Como a autossabotagem interfere na vida
A autossabotagem é uma questão séria e, se não tratada, pode interferir em vários aspectos da vida como um todo, tanto na parte pessoal quanto em outras áreas, como a profissional ou em relacionamentos.
A autossabotagem gera crenças disfuncionais a respeito da própria imagem e pensamentos negativos, que colocam na cabeça da pessoa que ela não é merecedora das suas conquistas, ou que estas não valem nada, o que acaba por prejudicar a autoconfiança diante de importantes ou pequenas decisões da vida.
Assim, uma pessoa que constantemente se autossabota corre o risco de não se enxergar capaz de obter sucesso e felicidade, por exemplo. Com o tempo, este sentimento pode desencadear doenças como ansiedade, depressão e até problemas físicos como obesidade, diabetes e problemas do coração.
Confira: Confira 5 dúvidas frequentes na área da Psicologia
+ Conheça os 10 melhores cursos de Psicologia em São Paulo
Dicas de tratamento da autossabotagem
De acordo com Viviana, a psicoterapia é uma alternativa para lidar com a autossabotagem. Para isso, é necessário entrar em contato com um profissional da área com credenciamento no Conselho Regional de Psicologia (CRP).
“A autossabotagem pode ter origens diversas e a psicoterapia auxilia no reconhecimento das qualidades e recursos internos, fortalecendo a autoestima e fazendo com que a pessoa tenha mais condições de fazer as mudanças concretas que busca para a sua vida”, conclui.
Além disso, a psicóloga também destaca a importância de estar aberto para vivenciar o processo de autorreflexão proposto pela terapia e se reconhecer como o agente responsável pelas mudanças em sua vida.
Veja também:
+Síndrome do impostor: saiba o que é, sintomas e como lidar
+Síndrome do Pânico: o que é, sintomas, tratamento e como lidar com a doença
Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários. 🙂