públicas e empresas em geral.
Veja abaixo algumas funções que o profissional de RP pode exercer:
- Planejamento estratégico de comunicação online e offline;
- Comunicação institucional;
- Auditoria e pesquisa de opinião pública/ imagem/ clima organizacional para fins institucionais;
- Gestão de relacionamento com os públicos da organização;
- Gerenciamento de crises na comunicação;
- Comunicação interna;
- Eventos corporativos para fins de construção e reputação de imagem corporativa;
- Comunicação pública e cívica;
- Relações governamentais;
- Media training;
- Cerimonial e protocolo.
De acordo com os dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mais de 1.900 profissionais da área foram contratados em 2018, o que manteve a profissão com saldo positivo – número de contratações maior que o de demissões. O salário médio de um funcionário de RP é de R$3.985,82.
O curso
Com duração média de quatro anos, no caso do bacharelado e, no tecnológico, dois anos.
Veja também: Qual a Diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo?
A grade curricular da graduação inclui disciplinas como marketing, política de comunicação, administração, organização de eventos, pesquisa de opinião, gerenciamento de crises, linguagens e sociologia.
Além disso, os alunos também possuem aulas práticas sobre diagramação, produção de textos institucionais e programação. No curso bacharelado, o estágio e o TCC são obrigatórios para a conclusão do curso e a retirada de diploma.
Embora cursos como Jornalismo e Publicidade e Propaganda também ofereçam disciplinas relacionadas a comunicação organizacional e esses profissionais também estejam preparados para exercer funções de assessor e comunicador interno, o curso de RP oferece uma formação mais específica nessa área.
Veja também: Qual a diferença entre Jornalismo e Relações Públicas?
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