Existe curso técnico na área de estética?
Quais os cursos técnicos possíveis na área de ESTÉTICA? Quem pode fazer, como é o curso, qual o salário e muito mais na Revista QB!
Atualizado em 21/05/2024
*Texto escrito pelo colaborador Lucas Bicudo
O mercado de beleza e estética no Brasil oferece muitas oportunidades. Escolher trabalhar nesse ramo é uma opção segura em relação ao emprego e à renda. Com a procura e o investimento na área, surgem sempre novos procedimentos que precisam de profissionais especializados para lidar com todas as normas de regulamentação.
Encontre bolsas de estudo de até 80% para Estética
Teste vocacional: saiba qual curso tem a sua cara
Quem faz um técnico em estética torna-se um profissional responsável por garantir que tudo será realizado com segurança, visando preservar a integridade do paciente. É de responsabilidade desse profissional entender as necessidades de cada cliente, indicando o procedimento mais adequado e fazendo a aplicação.
Isso porque os cursos técnicos são destinados para pessoas que querem entrar logo no mercado de trabalho. Com menor duração, o certificado técnico pode fornecer a motivação necessária para o aluno reservar o tempo e a energia necessários para futuramente dar continuidade aos estudos por meio de uma graduação.
Curso técnico, tecnólogo e faculdade são coisas diferentes
Curso técnico e tecnólogo são coisas bem diferentes. Tecnólogo é o profissional formado em uma graduação tecnológica. Ele tem um diploma de ensino superior.
Saiba mais: Conheça as diferenças entre curso técnico e tecnólogo
Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?
Já o curso técnico não é de Nível Superior e não dá diploma de faculdade, mas dá direito a um certificado de conclusão do curso técnico de Nível Médio. Ele também oferece uma formação focada em aspectos práticos, tem curta duração e pode ser uma solução rápida para entrada no mercado de trabalho.
Tipos de curso técnico
O curso técnico pode ser feito junto com o ensino médio, depois do ensino médio, ou em paralelo. Com relação à integração, os tipos de curso técnico são:
1. Curso técnico integrado
É um curso que combina o ensino médio com o ensino técnico em um só. Ou seja, além das matérias das três séries do ensino médio, o aluno também aprende uma profissão, com conhecimentos práticos relacionados a ela. O curso técnico dura três anos e, ao se formar nesse tipo de curso, o aluno recebe dois certificados: o certificado de conclusão do ensino médio e o diploma de técnico.
2. Curso técnico externo
Externo, ou concomitante, significa junto com, em paralelo. Esse tipo de curso técnico, como o nome indica, é aquele em que o aluno faz o ensino médio em uma escola e o ensino técnico em outra, estudando nas duas em paralelo.
Para poder fazer um curso técnico concomitante, é preciso estar matriculado na primeira série do ensino médio. Ou seja, o aluno faz duas matrículas em duas escolas diferentes. Ao se formar nos dois cursos, recebe os dois diplomas diferentes, um de cada escola: certificado de conclusão do ensino médio e diploma técnico.
A duração desse tipo de curso vai depender do tempo em que o aluno leva para concluir as duas modalidades. O ensino médio normal dura três anos, já o curso técnico que é feito em paralelo costuma estar dividido em módulos, ou semestres, e normalmente dura entre um ano e meio e dois anos.
3. Curso técnico profissionalizante
Nessa modalidade, o aluno precisa ter concluído todo o ensino médio. É
um curso técnico que se faz depois de ter o certificado do ensino médio, com o
objetivo de aprender uma profissão específica. Os cursos técnicos
profissionalizantes, ou subsequentes, têm duração de até dois anos e são
organizados em módulos. Ao concluir o curso, o aluno ganha o diploma de técnico
de nível médio.
Como funciona o curso técnico em estética?
O curso técnico em estética habilita o aluno para atuar profissionalmente como esteticista, realizando procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, avaliando corretamente as condições da pele e com conhecimento amplo sobre as tecnologias e os produtos cosméticos mais adequados para cada caso.
A maioria das instituições oferecem laboratórios estruturados e equipados para que os alunos tenham a vivência real dos procedimentos, adquirindo experiência ainda durante o curso. As principais matérias estudadas ao longo do curso são: estética facial e terapia capilar, estética corporal e estética e spa.
Após a conclusão do curso, é emitido um certificado registrado na própria instituição em que o aluno se formou, comprovando a realização do curso e a aptidão para atuar no mercado de trabalho.
Quem pode fazer um curso de técnico em estética?
A modalidade de ensino do curso técnico em estética é oferecida de forma integrada ou profissionalizante. Ou seja, para se matricular nesse curso, o aluno precisa ter idade mínima de 17 anos e estar cursando ou já ter concluído o ensino médio.
Qual a duração média de um curso técnico em estética?
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, homologado e divulgado pelo MEC, o curso técnico em estética deve ter carga horária mínima de 1.200 horas, que podem ser distribuídas de acordo com cada instituição e modalidade de ensino.
Diploma e certificado
Antes de ingressar na instituição de ensino escolhida, verifique se ela é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Assim, a formação no curso técnico irá garantir ao estudante um certificado registrado com validade em âmbito nacional para atuar no mercado de trabalho.
Saiba mais:
+ 10 pós-graduações mais procuradas em Enfermagem
+ O que é um curso técnico?
Qual o salário de um técnico em estética?
A média salarial de um técnico em estética varia de acordo com o tipo de trabalho e a região em que atua. No entanto, o valor médio do salário desse profissional é de R$1.580,00 (de acordo com o site Vagas.com).
Vale lembrar que existem oportunidades para realizar o trabalho em período integral ou meio período.
Tipos de cursos técnicos em estética
Você pode fazer um curso presencial, semipresencial e EaD. Apesar de suas particularidades, os formatos possuem a mesma quantidade de horas exigidas em cursos técnicos e, principalmente, contam com o mesmo nível de qualidade no ensino.
Pelo perfil do curso em lidar diretamente com o paciente e apresentar atividades práticas, não é possível estudar estética 100% a distância. De qualquer forma, grande parte dos cursos EaD em estética oferecem 40% do curso no formato a distância.
O restante pode ser realizado na própria instituição ou em polos de apoio presencial que as faculdades oferecem por todo o país.
EAD
As aulas de EaD acontecem em uma plataforma chamada Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com encontros presenciais apenas para as avaliações, que ocorrem de 1 a 2 vezes por semestre. A vantagem dessa modalidade é que os horários são flexíveis, uma vez que eles podem ser montados pelos alunos em função de sua disponibilidade de tempo. O estudante pode escolher os melhores dias e horários para os seus estudos, acompanhando aulas ao vivo previamente marcadas e realizando atividades no seu tempo livre.
Semipresencial
Os cursos semipresenciais são conhecidos como cursos híbridos, uma vez que nessa modalidade acontece a mistura do ensino EaD com o ensino presencial. Para um curso ser considerado semipresencial, é necessário que, ao menos, 20% da carga horária seja destinada para aulas a distância. Os encontros presenciais ocorrem de 1 a 2 vezes por semana, dependendo da instituição de ensino.
Presencial
O estudante na modalidade presencial tem aulas frequentes que podem ser em dias diferentes ou durante todos os dias da semana. A carga horária costuma ser mais alta, já que é necessário a presença do aluno na instituição de ensino. As atividades e provas são realizadas na instituição de ensino e, para conseguir aprovação nas matérias, é necessário ter 70% de frequência mínima nas aulas, além das notas mínimas estipuladas para cada disciplina.
Leia também: Curso técnico tem estágio?
Áreas de atuação do técnico em estética
De acordo com o CNCT (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos), o técnico de estética possui registro na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) e é identificado com a numeração 32 21 30. Dentre os setores que empregam o profissional, estão:
-
Academias;
-
Clínicas e centros de estética;
-
Clínicas de cirurgia plástica;
-
Consultoria;
-
Empresas do setor de cosméticos;
-
Empresas que fabricam equipamentos do setor de estética;
-
Hotéis e resorts;
-
Salões de beleza;
-
Spas;
-
Visagismo.
Possibilidades de especialização técnica
A CNCT ainda apresenta algumas opções para novas possibilidades de especialização para quem optar pelo curso técnico em estética, como:
- Especialização técnica em cosmetologia;
- Especialização técnica em técnicas de spa;
- Especialização técnica em estética e visagismo.
Outra opção é seguir com um Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética.
Onde estudar?
Se você se interessou pelo curso técnico em estética, saiba que existem diversas possibilidades de estudar pagando menos pela Quero Bolsa, um portal que oferece bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos e em milhares de instituições de ensino parceiras espalhadas pelo Brasil.