Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Afinal, o que faz o profissional de Relações Públicas?

Você sabia que hoje (2) é o Dia Nacional das Relações Públicas? Saiba mais sobre as funções, as habilidades e a formação necessária para exercer a profissão

conferencia de imprensa - profissional de relacoes publicas

Nesta segunda-feira (2), comemora-se o Dia Nacional do Profissional de Relações Públicas. A data é oficializada pela Lei 7.197, que homenageia o patrono das Relações Públicas no Brasil, o engenheiro alagoano Eduardo Pinheiro Lobo. 

Curiosidade: apesar de ser formado em Engenharia na Inglaterra, Eduardo Lobo foi o primeiro a exercer a profissão no Brasil, como diretor do departamento de Relações Públicas da Light & Power – atual Enel Distribuição São Paulo. A iniciativa surgiu inspirada no modelo norte-americano, com o objetivo de recuperar a imagem da empresa em meio a uma crise. 

Por ser da área de comunicação, é comum surgirem dúvidas sobre as funções do profissional de Relações Públicas, ou RP, como também é conhecido e a diferença entre os demais cursos da área. 

Pensando nisso, a Revista Quero reuniu as principais informações sobre as áreas de atuação e o perfil do profissional de RP, além da formação necessária para exercer a profissão. 

O que faz o profissional de Relações Públicas? 

De acordo com o Conselho Federal de Relações Públicas (Conferp), o profissional de RP pode exercer funções administrativas, estratégicas, mediadoras e políticas dentro de uma instituição. 

“O profissional é responsável por planejar, implantar e gerenciar a gestão da comunicação institucional nas organizações, os relacionamentos estratégicos com os diversos públicos por meio de canais de comunicação, incluindo mídias sociais e eventos, desenvolver pesquisas e auditorias de opinião, além de relações governamentais, visando a manutenção de uma imagem positiva e garantindo a boa vontade dos públicos com relação aos seus negócios, sejam elas atividades, produtos ou serviços”.

Ou seja, esse o profissional de RP é a ponte entre a empresa e o público interno  que são os funcionários – e externo, que abrange clientes, fornecedores, imprensa e órgãos do governo.

Cesar Gibelato (34), formado em Relações Públicas pela Faculdades Integradas Rio Branco, conta que a rotina de trabalho desse profissional tende a ser mais agitada, pois a qualquer momento podem surgir eventos ou até mesmo viagens para comparecer.

Mercado de trabalho 

Para exercer a profissão, é necessário ser formado em um curso superior de Relações Públicas e estar registrado no Conselho Regional de Relações Públicas. 

Habilidades como boa escrita, sociabilidade, organização e capacidade de persuasão também são importantes para quem deseja ingressar na área, que possui um mercado de trabalho abrangente. O profissional de RP pode trabalhar em órgãos públicos, agências de relações públicas e empresas em geral.

Veja abaixo algumas funções que o profissional de RP pode exercer:

  • Planejamento estratégico de comunicação online e offline;
  • Comunicação institucional;
  • Auditoria e pesquisa de opinião pública/ imagem/ clima organizacional para fins institucionais;
  • Gestão de relacionamento com os públicos da organização; 
  • Gerenciamento de crises na comunicação;
  • Comunicação interna;
  • Eventos corporativos para fins de construção e reputação de imagem corporativa;
  • Comunicação pública e cívica;
  • Relações governamentais;
  • Media training;
  • Cerimonial e protocolo.

De acordo com os dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mais de 1.900 profissionais da área foram contratados em 2018, o que manteve a profissão com saldo positivo – número de contratações maior que o de demissões. O salário médio de um funcionário de RP é de R$3.985,82.

O curso 

Com duração média de quatro anos, no caso do bacharelado e, no tecnológico, dois anos.

Veja também: Qual a Diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo?

A grade curricular da graduação inclui disciplinas como marketing, política de comunicação, administração, organização de eventos, pesquisa de opinião, gerenciamento de crises, linguagens e sociologia.

Encontre bolsas de estudos de até 80% para Marketing

Além disso, os alunos também possuem aulas práticas sobre diagramação, produção de textos institucionais e programação. No curso bacharelado, o estágio e o TCC são obrigatórios para a conclusão do curso e a retirada de diploma.

Embora cursos como Jornalismo e Publicidade e Propaganda também ofereçam disciplinas relacionadas a comunicação organizacional e esses profissionais também estejam preparados para exercer funções de assessor e comunicador interno, o curso de RP oferece uma formação mais específica nessa área. 

Veja também: Qual a diferença entre Jornalismo e Relações Públicas?

Está em dúvida sobre qual profissão escolher? Faça o Teste Vocacional online e gratuito do Quero Bolsa.

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações