logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Como escolher o título de uma redação?

por Isabela Giordan em 11/03/21

Não é segredo para ninguém que o título é o calcanhar de aquiles de muitos vestibulandos. Afinal, colocar ou não colocar título na redação, eis a questão!

No caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o título não é obrigatório, sendo que em alguns caso é até mesmo desencorajado o seu uso, visto que pode prejudicar o candidato caso ele utilize o recurso de forma incorreta. 

Para Elaine Antunes, professora de Língua Portuguesa e idealizadora do curso Escreva, o candidato que só deve dar nome ao seu texto, se estiver seguro que aquela informação irá enriquecer a sua redação. "Como no Enem o título não é obrigatório, o candidato pode não utilizar, mas sempre oriento os alunos para que usem, visto que valoriza o texto", explica. 

Saiba mais: Devo colocar título na redação do Enem?

título na redação


E quando o título é obrigatório? Qual é a melhor forma de escolher a frase que resumirá a redação? 

Elaine recomenda que o título deve ser escolhido após a elaboração do texto, pois é preciso que o título esteja conectado ao conteúdo desenvolvido e apresente o tema que será discutido.

"Em geral, todo texto pede um título para que se indique ao leitor o assunto a ser abordado ou, ao menos, sugerir esse tema. E tudo nele deve estar associado para não comprometer o projeto de texto - no Enem, por exemplo, isso interfere na avaliação da Competência III. Um título não pode estar desconectado do conteúdo da redação", reforça a professora especialista em redação.

Qual é o tamanho ideal para um título?

Como esse recurso resume o que será apresentado na redação, o indicado é que o título seja curto.

"O título indica a capacidade de síntese do vestibulando; logo deve ser curto, com até cinco palavras para anunciar ao leitor sobre o que vai ser encontrado no texto. Cabe ressaltar que esse mesmo título deve ser explicado, retomado na redação, principalmente se for utilizado alguma figura de estilo", recomenda Elaine.

Além disso, não é obrigatório que o título possua um verbo, sendo que essa escolha deve ser feita pelo estudante. A professora também indica que, para garantir que o seu título seja bem avaliado, o candidato não deve utilizar ponto final e também é importante lembrar que a letra maíscula só é usada na primeira palavra do título, com exceção apenas em casos que haja o uso de nomes próprios.

Guia completo: Redação do Enem

Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto. 

Baixar Guia sobre Redação

Como conseguir a nota máxima na redação do Enem?

Para auxiliar os participantes do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, divulgou cinco cartilhas com os critérios de correção de cada competência avaliada. 

E, pensando em ajudar os estudantes, a Revista Quero produziu uma série de cinco matérias com o resumo do conteúdo divulgado em cada uma das cartilhas. Confira:

Veja também: 95 citações para utilizar na redação do Enem

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54