-
Quem faltou ao primeiro dia do Enem 2025 pode comparecer ao segundo, mas a participação valerá apenas para autoavaliação, já que a nota só é válida quando os dois dias são realizados;
-
O resultado exibirá somente as notas das provas feitas, sem permitir uso no Sisu, Prouni, Fies ou demais processos seletivos;
-
Ausência por doenças infectocontagiosas ou problemas logísticos previstos no edital permite pedido de reaplicação, solicitado pela Página do Participante em até cinco dias úteis após a aplicação.
Enem: quem perdeu o primeiro dia de prova pode ir no segundo?
Entenda se quem faltou no primeiro dia de prova do Enem pode ir no segundo ou não
Entenda se quem faltou no primeiro dia de prova do Enem pode ir no segundo ou não
Em resumo:
Continue lendo e saiba mais!
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 ocorreu nos domingos do dias 9 e 16 de de novembro.
Confira: Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Fique por dentro de tudo sobre o Enem
Todos os anos, milhões de pessoas se inscrevem no Enem, mas nem todos comparecem no primeiro dia de prova. Sendo assim, uma dúvida comum é: se eu não fui no primeiro dia de prova, posso ir no segundo?

Leia mais: Enem: 6 estratégias para driblar o cansaço no 2º dia de prova
+ Matemática no Enem: veja quais funções mais caem
Quem perdeu o primeiro dia de prova pode ir no segundo?
A resposta mais fácil e rápida é: sim, quem não foi por algum motivo no primeiro dia do Enem, pode ir sim no segundo, sem problemas.
A única diferença é que, segundo o Inep, a participação servirá, no entanto, apenas para autoavaliação, já que para conseguir utilizar as notas em programas como Sisu, Prouni, Fies ou até mesmo para obter a nota final do Enem e utilizar em processos seletivos de faculdades é preciso ter feito os dois dias de exame.
No caso da pessoa que perdeu um dos dois dias de prova e foi no outro, quando o resultado for divulgado, o sistema apresentará apenas as notas das provas realizadas no dia que aquele candidato compareceu.
Confira: 10 dicas para quem vai fazer o Enem pela primeira vez
+ Qual dia do Enem é mais difícil? Entenda a diferença entre os dois dias de prova
Faltei por causa de doenças ou problemas logísticos no Enem, e agora?
Se a falta ocorreu por motivo de doenças ou por problemas logísticos previstos no edital do Enem, é possível pedir a reaplicação. O pedido deve ser feito pela Página do Participante, em até cinco (5) dias úteis após o último dia de aplicação.
Dentre os motivos listados pelo Inep para pedir reaplicação estão doenças infectocontagiosas, como tuberculose, varíola, sarampo, poliomelite, covid-19 e outras. Já dentro dos problemas logísticos, alguns são desastres naturais, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico, etc.
Gabarito extraoficial do Enem 2025: saiba como acessar
Para acessar o gabarito extraoficial do Enem da Revista Quero em parceria com o Curso Anglo, é muito fácil.
Para conferir, é só clicar no botão abaixo:
Preparadão Enem
O Preparadão Enem chegou para ajudar quem está estudando para o Enem e busca uma preparação intensiva e focada para a prova.
Se você quiser tudo isso, basta entrar para a comunidade clicando no botão abaixo!
Além do Enem, como fazer faculdade?
Você sabia que não precisa depender somente do Enem para entrar na faculdade? É isso mesmo!
Na Quero Bolsa, você encontra bolsas de estudo de até 80% de desconto em inúmeros cursos, em milhares de faculdades espalhadas por todo o país. Se quiser dar uma olhada nas ofertas, acesse o botão abaixo e procure pelo curso de seu interesse:
Algumas das faculdades também oferecem descontos especiais nas suas mensalidades:
Veja mais: Pode tomar café antes do Enem?
+ 5 dicas de última hora para Biologia no Enem



