Entenda a diferença entre Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores
Está em dúvida entre Arquitetura e Design de Interiores? Veja os detalhes sobre cada curso e decida qual é a melhor opção para você.
Se você se interessa pela área de projeção de ambientes, mas possui dúvidas se é melhor escolher o curso de Arquitetura e Urbanismo ou Design de Interiores, o primeiro passo para tomar essa decisão é compreender cada um deles.
Tanto o arquiteto quanto o designer de interiores podem trabalhar com a ambientação de espaços.
A grande diferença é que o arquiteto, que precisa de uma especialização para trabalhar com ambientação, pode atuar com todos os tipos de obra e realizar mudanças estruturais, como derrubar paredes e alterar instalações elétricas.
Já o designer de interiores, possui sua atuação restrita à área de arranjamento de ambientes. Quer saber mais? Confira os detalhes de cada curso:
Encontre bolsas de estudo de até 80% para Design de Animação
Arquitetura e Urbanismo
O curso de Arquitetura e Urbanismo forma profissionais habilitados para planejar e organizar ambientes internos, externos e edificações a partir de critérios como conforto, estética e funcionalidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O arquiteto é o responsável por determinar quais materiais, técnicas e metodologias serão utilizadas na obra, de acordo com a iluminação, ventilação e disposição dos objetos no ambiente. Além disso, ele avalia os possíveis impactos ambientais das construções e reformas.
Já o urbanista atua no planejamento, organização e revitalização de espaços públicos, como cidades e bairros. Ambos podem exercer a profissão no setor público ou no privado, em construtoras, empresas de arquitetura e como autônomos.
O curso é oferecido no nível bacharelado, com duração média de cinco anos. Ele é classificado na área de Artes e Design, e sua grade curricular possui conteúdos de Ciências Humanas e de Exatas distribuídos em aulas teóricas e práticas. Dentre elas, inclui-se matemática, história da arquitetura, antropologia e desenho arquitetônico. O aluno também aprende a lidar com programas de computador sobre ambientes.
Leia também:
Preciso saber desenhar para cursar Arquitetura?
50 melhores cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, segundo o MEC
Design de Interiores
O profissional formado em Design de Interiores capacita profissionais para atuar na projeção e otimização de ambientes, de acordo com as necessidades do cliente, em espaços residenciais, comerciais e corporativos, e como autônomo.
Assim como o arquiteto, o designer também considera padrões de estética e funcionalidade. Além disso, ele projeta ambientes de trabalho, monta instalações como estandes ou feiras de eventos e desenvolve projetos de sustentabilidade.
O curso Design de Interiores é oferecido nos níveis técnico, bacharelado e tecnológico. O nível técnico possui duração de um ano a um ano e meio, e pode ser feito durante o Ensino Médio.
O bacharelado, que possui duração média de quatro anos, tem grande parte do conteúdo formado por aulas práticas, como técnicas de instalação e iluminação, materiais e revestimentos, desenho de móveis e utilização de ferramentas digitais.
Já o nível tecnológico, com duração de dois anos, é voltado para decoração, paisagismo ou design de móveis e ambientes. O conteúdo envolve estudo de cores, estudo de ferramentas digitais e representação gráfica com ênfase em espaços residenciais e comerciais.
Quero começar a estudar. E agora?
Agora que você já sabe a diferença entre as duas opções de cursos, ficou mais fácil decidir! E que tal começar a estudar com uma bolsa de estudos de até 75% em todas as mensalidades, até a sua formação? Pela plataforma Quero Bolsa, você pode! Para garantir a sua bolsa, é só clicar no botão abaixo. 😉
É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! 😉