Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Cursos Técnicos

Existe curso técnico na área de estética?

*Texto escrito pelo colaborador Lucas Bicudo


O mercado de beleza e estética no Brasil oferece muitas oportunidades. Escolher trabalhar nesse ramo é uma opção segura em relação ao emprego e à renda. Com a procura e o investimento na área, surgem sempre novos procedimentos que precisam de profissionais especializados para lidar com todas as normas de regulamentação.

Técnica em estética

O técnico em estética é o profissional responsável por garantir que tudo será realizado com segurança, visando preservar a integridade do paciente. É de responsabilidade desse profissional entender as necessidades de cada cliente, indicando o procedimento mais adequado e fazendo a aplicação.

Isso porque cursos técnicos é para quem quer entrar no mercado de trabalho. Com menor duração, o certificado técnico pode fornecer a motivação necessária para o aluno reservar o tempo e a energia necessários para futuramente dar continuidade aos estudos por meio de uma graduação. 

Curso técnico, tecnólogo e faculdade são coisas diferentes

Curso técnico e tecnólogo são coisas bem diferentes. Tecnólogo é o profissional formado em uma graduação tecnológica. Ele tem um diploma de ensino superior. Já o curso técnico não é de Nível Superior e não dá diploma de faculdade, mas dá direito a um certificado de conclusão do curso técnico de Nível Médio.

Oferecem conhecimento bastante específico sobre o assunto do curso e geralmente são focados em aspectos práticos. Por terem curta duração, podem ser uma solução rápida para entrada no mercado de trabalho, mas não oferecem uma ampla formação na área. 

Tipos de curso técnico

O curso técnico pode ser feito junto com as três séries do ensino médio, depois do ensino médio, ou em paralelo. Com relação à integração com o ensino médio, os tipos de curso técnico são:

1. Curso técnico integrado

É um curso que combina o ensino médio com o ensino técnico em um só. Ou seja, além das matérias das três séries do ensino médio, o aluno também aprende uma profissão, com conhecimentos práticos relacionados a ela. O curso técnico dura três anos e, ao se formar nesse tipo de curso, o aluno recebe dois certificados: o certificado de conclusão do ensino médio e o diploma de técnico.

2. Curso técnico externo

Externo, ou concomitante, significa junto com, em paralelo. Esse tipo de curso técnico, como o nome indica, é aquele em que o aluno faz o ensino médio em uma escola e o ensino técnico em outra, estudando nas duas em paralelo. 

Para poder fazer um curso técnico concomitante, é preciso estar matriculado na primeira série do ensino médio. Ou seja, o aluno faz duas matrículas em duas escolas diferentes. Ao se formar nos dois cursos, recebe os dois diplomas diferentes, um de cada escola: certificado de conclusão do ensino médio e diploma técnico. 

A duração desse tipo de curso vai depender do tempo em que o aluno leva para concluir as duas modalidades. O ensino médio normal dura três anos, já o curso técnico que é feito em paralelo costuma estar dividido em módulos, ou semestres, e normalmente dura entre um ano e meio e dois anos.

3. Curso técnico profissionalizante

Nessa modalidade, o aluno precisa ter concluído todo o ensino médio. É
um curso técnico que se faz depois de ter o certificado do ensino médio, com o
objetivo de aprender uma profissão específica
. Os cursos técnicos
profissionalizantes, ou subsequentes, têm duração de até dois anos e são
organizados em módulos. Ao concluir o curso, o aluno ganha o diploma de técnico
de nível médio.

Como funciona o curso técnico em estética?

O curso técnico em estética habilita o aluno para atuar profissionalmente como esteticista, realizando procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, avaliando corretamente as condições da pele e com conhecimento amplo sobre as tecnologias e os produtos cosméticos mais adequados para cada caso.

A maioria das instituições oferecem laboratórios estruturados e equipados para que os alunos tenham a vivência real dos procedimentos, adquirindo experiência ainda durante o curso. As principais matérias estudadas ao longo do curso são: estética facial e terapia capilar, estética corporal e estética e spa.

Após a conclusão do curso, é emitido um certificado registrado na própria instituição onde o aluno se formou, comprovando a realização do curso e a aptidão para atuar no mercado de trabalho. 

Quem pode fazer um curso de técnico em estética?

A modalidade de ensino é oferecida de forma integrada ou profissionalizante. Ou seja, para se matricular no curso técnico em estética, o aluno precisa ter idade mínima de 17 anos e estar cursando ou já ter concluído o ensino médio.

Qual a duração média de um curso técnico em estética?

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, homologado e divulgado pelo MEC, o curso em estética deve ter duração média de 1.200 horas, essas distribuídas de acordo com cada instituição e modalidade de ensino.

Diploma e certificado

Antes de ingressar na instituição de ensino escolhida, verifique se ela é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Assim, a formação no curso técnico irá garantir ao estudante um certificado registrado com validade em âmbito nacional para atuar no mercado de trabalho.

Qual o salário de um técnico em estética?

A média salarial de um técnico em estética varia de acordo com o tipo de trabalho e a região em que atua. No entanto, o valor médio do salário desse profissional é de R$ 1.300,00, sendo que existem oportunidades para realizar o trabalho em período integral ou meio período.

Tipos de cursos técnicos em estética

Você pode fazer um curso presencial, semipresencial e EAD. Apesar de suas particularidades, os formatos possuem a mesma quantidade de horas exigidas em cursos técnicos e, principalmente, contam com o mesmo nível de qualidade no ensino.

Pelo perfil do curso em lidar diretamente com o paciente, não é possível estudar estética 100% a distância. Por ter muitas atividades práticas, elas precisam ser feitas em laboratórios específicos e equipados. De qualquer forma, grande parte dos cursos EAD em estética oferecem 40% do curso no formato a distância. 

O restante pode ser realizado na própria instituição ou em polos de apoio presencial que as faculdades oferecem por todo o país.

EAD

As aulas de EAD acontecem em uma plataforma chamada Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com encontros presenciais apenas para as avaliações, que ocorrem de 1 a 2 vezes por semestre. A vantagem dessa modalidade é que os horários são flexíveis, uma vez que eles podem ser montados pelos alunos em função de sua disponibilidade de tempo. O estudante pode escolher os melhores dias e horários para os seus estudos, acompanhando aulas ao vivo previamente marcadas e realizando atividades no seu tempo livre.

Semipresencial

Os cursos semipresenciais são conhecidos como cursos híbridos, uma vez que nessa modalidade acontece a mistura do ensino EAD com o ensino presencial. Para um curso ser considerado semipresencial, é necessário que, ao menos, 20% da carga horária seja destinada para aulas a distância. Os encontros presenciais ocorrem de 1 a 2 vezes por semana, dependendo da instituição de ensino.

Presencial

O estudante na modalidade presencial tem aulas frequentes que podem ser em dias diferentes ou durante todos os dias da semana. A carga horária costuma ser mais alta, já que é necessário a presença do aluno na instituição de ensino. As atividades e provas são realizadas na instituição de ensino e, para conseguir aprovação nas matérias, é necessário ter 70% de frequência mínima nas aulas, além das notas mínimas estipuladas para cada disciplina.

Leia também: 
+Os 10 melhores cursos técnicos em 2020
+Quais cursos técnicos estão em alta?

Áreas de atuação do técnico em estética

De acordo com o CNCT (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos), o técnico de estética possui registro na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) que é identificado com a numeração 322130. Dentre os setores que empregam o profissional, estão:

  • Academias;

  • Clínicas e centros de estética;

  • Clínicas de cirurgia plástica;

  • Consultoria;

  • Empresas do setor de cosméticos;

  • Empresas que fabricam equipamentos do setor de estética;

  • Hotéis e resorts;

  • Salões de beleza;

  • Spas;

  • Visagismo.

Possibilidades de especialização técnica

A CNCT ainda apresenta algumas opções para novas possibilidades de especialização para quem optar pelo curso técnico em estética, como: 

  • Especialização técnica em cosmetologia;
  • Especialização técnica em massagem facial; 
  • Especialização técnica em massagem corporal; 
  • Especialização técnica em drenagem linfática; 
  • Especialização técnica em procedimentos estéticos diferenciados; 
  • Especialização técnica em técnicas de spa; 
  • Especialização técnica em estética e visagismo.

Onde encontrar cursos técnicos na área de estética?

Confira a seguir uma lista com opções de instituições de ensino parceiras do Quero Bolsa que oferecem cursos técnicos:

Como conseguir uma bolsa de estudos em um curso técnico?

O Quero Bolsa, em parceria com instituições de todo o País, oferece descontos em mensalidades de cursos técnicos durante toda a formação.

Para garantir uma bolsa de estudo de até 80%, basta clicar no botão abaixo, selecionar o curso, a instituição e a localização de sua preferência. Feito isso, o próximo passo é preencher seus dados e efetuar a pré-matrícula.

Bolsas de Técnico em Estética

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54