
Engenharia Civil é difícil? Veja os principais desafios do curso
| 18/09/26Entenda quais são os principais desafios do curso de Engenharia Civil, das disciplinas de exatas às atividades práticas da graduação.
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que propõe transformar os Cefets de Minas Gerais e do Rio de Janeiro em universidades tecnológicas federais.

Imagem: Raquel Freitas/g1
A proposta, de autoria do deputado Patrus Ananias (MG), segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Se for aprovada pelo Congresso e sancionada, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais passará a se chamar Universidade Tecnológica Federal de Minas Gerais (UTFMG), e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) se tornará a Universidade Tecnológica Federal do Rio de Janeiro (UTFRJ).
As futuras universidades manterão os cursos técnicos de nível médio já ofertados, mas também deverão ampliar a oferta de graduações e pós-graduações.
Segundo o texto, o Ministério da Educação terá 90 dias, após a publicação da lei, para regulamentar o processo de implantação.
Veja também:
+ Ensino médio com técnico integrado: entenda como funciona
Na justificativa do projeto, o deputado destaca que as duas instituições têm mais de um século de história e desempenham papel relevante no desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Ele aponta ainda que o CEFET-MG e o CEFET/RJ já funcionam com estrutura e desempenho equivalentes ao de universidades.
Segundo dados apresentados, o CEFET-MG e o CEFET/RJ superam, em impacto de publicações científicas, 109 e 121 universidades brasileiras, respectivamente. Também se destacam pela colaboração internacional: 23% dos artigos do CEFET-MG e 30% dos do CEFET/RJ foram publicados com coautoria de pesquisadores de outros países.
O corpo docente também chama atenção. No CEFET-MG, 99% dos professores têm mestrado ou doutorado, sendo 64% doutores. No CEFET/RJ, 94% possuem mestrado ou doutorado, com 50% de doutores.
As universidades tecnológicas são instituições de ensino superior com foco em cursos ligados à ciência aplicada, engenharia, tecnologia e inovação. Diferente de universidades tradicionais, elas mantêm uma forte base de ensino técnico e costumam atuar em parceria com o setor produtivo.
Além da formação acadêmica, essas instituições priorizam a pesquisa aplicada, projetos de inovação e a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.
As universidades tecnológicas fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, conhecida como Rede Federal.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), em 2024, a Rede conta com 685 unidades em funcionamento. Essas instituições estão distribuídas entre 38 Institutos Federais, 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 22 escolas técnicas vinculadas a universidades federais e o Colégio Pedro II.
+ Leia mais sobre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.


Entenda quais são os principais desafios do curso de Engenharia Civil, das disciplinas de exatas às atividades práticas da graduação.

Laboratórios de edição permitem desenvolver projetos de montagem, som, cor e finalização durante a graduação.

Feito Pipa representará o Brasil na disputa pelo Oscar 2027. Saiba mais!