Quais cursos têm os alunos mais velhos? E mais novos?
Cursos na área de educação têm os alunos mais velhos. Computação, os mais jovens. Veja o ranking completo de cursos.
Atualizado em: 03/03/2020.
Já teve curiosidade pra saber qual o curso que mais atrai estudantes jovens? E sabe quais as graduações mais comuns entre os estudantes com mais de 40? Nós descobrimos!
Fizemos um estudo baseado em dados do Censo da Educação Superior de 2015, elaborado pelo Inep. Foram considerados alunos de graduação em todo o Brasil, com matrícula ativa durante o ano de 2015.
Nessa primeira tabela classificamos os 100 maiores cursos, ordenados pela idade média dos alunos. Confira:
O curso de Teologia é o preferido entre os alunos mais maduros. A média de idade dos estudantes é de 36,8 anos. Já o curso Ciência e Tecnologia é o que atrai os alunos mais jovens, com uma média de idade de 22,3 anos.
***
Top 5 cursos com maior e menor média de idade
Também classificamos os 5 cursos com a maior idade média e os 5 cursos com a menor idade média entre os alunos. Nesse caso – diferentemente da tabela acima na qual consideramos apenas os 100 maiores cursos – foram incluídos todos os cursos com pelo menos 50 alunos.
***
Média de idade por área do conhecimento
A tabela abaixo mostra a média de idade dos alunos por área de conhecimento, seguindo a classificação da OCDE.
É interessante notar a polaridade de interesses entre o público jovem e o público mais maduro. Os cursos relacionados a tecnologia e engenharias atraem alunos com pouco mais de 20 anos, na média. Podemos observar isso nos cursos de Ciências Biomédicas (21 anos), Design de Games (21,1 anos), Ciência e Tecnologia (22,3) e Engenharia da Computação (22,6 anos).
Por outro lado, os cursos relacionados a religião e educação atraem, em média, alunos com idade entre 30 e 45 anos. Como é o caso dos cursos de Ciência da Religião (44,3 anos), Ciências Teológicas (39,6 anos), Teologia (36,8 anos), Pedagogia (31,1 anos) e os cursos de Letras.
***
Os 5 alunos mais velhos e os 5 mais novos do Brasil
Por curiosidade, também procuramos os 5 alunos mais velhos e os 5 alunos mais novos do Brasil que cursavam alguma graduação.
Encontramos no censo do Inep uma aluna que cursava Moda na Veiga de Almeida com 91 anos! E na Estácio e na ULBRA tinha dois estudantes de Direito também com 91 anos. Imagina só!
Realmente, não há idade certa para começar uma faculdade. Inclusive fizemos um post muito legal com os benefícios de começar a estudar depois dos 30.
Está procurando entrar na faculdade?
Se você está buscando um curso superior, dá uma olhada no Quero Bolsa. São bolsas de estudo de até 75% em mais de 1,2 mil faculdades em todo o Brasil.
Veja a lista de algumas instituições parceiras do Quero Bolsa que oferecem bolsas de estudo em diversas graduações:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
- UFBRA
Encontre aquele curso que você sempre quis fazer e realize o sonho de entrar na faculdade ainda neste semestre!