
Como se tornar um psicólogo forense? Entenda formação, áreas e mercado de trabalho
João Marcondes | 12/11/25Saiba como se tornar um psicólogo forense, qual é sua função, onde pode atuar e quais são os requisitos de formação exigidos no Brasil.
Saiba como se tornar um psicólogo forense, qual é sua função, onde pode atuar e quais são os requisitos de formação exigidos no Brasil.
Em resumo:
Veja mais informações abaixo.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Imagem: Freepik
A Psicologia Forense é uma das áreas que mais crescem dentro da interface entre Psicologia e Justiça.
O profissional atua em situações que exigem avaliação psicológica e compreensão do comportamento humano em contextos legais.
No Brasil, é uma carreira regulamentada e com demanda em diferentes esferas do sistema judiciário.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O psicólogo forense aplica conhecimentos da Psicologia em processos judiciais e investigações.
Ele pode avaliar a capacidade mental de réus, emitir laudos periciais, acompanhar depoimentos de vítimas e analisar o perfil psicológico de pessoas envolvidas em crimes ou disputas legais.
Essas avaliações ajudam juízes, promotores e advogados a compreender aspectos psicológicos que influenciam comportamentos, decisões e responsabilidades legais.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Embora os dois campos sejam próximos, a Psicologia Forense tem foco mais amplo e voltado ao sistema judicial como um todo, incluindo áreas cíveis, trabalhistas e familiares.
Já a Psicologia Criminal concentra-se na compreensão do comportamento criminoso, investigando motivações e fatores psicológicos que levam à prática de delitos.
A atuação forense pode abranger diferentes especialidades, como:
+ Fisioterapia forense: como trabalhar no campo jurídico e de perícias
O profissional pode trabalhar em tribunais, varas da infância e juventude, instituições prisionais, delegacias, Defensorias Públicas e escritórios de advocacia.
Também pode atuar como perito autônomo (veja resolução do CFP), elaborando laudos psicológicos sob demanda judicial.
Em alguns casos, há atuação conjunta com equipes multidisciplinares compostas por assistentes sociais, advogados e médicos legistas.
+ Vale a pena fazer pós-graduação depois dos 40 anos? Entenda
Sim. No Brasil, a atuação do psicólogo forense é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia.
Para exercer a profissão, é necessário ter diploma de graduação em Psicologia, registro no Conselho Regional e formação complementar na área forense.
Diversas universidades oferecem cursos de especialização e pós-graduação em Psicologia Forense e Jurídica, que aprofundam o estudo da interface entre comportamento humano e sistema de Justiça.
+ Novembro Azul: 5 pós-graduações para atuar na área da saúde
O caminho envolve algumas etapas:
Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis: