Enem dos Concursos: efetivação de aprovados será iniciada em janeiro de 2025
A efetivação de aprovados no CNU será iniciada em janeiro de 2025, segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Leia mais na Revista Quero.
Os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos“, que terá suas provas realizadas neste domingo (18/8), começarão a atuar no serviço público a partir de janeiro de 2025.
A informação foi divulgada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante sua participação no programa Bom Dia, Ministra, transmitido nesta quinta-feira (15/8) pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“A nossa expectativa é que as pessoas entrem efetivamente em janeiro de 2025, principalmente para aquelas carreiras que não têm o curso de formação como etapa da seleção”, iniciou.
“Para as carreiras que têm cursos de formação, ou seja, no dia 21 de novembro eu sei quem passou na prova, mas ela ainda precisa fazer um curso de formação, ser aprovada no curso de formação, para efetivamente tomar posse, a gente vai começar a chamar a partir de novembro já essas carreiras, para que esse curso de formação comece provavelmente também em janeiro”, disse a ministra.
Leia mais:
Edital de cada bloco no CNU: saiba como acessar
CNU 2024: local de prova é divulgado; confira já
Prova extraordinária do CNU: o que é e como vai funcionar
Teste Vocacional gratuito
“As pessoas devem ficar muito atentas porque a gente faz três chamadas. Se a pessoa não atende as três chamadas, ela tá fora e chamamos novas pessoas. Os cursos de formação duram três meses. Mais ou menos, ela vai entrar a partir de abril”, afirmou.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, até a tarde de quarta-feira (14/8), apenas 35% dos inscritos haviam acessado o cartão de confirmação de inscrição, que contém informações sobre o local de realização das provas.
Quantas pessoas se inscreveram para o Enem dos Concursos?
Mais de 2,1 milhões de candidatos em todo o Brasil estão inscritos para o concurso, que oferece 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos públicos federais. As provas serão realizadas em 228 cidades, abrangendo todas as regiões e estados do país.
Inicialmente previstas para 5 de maio, as provas foram adiadas devido ao desastre climático no Rio Grande do Sul.
Com o adiamento, os candidatos tiveram a opção de desistir do concurso e solicitar o reembolso da taxa de inscrição. Segundo a ministra, 30 mil pessoas optaram por desistir.
Conforme o novo cronograma definido pelo Governo Federal, os resultados das provas serão divulgados no domingo (18/8), a partir das 20 horas, duas horas após o término do concurso, e o gabarito preliminar será publicado no dia 20 de agosto.
+ Novo cronograma do CNU é divulgado pelo Governo; veja as datas
Qual é o cronograma do Concurso Nacional Unificado?
O cronograma do CNU está distribuído entre as seguintes datas:
-
4 de julho – Publicação de Decreto e retificação do Edital;
-
5 a 7 de julho – Prazo para solicitar a devolução da taxa de inscrição;
-
7 de agosto – Disponibilização dos Cartões de Confirmação;
-
18 de agosto – Aplicação das provas;
-
18 de agosto – divulgação dos cadernos de provas (após às 20h);
-
20 de agosto – divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
-
20 e 21 de agosto – prazo para o envio de recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
-
10 de setembro – disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
-
8 de outubro – divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
-
21 de novembro – divulgação final dos resultados;
-
Janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação.
Sabia que muitos concursos exigem faculdade?
Diversos concursos públicos exigem que os candidatos possuam um diploma de curso superior como requisito para se inscreverem. Outros ainda possuem salários maiores para quem tem faculdade. Não perca oportunidades de passar num concurso público por isso!
Na Quero Bolsa, você encontra bolsas de estudo para diversos cursos! São descontos de até 80% na mensalidade, em milhares de faculdades pelo Brasil. Confira as bolsas disponíveis:
Para se ter ideia, algumas das mais de 1.000 instituições de ensino parceiras são: