logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Fonoaudiólogo: tudo sobre a profissão

Aquele que trata os aspectos físicos e biológicos da comunicação. Profissional responsável por diagnosticar e tratar problemas relacionados a fala, audição, mastigação e respiração
fonoaudiólogo

Sobre a profissão

O fonoaudiólogo é um profissional da área da Saúde que atua principalmente nos aspectos biológicos que impactam a comunicação humana e a articulação da linguagem. Assim, ele atua no diagnóstico, na avaliação e no tratamento de problemas relacionados à fala, à audição, à respiração, à mastigação, à deglutição, ou no aprimoramento dessas capacidades.


O fonoaudiólogo pode atender pessoas com todos os tipos de necessidades: atores, locutores e cantores, bebês e crianças desenvolvendo a fala, idosos com dificuldades de comunicação, pessoas com transtornos de deglutição, pessoas em tratamento de reabilitação de qualquer tipo, entre outros.


Por conta da abrangência de atuação, o profissional atende a diversas faixas etárias, o que envolve, crianças, adultos e idosos.  


No dia a dia, o fonoaudiólogo realiza avaliações e diagnósticos de fonoaudiologia, buscando identificar possíveis problemas relacionados à necessidade de seus pacientes. Além disso, ele desenvolve e aplica os processos terapêuticos relacionados ao tratamento dos problemas identificados ou ao aperfeiçoamento das habilidades comunicativas do paciente. Todo esse trabalho é acompanhado também pela monitoria e orientação dos pacientes e de suas famílias.


Existem, também, atuações específicas, como, por exemplo, fonoaudiologia pediátrica, onde o profissional exerce atuação no atendimento a crianças e adolescentes. Além do exemplo em destaque, existem outros disponíveis. Cada área possui o mercado de trabalho próprio e salários variados.


O salário médio de um fonoaudiólogo no país é de R$ 2.941,93, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

No dia a dia, o fonoaudiólogo realiza avaliações e diagnósticos de fonoaudiologia, buscando identificar possíveis problemas relacionados à necessidade de seus pacientes. Além disso, ele desenvolve e aplica os processos terapêuticos relacionados ao tratamento dos problemas identificados ou ao aperfeiçoamento das habilidades comunicativas do paciente. Todo esse trabalho é acompanhado também pela monitoria e orientação dos pacientes e de suas famílias.



O fonoaudiólogo atua principalmente em hospitais, clínicas e ambulatórios de fonoaudiologia, escolas, asilos, berçários e creches. Além disso, também pode trabalhar em empresas de comunicação ou no ramo de entretenimento (cinema, teatro, TV, entre outros).


Vale destacar que o fonoaudiólogo não é um médico. Isso porque as áreas de atuação são divergentes e, embora ambas as profissões realizem atendimentos em clínicas e busquem solucionar problemas relacionados à saúde, as duas possuem ênfases e abordagens diferentes. Isso porque, enquanto o médico realiza atendimentos gerais, o fonoaudiólogo atua especificamente em regiões ligadas à fala, respiração e audição.


Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Por que ser um Fonoaudiólogo?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Fonoaudiólogo

    Como se tornar um Fonoaudiólogo?

    Para exercer atuação na área, o profissional deve ter concluído a graduação em Fonoaudiologia. O curso é encontrado em diversas instituições no país, podendo ser realizado em modalidades variadas, como presencial, semipresencial e EaD. 


    Possuir registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia também é um requisito para o profissional. Para isso, o fonoaudiólogo deve efetuar seu registro junto ao conselho, o que pode ser realizado por meio do portal do órgão.


    Os conselhos profissionais de classe, o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) e os Conselhos Regionais de Fonoaudiologia, criados em 1981, possuem como principal finalidade a fiscalização do exercício profissional do fonoaudiólogo. Enquanto o Conselho Federal define as normas e atos que devem conduzir o exercício profissional, os Conselhos Regionais promovem a regulamentação e o cumprimento das resoluções e portarias da entidade.


    Além disso, é de suma importância que o futuro fonoaudiólogo obtenha experiência na área por meio de estágios e pesquisas na área e, ao fim do curso, buscar uma vaga a partir de processos seletivos regulares ou de concursos públicos.


    Profissionais que desejam atuar em áreas específicas da Fonoaudiologia têm a opção de realizar uma pós-graduação no tema de interesse. Nesse sentido, existem variados cenários, como, por exemplo: Fonoaudiologia do Trabalho, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiologia Pediátrica, Fonoaudiologia Neurofacial, entre diversas outras áreas disponíveis.


    Se você deseja ingressar na área por meio de uma graduação no curso, confira as ofertas disponíveis no site da Quero Bolsa. Na plataforma você poderá encontrar bolsas de estudo com até 80% de desconto em nível de graduação e pós-graduação.



    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.