Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Conheça opções para entrar na faculdade sem vestibular

por Adriana Nakamura em 21/04/17 130 mil visualizações

Atualizado em 27/02/2020

Depois da 3ª série do Ensino Médio, quem não passou no vestibular ainda tem os cursinhos pré-vestibulares on-line e os cursinhos presenciais preparatórios para o vestibular, além da opção de estudar sozinho em casa.

O problema é que muita gente que parou de estudar há um tempo já não tem mais pique nem tempo disponível para conciliar trabalho, família e estudos a fim de se preparar para um exame vestibular. Isso pode fazer com que algumas pessoas acabem desistindo antes mesmo de tentar.

Se esse é seu caso, sabia que existem formas de entrar na faculdade, sem prestar vestibular? Vamos enumerar algumas delas aqui para você, confira!

Formas de ingresso na faculdade sem vestibular

Programas de avaliação seriada ou continuada

Nesta modalidade de seleção, o candidato é avaliado em diferentes momentos da sua formação no Ensino Médio, uma prova a cada ano. O curso superior a ser seguido é escolhido antes da última prova. É feita uma média das três notas e as vagas são distribuídas de acordo com a classificação dos candidatos. É o caso, por exemplo, de instituições como a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e da Universidade de Pernambuco (UPE).

Histórico escolar

Algumas instituições de Ensino Superior permitem o ingresso dos candidatos via análise do histórico escolar durante o Ensino Médio. É o caso da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que classifica os candidatos por meio das notas do Ensino Médio e do currículo profissional.

Enem

Fazendo a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) você pode se livrar de muitos vestibulares em faculdades particulares também. Muitas usam a nota do Sisu dos candidatos como uma das opções para autorizar o ingresso dos alunos. Algumas ainda oferecem bons descontos para aqueles candidatos que mandarem muito bem no Enem.

Sisu

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é possível entrar em faculdades públicas de todo o Brasil sem passar pelo vestibular. O sistema utiliza a nota do Enem para classificar os candidatos e distribui-los nas vagas disponíveis na instituição escolhida pelo aluno. Muitas faculdades públicas limitaram o acesso apenas ao Sisu, eliminando os exames vestibulares de seus calendários.

Veja: Notas de corte Sisu
Como funciona o Sisu
+ Sisu: 7 dúvidas frequentes sobre o Sistema de Seleção Unificada

Prouni

A nota alcançada no Enem também é importante porque ela serve para classificação no Prouni (Programa Universidade para Todos), um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades privadas. Quanto maior a nota, maiores são as chances de conseguir o benefício.

Veja: Notas de corte Prouni
Requisitos Prouni: quem pode participar do Prouni?

Prova agendada

Muitas faculdades privadas optam por oferecer aos candidatos a opção de marcar um dia e horário para fazerem as provas. Não deixa de ser um processo seletivo, mas, diferente dos vestibulares tradicionais, acontecem ao longo do período de captação, e não em um ou dois dias específicos - e tensos - nos quais todos os candidatos àquelas vagas comparecem para fazerem as provas ao mesmo tempo. Assim, se você não estiver se sentindo bem no dia agendado, pode remarcar e aproveitar o máximo do seu potencial.

Entrevista

Bastante comum nos Estados Unidos, essa forma de ingresso é geralmente associada a alguma outra forma de avaliação, que pode ser, inclusive, a nota no Enem, uma redação e/ou a avaliação do histórico escolar do candidato.

Quero Bolsa

Com a nota do Enem, vestibular agendado na instituição e até mesmo pelo vestibular online Nota Quero, você pode garantir uma vaga com desconto de até 75% no Quero Bolsa. O Quero Bolsa oferece bolsa em mais de mil instituições, veja algumas:

No Quero Bolsa é possível visualizar informações sobre diversos cursos superiores e instituições de ensino. A plataforma também oferece um Teste Vocacional Gratuito.

Ver bolsas de estudo


Embora seja tentador tomar uma decisão tendo como base em qual tipo de processo seletivo você se encaixa melhor, é importante lembrar que existem muito mais coisas em jogo. Na hora de escolher o caminho a seguir no Ensino Superior, verifique as opções de curso e a melhor instituição para você.

Já falamos aqui na Revista Quero sobre o que fazer quando se sentir perdido na escolha da carreira e sobre como escolher uma faculdade. Veja as dicas e não deixe que as dificuldades mudem seus rumos, escolha você o seu caminho!

Veja também: Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?

*Matéria atualizada, originalmente publicada em 29/07/2015.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54