6 Profissões para trabalhar na Educação Infantil
Confira 6 profissões na área da Educação Infantil. Além da Educação, a área da Saúde também é uma opção aos profissionais. Confira na Revista Quero!
Se você quer trabalhar com crianças, processo de aprendizagem e área educacional, a publicação abaixo é feita para você. Em mais uma publicação da série sobre profissões, descubra seis profissões para trabalhar na Educação Infantil.
Mas antes de abordarmos a Educação, nós faremos dois convites. Não deixe de conferir as duas últimas publicações de nossa série textual: Nutrição: Confira 5 profissões em alta no mercado e Psicologia: Confira 5 especializações que talvez você não conheça.
Você vai se surpreender com as profissões destacadas.
Boa leitura!
1- Coordenador pedagógico
O coordenador pedagógico é um profissional que trabalha com as situações educacionais e promove conexão entre a instituição de ensino, as famílias e os estudantes. A sua capacidade de comunicação deve ser abrangente e utilizada para beneficiar todas as partes na proposta educacional.
Dentre as ações deste profissional, o coordenador pedagógico deve fazer o gerenciamento de ações para otimizar o tempo e a aprendizagem do estudante. Além disso, o perfil questionador e crítico também deve ser utilizado para aguçar debates sobre melhorias para a escola/instituição de ensino e ao estudante.
2- Psicopedagogo
O psicopedagogo é o profissional que estuda o modo como um indivíduo constrói conhecimentos. Tudo o que acontece por meio da assimilação e processamento de informações em todas as etapas da vida, desde a primeira infância até a velhice. O profissional analisa tanto o comportamento humano e os fatores que interferem nesse procedimento.
Vale destacar que o psicopedagogo está apto às ações de desenvolvimento de projetos favoráveis à transformação do processo educacional, com o objetivo de prevenir fatores que prejudiquem o ensino e o aprendizado.
Veja a publicação: Quer saber se você tem perfil para Pedagogia? Faça o teste e descubra!
3- Professor
Além da transmissão de conhecimento sobre determinados assuntos, o papel do professor também envolve uma responsabilidade que consiste em formar o aluno em uma perspectiva integral que engloba os aspectos social, afetivo e psicológico.
Para isso, é preciso ter experiência, cultura e conhecimento abrangentes, com o propósito de tornar o aluno capaz de responder, de forma crítica e autônoma, aos desafios de uma sociedade em transformação constante – seja no âmbito pessoal ou profissional.
Além da Educação Infantil, um professor poderá atuar no Ensino Básico – Fundamental ou Médio, universidades e centros universitários, cursinhos preparatórios para o vestibular, escolas técnicas, escolas de cursos livres ou profissionalizantes, escolas de idiomas, de música, de artes, de informática e demais áreas do conhecimento.
4- Psicólogo
O psicólogo está apto ao diagnóstico sobre quesitos de cognição, de percepção, de aflições emocionais, das condições sociais e até mesmo físicas das crianças. O profissional poderá identificar cenários que acarretam barreiras no processo de aprendizagem da criança. Além disso, o profissional poderá identificar porquês na dificuldade de relacionamento com outras crianças dentro do ambiente escolar.
Vale destacar a possibilidade de atuação do psicólogo com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem ou em disciplinas específicas no processo educacional.
5- Fonoaudiólogo
Além da sua possibilidade de trabalhar com a educação infantil, o fonoaudiólogo está habilitado ao atendimento de pessoas com diversos tipos de necessidades: atores, locutores, bebês e crianças que estão desenvolvendo a fala, idosos com dificuldades de comunicação, pessoas com transtornos de deglutição, pessoas em tratamento de reabilitação de qualquer tipo, entre outros.
O profissional desenvolve e aplica os processos terapêuticos relacionados ao tratamento dos problemas identificados ou ao aperfeiçoamento das habilidades comunicativas do paciente. O trabalho do fonoaudiólogo pode ser acompanhado também pela monitoria e orientação dos pacientes e de suas famílias.
6- Profissional de dança
A possibilidade de atuação no ramo educacional é vasta ao profissional de Dança. Desde a área acadêmica, voltada para universidades e cursos superiores, até cursos livres, escolas de formação ou aulas para o público infantil.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Leia também: 10 profissões da Engenharia com aplicações na área da Saúde
10 profissões na área de Design que talvez você não conheça