Segundo dados apresentados, o CEFET-MG e o CEFET/RJ superam, em impacto de publicações científicas, 109 e 121 universidades brasileiras, respectivamente. Também se destacam pela colaboração internacional: 23% dos artigos do CEFET-MG e 30% dos do CEFET/RJ foram publicados com coautoria de pesquisadores de outros países.
O corpo docente também chama atenção. No CEFET-MG, 99% dos professores têm mestrado ou doutorado, sendo 64% doutores. No CEFET/RJ, 94% possuem mestrado ou doutorado, com 50% de doutores.
+ Veja todo o Projeto de Lei N.º 5.102-A, DE 2023
O que são universidades tecnológicas?
As universidades tecnológicas são instituições de ensino superior com foco em cursos ligados à ciência aplicada, engenharia, tecnologia e inovação. Diferente de universidades tradicionais, elas mantêm uma forte base de ensino técnico e costumam atuar em parceria com o setor produtivo.
Confira: 11 melhores cursos técnicos EaD do Brasil
+ Como é a rotina de um estudante de curso técnico
Além da formação acadêmica, essas instituições priorizam a pesquisa aplicada, projetos de inovação e a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.
As universidades tecnológicas fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, conhecida como Rede Federal.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), em 2024, a Rede conta com 685 unidades em funcionamento. Essas instituições estão distribuídas entre 38 Institutos Federais, 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 22 escolas técnicas vinculadas a universidades federais e o Colégio Pedro II.
+ Leia mais sobre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)