Cronograma Sisu 2024: MEC divulga edital com datas e mudanças
Saiba todas as datas do cronograma Sisu 2024 e veja as mudanças previstas para o processo seletivo deste ano.
No dia 29 de dezembro de 2023, o MEC publicou o edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o processo seletivo deste ano, trazendo informações importantes como o cronograma do Sisu 2024 e algumas mudanças.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Segundo ele, as inscrições acontecem no período de 22 a 25 de janeiro de 2024 e devem ser feitas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Já o resultado pode ser consultado nessa mesma página, no dia 30 de janeiro de 2024.
Ao todo, serão oferecidas 264.254 vagas, em 127 universidades brasileiras que optaram por selecionar seus alunos pelo Sisu, com a nota do Enem.
Cronograma Sisu 2024
Veja a seguir como ficou o calendário do Sisu 2024 e as datas mais importantes do processo seletivo deste ano:
- Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024.
- Resultado: 30 de janeiro de 2024.
- Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024.
- Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.
O que o calendário do Sisu 2024 traz de mudanças
A principal mudança que envolve o calendário do Sisu 2024 é que este ano haverá apenas uma etapa e não duas como nos anos anteriores.
As ofertas de vagas vão englobar vagas em cursos com início previsto das aulas no primeiro e no segundo semestre de 2024.
Isso quer dizer que o candidato não vai poder escolher em qual semestre vai ingressar, porque isso depende da sua classificação no Enem 2023, mas ele vai concorrer às vagas do ano inteiro com uma única inscrição.
Outra mudança anunciada para o processo seletivo é que o Sisu 2024 vai seguir as alterações na Lei de Cotas. Dessa forma, todos os candidatos que se inscreverem no Sisu vão ser classificados considerando o desempenho tido no Enem na modalidade ampla concorrência. Em seguida, a reserva de vagas segue a Lei de Cotas e as políticas de ações afirmativas das instituições de ensino.
Veja também: Sisu acontecerá uma vez por ano a partir de 2024
+ Lei de Cotas é atualizada, veja o que muda no Sisu 2024
A lista de espera também vai funcionar de uma maneira diferente. Ela vai poder ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior que participam do Sisu para aquelas vagas que eventualmente não forem ocupadas na chamada regular. Os detalhes dos procedimentos para preenchimento das vagas serão divulgados em edital próprio de cada instituição participante.
Como funciona o Sisu
Para participar do processo seletivo do Sisu 2024, é preciso ter feito o Enem 2023 e não ter zerado a Redação nessa prova.
Outra coisa importante é não ter participado do Enem do ano passado na condição de treineiro (quem faz a prova mas ainda não terminou o ensino médio e participa do exame para avaliar seus conhecimentos).
Veja mais: Sisu: qual curso dá para fazer com 500 pontos no Enem?
+Sisu: veja os cursos menos concorridos
O sistema funciona assim: o candidato se inscreve em dois cursos (primeira e segunda opção) e, de acordo com a sua nota do Enem do ano anterior, pode conquistar uma vaga em uma universidade pública.
Além do Sisu
Você sabia que além do Sisu, existem outras formas de entrar na faculdade? Se você quiser estudar em uma faculdade particular, pode usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou até mesmo o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Há ainda a Quero Bolsa, que oferece bolsas de estudo de até 80% para graduação. Na plataforma não é preciso comprovar renda, nem ter feito o Enem.
A Quero Bolsa tem parceria com mais de 1.000 instituições de ensino. Entre elas, estão: