Fonoaudiólogo: tudo sobre a profissão

Aquele que trata os aspectos físicos e biológicos da comunicação

Profissional responsável por diagnosticar e tratar problemas relacionados a fala, audição, mastigação e respiração

fonoaudiólogo

Sobre a profissão

O fonoaudiólogo é um profissional da área da Saúde que atua principalmente nos aspectos biológicos que impactam a comunicação humana e a articulação da linguagem. Assim, ele atua no diagnóstico, na avaliação e no tratamento de problemas relacionados à fala, à audição, à respiração, à mastigação, à deglutição, ou no aprimoramento dessas capacidades.

O fonoaudiólogo pode atender pessoas com todos os tipos de necessidades: atores, locutores e cantores, bebês e crianças desenvolvendo a fala, idosos com dificuldades de comunicação, pessoas com transtornos de deglutição, pessoas em tratamento de reabilitação de qualquer tipo, entre outros.

No dia a dia, o fonoaudiólogo realiza avaliações e diagnósticos de fonoaudiologia, buscando identificar possíveis problemas relacionados à necessidade de seus pacientes. Além disso, ele desenvolve e aplica os processos terapêuticos relacionados ao tratamento dos problemas identificados ou ao aperfeiçoamento das habilidades comunicativas do paciente. Todo esse trabalho é acompanhado também pela monitoria e orientação dos pacientes e de suas famílias.

O salário médio de um fonoaudiólogo no país é de R$ 2.941,93, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O fonoaudiólogo atua principalmente em hospitais, clínicas e ambulatórios de fonoaudiologia, escolas, asilos, berçários e creches. Além disso, também pode trabalhar em empresas de comunicação ou no ramo de entretenimento (cinema, teatro, TV, entre outros).

Por que ser um Fonoaudiólogo?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Fonoaudiólogo

    Como se tornar um Fonoaudiólogo?

    Além de concluir a graduação e registrar-se corretamente no Conselho Regional de Fonoaudiologia, o futuro fonoaudiólogo pode obter experiência na área por meio de estágios e pesquisa na área e, ao fim do curso, buscar uma vaga a partir de processos seletivos regulares ou de concursos públicos.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.