Em sua rotina, o fonoaudiólogo realiza avaliações e elabora respostas apropriadas para corrigir distúrbios de comunicação, fortalecendo os músculos da face e boca, melhorando a dicção e reabilitando o paciente.
Ele lida com diferentes condições, desde crianças que apresentam atrasos na fala a adultos em fase de reabilitação após cirurgias, AVC ou doenças neurodegenerativas que afetam a comunicação e a deglutição.
É durante as sessões que o profissional coloca as terapias em pratica, acompanhando a evolução do paciente em consultórios, hospitais, escolas ou até mesmo em atendimentos domiciliares, dependendo da necessidade de quem é atendido.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O fonoaudiólogo pode prescrever medicamento?
O fonoaudiólogo não é autorizado a prescrever medicamentos. A prescrição de medicamentos é uma atribuição privativa de médicos e, em alguns casos específicos, de outros profissionais de saúde devidamente regulamentados.
O fonoaudiólogo tem CRM?
O fonoaudiólogo não possui CRM (Conselho Regional de Medicina), pois não é um médico. Os fonoaudiólogos são registrados nos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia (Crefono), que regulamentam e fiscalizam o exercício da profissão.