Quantas vagas de cotas são reservadas no Prouni?
De acordo com o site oficial do Prouni, “o percentual de bolsas destinadas a cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada unidade da Federação, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”.
Lembrando que, os candidatos que escolherem se concorrer às vagas reservadas, “competirão” apenas com os outros participantes que também escolheram aquele tipo de concorrência.
Assim, em relação às cotas, a partir de junho de 2022, o cálculo destinado aos candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos e de pessoas com deficiência deve ser feito separadamente e levar em conta o percentual de cidadãos que fizeram a autodeclaração em cada unidade federativa.
Veja também: Como funciona o Prouni do segundo semestre?
+ Mudanças no Prouni: entenda tudo sobre a nova lei
Quais são os pré-requisitos do Prouni?
Segundo o edital mais recente do Prouni, só poderá se candidatar a uma vaga aquele que tenha participado de pelo menos uma das duas últimas edições do Enem e não tenha zerado a prova, não tenha diploma do Ensino Superior e atenda, no mínimo, a uma dessas condições:
- Tenha cursado o Ensino Médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral;
- Tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na
condição de bolsista integral da respectiva instituição; - Tenha cursado o Ensino Médio parcialmente em rede pública e parcialmente em instituição privada, desde que seja na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Possua alguma deficiência;
- Seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3º do Decreto nº 5.493, de 18 de julho de 2005.
Além disso, para conseguir uma bolsa integral é preciso que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo. No caso das parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 (três) salários mínimos.
Agora, com as mudanças sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro em 2022, alunos de escolas particulares que não forem bolsistas também poderão se inscrever e participar do Prouni. Entenda mais aqui: Prouni: Bolsonaro sanciona MP que permite a participação de alunos de escolas particulares.
Veja também: Como calcular a renda familiar por pessoa no Prouni?
+ Prouni 2022/2 aceitará as duas últimas edições do Enem