
Confira 5 cursos para quem quer trabalhar com café
Juliana Gottardi | 28/03/25Da origem até a comercialização do grão, existem muitas possibilidades para trabalhar com café
Conheça seis profissões essenciais na Educação Infantil e veja como cada uma contribui para o desenvolvimento das crianças
Se você quer trabalhar com crianças, processo de aprendizagem e área educacional, a publicação abaixo é feita para você. A seguir, descubra seis profissões para trabalhar na Educação Infantil.
Leia mais: Faculdades particulares mais baratas do Brasil; veja lista
+ Qual faculdade dá mais futuro? Entenda!
A educação infantil é a base do aprendizado e do desenvolvimento das crianças. Para quem deseja atuar nessa área, há diversas possibilidades de carreira. Confira:
O coordenador pedagógico é um profissional que trabalha com as situações educacionais e promove conexão entre a instituição de ensino, as famílias e os estudantes. A sua capacidade de comunicação deve ser abrangente e utilizada para beneficiar todas as partes na proposta educacional.
Dentre as ações deste profissional, o coordenador pedagógico deve fazer o gerenciamento de ações para otimizar o tempo e a aprendizagem do estudante. Além disso, o perfil questionador e crítico também deve ser utilizado para aguçar debates sobre melhorias para a escola/instituição de ensino e ao estudante.
O psicopedagogo é o profissional que estuda o modo como um indivíduo constrói conhecimentos. Tudo o que acontece por meio da assimilação e processamento de informações em todas as etapas da vida, desde a primeira infância até a velhice. O profissional analisa tanto o comportamento humano e os fatores que interferem nesse procedimento.
Vale destacar que o psicopedagogo está apto às ações de desenvolvimento de projetos favoráveis à transformação do processo educacional, com o objetivo de prevenir fatores que prejudiquem o ensino e o aprendizado.
Veja a publicação: Quer saber se você tem perfil para Pedagogia? Faça o teste e descubra!
+ Posso fazer uma pós-graduação em uma área diferente da minha?
Além da transmissão de conhecimento sobre determinados assuntos, o papel do professor também envolve uma responsabilidade que consiste em formar o aluno em uma perspectiva integral que engloba os aspectos social, afetivo e psicológico.
Para isso, é preciso ter experiência, cultura e conhecimento abrangentes, com o propósito de tornar o aluno capaz de responder, de forma crítica e autônoma, aos desafios de uma sociedade em transformação constante – seja no âmbito pessoal ou profissional.
Além da Educação Infantil, um professor poderá atuar no Ensino Básico – Fundamental ou Médio, universidades e centros universitários, cursinhos preparatórios para o vestibular, escolas técnicas, escolas de cursos livres ou profissionalizantes, escolas de idiomas, de música, de artes, de informática e demais áreas do conhecimento.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O psicólogo está apto ao diagnóstico sobre quesitos de cognição, de percepção, de aflições emocionais, das condições sociais e até mesmo físicas das crianças. O profissional poderá identificar cenários que acarretam barreiras no processo de aprendizagem da criança.
Além disso, o profissional poderá identificar porquês na dificuldade de relacionamento com outras crianças dentro do ambiente escolar.
Vale destacar a possibilidade de atuação do psicólogo com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem ou em disciplinas específicas no processo educacional.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Além da sua possibilidade de trabalhar com a educação infantil, o fonoaudiólogo está habilitado ao atendimento de pessoas com diversos tipos de necessidades: atores, locutores, bebês e crianças que estão desenvolvendo a fala, idosos com dificuldades de comunicação, pessoas com transtornos de deglutição, pessoas em tratamento de reabilitação de qualquer tipo, entre outros.
O profissional desenvolve e aplica os processos terapêuticos relacionados ao tratamento dos problemas identificados ou ao aperfeiçoamento das habilidades comunicativas do paciente. O trabalho do fonoaudiólogo pode ser acompanhado também pela monitoria e orientação dos pacientes e de suas famílias.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
A possibilidade de atuação no ramo educacional é vasta ao profissional de Dança. Desde a área acadêmica, voltada para universidades e cursos superiores, até cursos livres, escolas de formação ou aulas para o público infantil.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Leia também: 10 profissões da Engenharia com aplicações na área da Saúde
+ 10 profissões na área de Design que talvez você não conheça
Se alguma dessas profissões te interessou, saiba que a Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 80% para você ingressar no curso dos seus sonhos. Não precisa comprovar renda, nem apresentar a nota do Enem.
Vale destacar que existem oportunidades tanto para o nível de graduação e cursos técnicos, quanto para a pós-graduação. Confira:
São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras, como: