
Quando vai ser o Enem em 2025?
Juliana Gottardi | 09/05/25Inep ainda não divulgou a data oficial da prova, mas cronograma de isenção de taxa já está aberto para candidatos
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é composto de quatro cadernos de questões múltipla escolha e uma redação do gênero dissertação. Além disso, o exame utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para atribuir uma nota final aos candidatos.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80% para graduação
Nos vestibulares tradicionais, o mais comum é atribuir uma nota de acordo com o número de acertos. No Enem, é levado em consideração não apenas o número de acertos, mas também a coerência das respostas do candidato.
Nesta quinta-feira (10), pela primeira vez em 13 anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os parâmetros da nota do Enem. Entenda!
Leia mais
+ Inep divulga resultado do Enem 2021
+ Veja como usar a nota do Enem
Pela primeira vez na história, o Inep tornou público os parâmetros do modelo de Teoria de Resposta ao Item (TRI). Segundo a divulgação, há três parâmetros utilizados para avaliar cada questão, são eles:
1. Discriminação
Diz respeito ao poder de discriminação de cada questão em relação à capacidade de identificar o domínio do participante em determinada habilidade.
Possui relação com a dificuldade da habilidade avaliada na questão. Quanto maior for o valor, mais difícil é a questão. O esperado é que haja questões de diferentes níveis de dificuldade em uma prova.
Esse parâmetro diz respeito ao famoso acerto pelo “chute”, quando o candidato escolhe qualquer uma das alternativas e, por acaso, acerta. Para tanto, ele avalia a probabilidade do candidato ter acertado a questão mesmo sem dominar a habilidade avaliada.
+ Resultado Enem 2021: confira os melhores memes
Esses três critérios permitem a estimativa da proficiência do candidato nas áreas avaliadas, calculando uma nota final. A princípio, o Inep divulgou apenas os parâmetros do Enem 2020.
Segundo o órgão, os parâmetros das outras edições serão disponibilizados conforme houver disponibilidade da equipe. Para o presidente do Inep, Danilo Dupas, essa medida faz parte do processo de “garantir mais transparência aos processos do Inep”.
A princípio, os dados divulgados auxiliam profissionais da Educação e interessados a entender melhor como funciona o critério de avaliação do Enem e como as habilidades cobradas na prova são categorizadas.
Segundo a metodologia da Teoria de Resposta ao Item, não apenas o número de acertos do candidato é avaliado, mas a coerência das respostas . Assim, estudantes com o mesmo número de acertos podem apresentar notas finais diferentes.
Segundo a TRI, a maior proficiência será a do candidato que responder aos itens de forma mais coerente.
+ Nota do Enem: entenda como funciona a TRI
Simulador de notas de corte
Se a ansiedade para o resultado do Fies, Prouni e Sisu, os principais programas do país, está grande, é possível colocar suas notas em um simulador e estimar quais são as melhores oportunidades para você.
Simulador de notas de corte do Enem
Caso você não tenha alcançado notas suficientes no Enem ou não se enquadre nos programas governamentais, mantenha a calma. Ainda é possível ingressar no ensino superior. A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo com desconto de até 80%, sem precisar comprovar renda ou utilizar a nota do Enem.
São mais de 1.200 instituições parceiras, confira algumas:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.