Dia da Educação: veja quando foi criado e porque é dia 28 de abril
Entenda porque o Dia Mundial da Educação é comemorado em 28 de abril, veja a sua importância e saiba também como comemorar a data
No dia 28 de abril se comemora o Dia Internacional da Educação, ou como muitos conhecem, o Dia da Educação, em vários países do mundo. A data, apesar de não ser feriado nacional no Brasil, tem como objetivo celebrar a importância da educação na sociedade.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Além disso, a data também é utilizada para destacar a necessidade de investimentos nessa área, que, no Brasil, sofre há muitos anos com corte de verbas e má gestão. Mas, afinal, você sabe qual é a origem do Dia da Educação e porque ele é celebrado exatamente nesta data? Entenda a seguir!
Veja mais: 6 Profissões para trabalhar na Educação Infantil
+ 10 profissões para quem quer trabalhar com Educação
Quando foi criado o Dia Internacional da Educação?
O Dia Internacional da Educação foi criado em 28 de abril de 2000, durante o Fórum Mundial de Educação, evento que reuniu líderes de mais de 180 nações para debater sobre educação e metas globais a serem atingidas pelos países nessa área. Desde então, muitos especialistas e educadores comemoram o Dia Internacional da Educação em 28 de abril.
Entretanto, há também outra data em que se comemora o Dia Internacional da Educação: 24 de janeiro. A escolha dessa data foi feita pela Organização das Nações Unidas (ONU) em uma Assembleia Geral, no dia 3 de dezembro de 2018. O objetivo da data era destacar a importância da educação na promoção da paz, da igualdade e dos direitos humanos.
No Brasil, não há um consenso sobre qual data comemorar o Dia Internacional da Educação. De forma geral, ambas as datas são importantes para lembrar a relevância da educação em nossas vidas e a necessidade de investimentos e melhorias contínuas na área.
Veja também: Qual o papel das famílias na educação dos filhos atualmente?
+ Crianças com síndrome de Down e a educação infantil
Por que dia 28 de abril é o Dia da Educação?
O Dia Mundial da Educação em 28 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2000, durante o Fórum Mundial de Educação realizado exatamente no dia 28 de abril, na cidade de Dakar, no Senegal.
O Fórum Mundial de Educação foi um evento histórico que reuniu representantes de mais de 180 países (incluindo o Brasil) para discutir e estabelecer metas globais para a educação. O resultado desse encontro foi a “Declaração de Dakar“, um documento no qual os países assinantes se comprometiam em promover e melhorar a educação para todos, colocando a educação como um direito humano fundamental de cada pessoa.
“A educação é um direito humano fundamental e constitui a chave para umdesenvolvimento sustentável, assim como para assegurar a paz e aestabilidade dentro de cada país e entre eles e, portanto, meio indispensávelpara alcançar a participação efetiva nas sociedades e economias do século XXIafetadas pela rápida globalização” – Declaração de Dakar.
A Declaração de Dakar foi um marco importante no estabelecimento de uma agenda global para a educação. Apesar de colocar as metas para serem alcançadas até o ano de 2015, ela continua a influenciar políticas educacionais em todo o mundo até hoje. Veja a seguir alguns dos compromissos existentes na Declaração:
- I. expandir e melhorar o cuidado e a educação da criança pequena,especialmente das mais vulneráveis e em maior desvantagem;
- II. assegurar que todas as crianças, com ênfase especial nas meninas enas crianças em circunstâncias difíceis e pertencentes a minoriasétnicas, tenham acesso à educação primária, obrigatória, gratuita e deboa qualidade até o ano 2015;
- III. assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens eadultos sejam atendidas pelo acesso equitativo à aprendizagemapropriada e às habilidades para a vida;
- IV. alcançar uma melhoria de 50% nos níveis de alfabetização de adultosaté 2015, especialmente para as mulheres, e acesso equitativo àeducação básica e continuada para todos os adultos;
- V. eliminar disparidades de gênero na educação primária e secundária até2005 e alcançar a igualdade de gênero na educação até 2015, comenfoque na garantia ao acesso e o desempenho pleno e equitativo demeninas na educação básica de boa qualidade;
- VI. melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurarexcelência para todos, de forma a garantir a todos resultadosreconhecidos e mensuráveis, especialmente na alfabetização,matemática e habilidades essenciais à vida.
Confira: Educação financeira: o que é, qual sua importância e como obter
+ Educação sexual: qual importância para crianças?
+ Suspensão do Novo Ensino Médio: veja o que muda no Enem 2024
O que se comemora no dia 28 de abril?
No dia 28 de abril se comemora o Dia da Educação, uma data que tem como objetivo destacar a importância da educação na vida de cada pessoa e na sociedade como um todo. Além de um direito humano fundamental reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, a educação também é considerada um dos pilares do desenvolvimento social e econômico.
Assim, o Dia da Educação serve como um lembrete para governos, instituições de ensino e toda a sociedade de que é necessário investir em políticas e práticas educacionais de qualidade, que garantam a universalização do acesso à educação e o desenvolvimento pleno de todas as pessoas.
Saiba mais: 24 cursos para fazer depois do ensino médio
+ Desconto Enem: saiba como conseguir bolsa com a nota do exame
O que fazer para comemorar o Dia da educação?
Há diversas formas de comemorar o Dia da Educação, e todas elas envolvem a reflexão sobre a importância da educação em nossas vidas e na sociedade como um todo. Algumas sugestões são:
- Participar de eventos e atividades educacionais, como palestras, debates e workshops;
- Promover campanhas de conscientização sobre a importância da educação, divulgando informações e estatísticas sobre acesso e qualidade da educação no país e no mundo;
- Realizar atividades educacionais em casa ou no trabalho, como leituras, discussões em grupo e atividades práticas que estimulem o aprendizado;
- Incentivar o acesso e a qualidade da educação em sua comunidade, apoiando iniciativas e projetos educacionais locais;
- Reconhecer e valorizar os profissionais da educação, principalmente os professores, que são fundamentais para o desenvolvimento educacional e social do país.
Pretende fazer faculdade?
Se existe algo com o poder de transformar vidas, é a educação. A educação é uma das formas mais eficazes de conquistar seus sonhos e atingir seus objetivos. Se você também acredita nisso, com certeza sabe a importância que um curso superior pode fazer na carreira e na vida de uma pessoa.
Se você tem o desejo de entrar na faculdade, estudar o que sempre quis e seguir carreira na profissão dos seus sonhos, saiba que fazer isso é super possível pela Quero Bolsa!
A Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas de estudos da América Latina e oferece bolsas de estudo de até 80% de desconto em diversos cursos de milhares de faculdades espalhadas por todo o país. Há cursos presenciais, semipresenciais e também a distância (EaD).
Clicando abaixo você confere todas as ofertas disponíveis! Basta acessar e procurar pelo nome do curso que você deseja:
Conheça também algumas das faculdades bem avaliadas pelo MEC e que possuem parceria com a Quero Bolsa:
- UFBRA
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Veja mais: 5 faculdades que oferecem bolsa para quem fez Encceja
+ Como conseguir bolsa para o ensino fundamental?
+ Como conseguir uma bolsa em curso técnico?
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.