Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Conheça 6 promessas de Ano Novo que todo estudante deve fazer para 2022

por Thales Valeriani em 03/01/22

A época de começo de ano é um período bom para renovar os votos de esperança, rever os planos de vida e fazer novas promessas. Afinal, passar a virada de ano de branco, comer algumas uvas e pular sete ondinhas não servem de nada se as promessas forem as mesmas, não é mesmo?

Encontre bolsas de estudo de até 80% para todos os níveis de ensino

Pensando nisso, a Revista Quero listou 6 promessas que todo estudante deve fazer para 2022. Desejamos a todos um ano com muitas conquistas! Então, bora conferir a lista para ter um ano arrasador!

promessas de ano novo

Leia mais
+ Reveillón, reveillon ou reveion: como se escreve?
+ Veja 5 maneiras de como utilizar a nota do Enem para entrar na faculdade

Confira 6 promessas que todo estudante deve fazer para 2022

1. Montar uma rotina de estudos

A rotina de estudo é um ingrediente indispensável em todas as receitas de sucesso para o vestibular. Prestar atenção na aula e ser pontual com os horários escolares são características importantes, mas horas extras a mais de estudo, todos os dias, fazem diferença para a aprovação. Não sabe como começar a montar uma rotina de estudo? Veja essas 6 dicas de como elaborar um plano de estudo para 2022.

O importante é começar ainda em janeiro. Aproveitar o ânimo do ano novo para colocar os planos em prática desde!

2. Conhecer novas carreiras

O período de vestibular é também a época de fazer escolhas profissionais. Não por acaso, algumas perguntas são frequentes também entre os vestibulandos, como: qual carreira seguir? Quais profissionais são bem remunerados? Será que tenho o perfil adequado para determinada carreira?

Por isso, estar por dentro das novidades da área de carreira é importante para quem quer aproveitar 2022 para colocar a vida nos trilhos. Embora ninguém seja obrigado a terminar um curso que iniciou e a mudança seja sempre uma opção, fazer escolhas assertivas é o desejo de todo mundo.

Nesse caso, o melhor a se fazer é conhecer e estudar um pouco sobre as diferentes profissões. E não apenas as carreiras tradicionais, como Direito, Medicina e Pedagogia, mas também outras mais recentes, como Web Design, Cientista de Dados, entre outras.

Isso porque o mercado de trabalho é diverso e cada vez mais há novas profissões, com atuações específicas nas diferentes áreas e segmentos. 

+ 10 profissões da área de saúde que talvez você não conheça
+ 10 profissões de Engenharia com aplicações na área de saúde

3. Seguir perfis com dicas de estudo nas redes sociais

Nós sabemos que a hora de lazer é importante para qualquer pessoa. Assim, ficar longe das redes sociais ou se privar de ver filmes e séries nem sempre é uma boa opção. Até porque é possível conciliar distração com aumento do repertório cultural.

Uma dica é seguir perfis com conteúdos de estudo nas redes sociais. Desse modo, entre um meme e um like, entre um compartilhamento e uma visualização dos stories, é possível aprender um conteúdo novo, reforçar um conceito já visto ou aprender uma curiosidade.

+ Twitter, TikTok e Youtube: conheça 9 perfis com dicas de estudo para seguir

4. Assistir a bons filmes e documentários

Há quem fique sem ver novelas, filmes ou séries no período de vestibular. Para quem faz isso, a ideia é ficar 100% focado nas provas. Nós sabemos que as estratégias são particulares, de modo que um hábito que funciona para uma pessoa pode não servir para outra.

Ainda assim, a privação do lazer nem sempre é uma boa ideia. O bacana é ter uma rotina que concilie estudo, aprendizado e lazer. Ainda mais porque essas não são práticas excludentes, de modo que é possível aprender e se distrair, ao mesmo tempo.

Como vimos, seguir perfis com dicas de estudo nas redes sociais é uma alternativa. Outro hábito que pode ser tomado no mesmo sentido é assistir a bons filmes e documentários. Além da distração, essas produções aumentam o repertório sociocultural, o que é fundamental para as redações dos vestibulares.

+ Conheça 6 documentários sobre meio-ambiente para aprender sobre o tema
+ Confira 7 filmes de super-heróis que podem te ajudar com o estudo

5. Ficar por dentro das novidades dos vestibulares e Enem

Saber quando saiu o edital, quando o local de prova foi divulgado e acompanhar as correções extraoficiais das provas, são hábitos que fazem parte da rotina do vestibulando. Então, uma boa promessa para 2022 é mante-se atualizado quanto ao Enem e outros vestibulares.

Desse modo, é possível saber quais são os temas mais recorrentes nos exames, quais conceitos devem ser revisados e o que esperar das provas. Sem surpresas, a chance se sucesso aumenta.

6. Entrar na faculdade

Sim, essa promessa com certeza deve estar na lista de todo estudante que queira terminar este ano com chave de ouro. Claro, vale qualquer curso, não apenas os de graduação. Pode ser um curso técnico, uma pós-graduação ou mesmo um curso de idioma ou um curso livre. O importante é manter o foco nos estudos e continuar investindo na própria formação

Leia mais
+ Como conseguir uma bolsa de estudo em uma faculdade particular?
 Qual é a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54