Sisu acontecerá uma vez por ano a partir de 2024; veja quando começam inscrições
Até 2023, o Sisu acontecia duas vezes por ano, entenda como será o programa com a mudança para apenas uma edição e saiba quando começam as inscrições
Atualizado em 22/01/2024
A partir de 2024, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará por uma grande mudança: em vez de duas edições, o programa terá apenas uma edição por ano, ou seja, o processo acontecerá somente uma vez, entre janeiro e fevereiro.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
A mudança ocorreu por decisão do Ministério da Educação (MEC), devido aos altos índices de desistência e de vagas remanescentes (que não eram ocupadas) das edições de meio do ano.
O edital com as mudanças do programa foi publicada no Diário Oficial da União em janeiro deste ano e traz mais detalhes do processo.
Veja mais: Mudanças no Sisu
Calendário do Sisu
O Sisu é um dos principais programas do governo de acesso ao ensino superior, que oferta vagas em universidades públicas participantes por meio da nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Vale ressaltar que, os demais programas do governo, como Prouni e Fies, continuam tendo duas edições por ano normalmente.
Veja mais: Lei de Cotas é atualizada, veja o que muda no Sisu 2024
+ Sisu: qual curso dá para fazer com 500 pontos no Enem?
Não vai ter mais Sisu no meio do ano (segundo semestre)?
Segundo a decisão do MEC, não. A partir de 2024, o Sisu passará a ter apenas uma edição no começo do ano, entre janeiro e fevereiro, e não mais duas edições para os candidatos se inscreverem, no começo e no meio do ano, como foi feito até a edição de 2023.
Dessa forma, não terá mais uma edição do Sisu de segundo semestre, a ideia será organizar um processo mais simples no meio do ano, apenas para quem quiser mudar de curso, por exemplo, mas sem oferecer novas vagas.
Confira: Sisu: veja os cursos menos concorridos
+ Não passei no Sisu, Prouni e Fies, e agora?
Como o resultado do Enem 2023 foi divulgado em 16 de janeiro de 2024, as inscrições para o Sisu 2024 começam no dia 22 de janeiro.
Os candidatos têm até o dia 25 de janeiro para se inscrever. No dia 30 de janeiro, a lista de aprovados é divulgada, assim como a manifestação de interesse na lista de espera passa a ficar disponível.
Leia mais: PPI: entenda o que é e como funciona no Sisu, Prouni e Fies
+ Sisu: 5 erros mais comuns que os estudantes cometem no programa
+ Quando sai o resultado do Enem 2023?
Sabia que não precisa do Sisu para fazer faculdade?
Se você pretende começar uma nova faculdade ou mesmo tem vontade de mudar de curso, saiba que por meio da Quero Bolsa você encontra diversas opções de bolsas de estudos com até 80% de desconto durante toda a formação.
É super simples, fácil e não precisa de participar de programas como o Sisu: basta acessar o site e procurar pelo curso ou faculdade que você deseja! Confira todas ofertas disponíveis clicando abaixo:
Conheça também algumas faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e que possuem parceria com a Quero Bolsa:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
- UFBRA
Veja também: É possível tirar zero na prova do Enem? Entenda!
+ Quantas vezes posso usar a nota do Enem no Sisu?