Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Como responder às 5 perguntas mais famosas em entrevistas de emprego

por Maria Fernanda Alves em 28/12/18 220 mil visualizações

Atualizado em: 18/12/2019

Algumas perguntas são figurinhas repetidas em entrevistas de emprego, são perguntas "coringa" que podem ser feitas para candidatos a uma vaga de estágio ou gerência. Mesmo sendo famosas, essas perguntas podem desnortear muitos candidatos, prejudicando o desempenho destes em uma entrevista de emprego.

Com minha experiência de mais de cinco anos em Recrutamento & Seleção, tendo entrevistado centenas de candidatos, afirmo que não existe resposta certa ou errada, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes que podem ser determinantes no seu desempenho durante uma entrevista de emprego.

Encontrar bolsas de estudo

recrutadora e candidato em entrevista de emprego

Organizei dicas bem simples de como responder às 5 perguntas mais famosas em entrevistas de emprego.

Veja também: 10 perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego

"Quais são seus defeitos?"

Muitas pessoas se enrolam com essa questão, afinal não é fácil falar sobre características negativas que podem colocar a perder a tão sonhada vaga de emprego.

Uma saída que muitos buscam é falar sobre defeitos que também podem ser vistos como qualidades, tais como perfeccionismo ou senso de urgência. Muitos entrevistadores, quando se deparam com essas respostas desconfiando que são genéricas, acabam pedindo que o candidato fale sobre outros defeitos, o que pode ser uma situação inesperada e desconcertante.

Veja também: Como responder na entrevista de emprego: quais são seus defeitos?

O ideal é que você pense em algum comportamento seu que realmente seja prejudicial e, ao falar sobre ele, fale também sobre como você encontrou uma solução para que os danos desse comportamento seja pequeno em sua rotina. Por exemplo, eu sou uma pessoa tímida, mas melhorei muito depois que comecei a fazer teatro. 

Veja também: 9 opções de cursos para pessoas tímidas

"Quais são suas qualidades?"

Não dê uma resposta genérica e seja bem sincero, afinal, nesse momento da entrevista, você está diante de uma oportunidade de destacar algumas de suas qualidades que são relevantes para a vaga que está concorrendo. 

Antes de ir para uma entrevista de emprego, invista um tempo refletindo sobre suas qualidades e pense quais delas são mais interessantes para a vaga que você está pleiteando. Por exemplo: Para uma vaga comercial é interessante destacar a persuasão, comunicação e empatia.

Veja também: RH: Saiba como responder quais são suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego

"Como você se imagina daqui a 5 anos?"

Ao fazer essa pergunta, o entrevistador quer saber se o seu objetivo de vida é compatível com os planos que a empresa tem a oferecer para quem ocupar o cargo oferecido.

Por exemplo, um candidato está concorrendo a uma vaga que exige um grande investimento da empresa em treinamento e, nesse momento da entrevista, diz que em cinco anos pretende já estar cursando o MBA no exterior. Nesse cenário, o recrutador poderá eliminar o candidato por conta dessa incompatibilidade.

Ao compartilhar os seus objetivos para daqui cinco anos, compartilhe também como pretende alcançá-los. É importante ser bem "pé no chão" na resposta, evite falar de sonhos que você ainda não sabe bem como tornar realidade.

"Fale um pouco sobre você"

O primeiro passo para responder a essa questão é não se esquecer em momento algum que está sendo avaliado. Aproveite essa oportunidade para mostrar sua habilidade em comunicação, falando claramente, de forma consciente e organizada.  

Escolha informações relevantes de sua trajetória pessoal e profissional que complementem o currículo enviado ao entrevistador. Cuidado ao compartilhar detalhes de sua vida pessoal e atente-se para não falar desenfreadamente, você pode acabar falando algo sem querer e ser prejudicado por conta disso. 

"Você trabalha bem sob pressão?"

O imediatismo vivenciado na era digital também influencia o mercado de trabalho e isso pode levar algumas empresas, em determinadas situações, a trabalharem com prazos curtos e constante pressão.

Simplesmente responder "sim" a essa questão pode não ser suficiente para o entrevistador, portanto compartilhe alguma situação em seu trabalho anterior em que esteve sob pressão e desempenhou um bom trabalho. Caso não tenha experiência profissional, vale também compartilhar situações vivenciadas na faculdade.

Esperamos que consiga conquistar o seu emprego dos sonhos e, para te ajudar, fiz uma lista com outros textos que podem ser interessantes para você:

Está desempregado ou quer mudar de emprego ainda este ano?

Neste guia, você vê dicas de como conseguir uma vaga de emprego ainda este ano, seja para um cargo com contrato na carteira de trabalho, estágio, trainee ou até mesmo como um freelancer.

Baixar Guia sobre Emprego

Quer fazer uma graduação?

Se você deseja começar uma graduação mas ainda não sabe em qual faculdade estudar, veja a seguir algumas opções de instituições de ensino que oferecem diversos cursos:

+Perguntas e Respostas: 19 dicas para mandar bem na primeira entrevista de emprego
+Por que nunca te chamam para entrevistas de emprego? Veja 9 motivos
+Três coisas que você NÃO deve fazer em uma entrevista de emprego
+5 dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego de última hora

Ainda tem dúvidas sobre como responder a essas perguntas? Deixe um comentário!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54