Fonoaudiólogo: tudo sobre a profissão
O fonoaudiólogo é um profissional da área de saúde com formação superior dedicado a melhorar a comunicação humana.
Sua atuação abrange a prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de uma variedade de aspectos, incluindo audição, linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala, respiração e deglutição.


Sobre a profissão
O que faz um Fonoaudiólogo?
O fonoaudiólogo é o profissional responsável por diagnosticar e tratar distúrbios relacionados à comunicação humana.
Ele atende pacientes com dificuldades na fala, audição, voz e linguagem, ajudando desde crianças com atraso no desenvolvimento da fala até adultos com problemas decorrentes de doenças neurológicas.
Seu objetivo é garantir uma comunicação saudável, promovendo a qualidade de vida para seus pacientes, por meio de testes auditivos, exercícios vocais, terapia fonoaudiológica e orientação que melhoram a comunicação oral e escrita.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Fonoaudiologia
Para que serve o fonoaudiólogo?
O fonoaudiólogo atua para:
- Avaliar e diagnosticar dificuldades de fala, linguagem e audição.
- Realizar tratamentos de distúrbios da comunicação.
- Orientar sobre o uso adequado da voz.
- Ajudar na reabilitação de pacientes com dificuldades auditivas.
- Prevenir e tratar distúrbios de deglutição e alimentação.
- Acompanhar pacientes com dificuldades cognitivas relacionadas à comunicação.
O fonoaudiólogo é médico?
Embora seja um profissional especializado na área da saúde, é importante destacar que o fonoaudiólogo não é um médico.
Enquanto o médico trata uma variedade de condições de saúde, o fonoaudiólogo atende pacientes com distúrbios na comunicação.
Como atua um Fonoaudiólogo?
Em sua rotina, o fonoaudiólogo realiza avaliações e elabora respostas apropriadas para corrigir distúrbios de comunicação, fortalecendo os músculos da face e boca, melhorando a dicção e reabilitando o paciente.
Ele lida com diferentes condições, desde crianças que apresentam atrasos na fala a adultos em fase de reabilitação após cirurgias, AVC ou doenças neurodegenerativas que afetam a comunicação e a deglutição.
É durante as sessões que o profissional coloca as terapias em pratica, acompanhando a evolução do paciente em consultórios, hospitais, escolas ou até mesmo em atendimentos domiciliares, dependendo da necessidade de quem é atendido.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O fonoaudiólogo pode prescrever medicamento?
O fonoaudiólogo não é autorizado a prescrever medicamentos. A prescrição de medicamentos é uma atribuição privativa de médicos e, em alguns casos específicos, de outros profissionais de saúde devidamente regulamentados.
O fonoaudiólogo tem CRM?
O fonoaudiólogo não possui CRM (Conselho Regional de Medicina), pois não é um médico. Os fonoaudiólogos são registrados nos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia (Crefono), que regulamentam e fiscalizam o exercício da profissão.
Onde atua um Fonoaudiólogo?
O fonoaudiólogo pode trabalhar em hospitais e clínicas, onde auxilia no diagnóstico e tratamento de pacientes com distúrbios da fala, audição e deglutição. As oportunidades se concentram tanto no setor público quanto privado, e o profissional pode integrar equipes multidisciplinares para reabilitação de pacientes.
O profissional também encontra oportunidades em escolas e instituições de ensino, auxiliando no desenvolvimento da linguagem infantil, identificando dificuldades na aprendizagem e promovendo a inclusão de crianças com distúrbios da comunicação.
Além disso, pode trabalhar em empresas e centros de treinamento, orientando profissionais que utilizam a voz como ferramenta de trabalho.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um fonoaudiólogo.
Por que ser um Fonoaudiólogo?
Como se tornar um Fonoaudiólogo?
Para se tornar fonoaudiólogo, é necessário concluir a graduação em Fonoaudiologia. Além disso, o profissional deve obter o registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono), entidade que fiscaliza o exercício profissional do fonoaudiólogo.
Além disso, o fonoaudiólogo deve adquirir experiência na área, seja por meio de estágios ou projetos acadêmicos. O profissional também pode dar sequência aos estudos, realizando uma pós-graduação no tema de interesse.
Existem diferentes especialidades, como: Fonoaudiologia do Trabalho, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiologia Pediátrica e Fonoaudiologia Neurofacial.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Fonoaudiologia em sua região.
Para ser fonoaudiólogo precisa fazer medicina?
Não, para ser fonoaudiólogo não é necessário fazer Medicina. A profissão exige a conclusão do curso de Fonoaudiologia, que é uma graduação específica na área da saúde, com duração média de quatro anos.
Durante o curso, os estudantes aprendem sobre anatomia, fisiologia, linguística, audiologia, motricidade orofacial e outras disciplinas voltadas para o diagnóstico, prevenção e tratamento de distúrbios da comunicação, fala e audição.
O que precisa para ser fonoaudiólogo?
Em suma, para ser fonoaudiólogo, é necessário:
- Concluir a graduação em Fonoaudiologia;
- Obter o registro profissional no Crefono.
Oportunidades para se tornar Fonoaudiólogo
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Vale a pena estudar para ter essa profissão?
Ser formado ou não... eis a questão?