logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Entenda a diferença entre Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores

por Patrícia Carvalho em 18/03/19 1,6 mil visualizações

Se você se interessa pela área de projeção de ambientes, mas possui dúvidas se é melhor escolher o curso de Arquitetura e Urbanismo ou Design de Interiores, o primeiro passo para tomar essa decisão é compreender cada um deles.


Tanto o arquiteto quanto o designer de interiores podem trabalhar com a ambientação de espaços. 

A grande diferença é que o arquiteto, que precisa de uma especialização para trabalhar com ambientação, pode atuar com todos os tipos de obra e realizar mudanças estruturais, como derrubar paredes e alterar instalações elétricas.

Já o designer de interiores, possui sua atuação restrita à área de arranjamento de ambientes. Quer saber mais? Confira os detalhes de cada curso:

Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo forma profissionais habilitados para planejar e organizar ambientes internos, externos e edificações a partir de critérios como conforto, estética e funcionalidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O arquiteto é o responsável por determinar quais materiais, técnicas e metodologias serão utilizadas na obra, de acordo com a iluminação, ventilação e disposição dos objetos no ambiente. Além disso, ele avalia os possíveis impactos ambientais das construções e reformas.

Já o urbanista atua no planejamento, organização e revitalização de espaços públicos, como cidades e bairros. Ambos podem exercer a profissão no setor público ou no privado, em construtoras, empresas de arquitetura e como autônomos.

O curso é oferecido no nível bacharelado, com duração média de cinco anos. Ele é classificado na área de Artes e Design, e sua grade curricular possui conteúdos de Ciências Humanas e de Exatas distribuídos em aulas teóricas e práticas. Dentre elas, inclui-se matemática, história da arquitetura, antropologia e desenho arquitetônico. O aluno também aprende a lidar com programas de computador sobre ambientes.

Leia também:
Preciso saber desenhar para cursar Arquitetura?
50 melhores cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, segundo o MEC

Design de Interiores


O profissional formado em Design de Interiores capacita profissionais para atuar na projeção e otimização de ambientes, de acordo com as necessidades do cliente, em espaços residenciais, comerciais e corporativos, e como autônomo.

Assim como o arquiteto, o designer também considera padrões de estética e funcionalidade. Além disso, ele projeta ambientes de trabalho, monta instalações como estandes ou feiras de eventos e desenvolve projetos de sustentabilidade. 

O curso Design de Interiores é oferecido nos níveis técnico, bacharelado e tecnológico. O nível técnico possui duração de um ano a um ano e meio, e pode ser feito durante o Ensino Médio.

O bacharelado, que possui duração média de quatro anos, tem grande parte do conteúdo formado por aulas práticas, como técnicas de instalação e iluminação, materiais e revestimentos, desenho de móveis e utilização de ferramentas digitais. 

Já o nível tecnológico, com duração de dois anos, é voltado para decoração, paisagismo ou design de móveis e ambientes. O conteúdo envolve estudo de cores, estudo de ferramentas digitais e representação gráfica com ênfase em espaços residenciais e comerciais. 

Quero começar a estudar. E agora?

Agora que você já sabe a diferença entre as duas opções de cursos, ficou mais fácil decidir! E que tal começar a estudar com uma bolsa de estudos de até 75% em todas as mensalidades, até a sua formação? Pela plataforma Quero Bolsa, você pode! Para garantir a sua bolsa, é só clicar no botão abaixo. ;)

Bolsas por WhatsApp

É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;)

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54