1. Discriminação
Diz respeito ao poder de discriminação de cada questão em relação à capacidade de identificar o domínio do participante em determinada habilidade.
2. Dificuldade
Possui relação com a dificuldade da habilidade avaliada na questão. Quanto maior for o valor, mais difícil é a questão. O esperado é que haja questões de diferentes níveis de dificuldade em uma prova.
3. Acerto casual :
Esse parâmetro diz respeito ao famoso acerto pelo “chute”, quando o candidato escolhe qualquer uma das alternativas e, por acaso, acerta. Para tanto, ele avalia a probabilidade do candidato ter acertado a questão mesmo sem dominar a habilidade avaliada.
+ Resultado Enem 2021: confira os melhores memes
Esses três critérios permitem a estimativa da proficiência do candidato nas áreas avaliadas, calculando uma nota final. A princípio, o Inep divulgou apenas os parâmetros do Enem 2020.
Segundo o órgão, os parâmetros das outras edições serão disponibilizados conforme houver disponibilidade da equipe. Para o presidente do Inep, Danilo Dupas, essa medida faz parte do processo de “garantir mais transparência aos processos do Inep”.
A princípio, os dados divulgados auxiliam profissionais da Educação e interessados a entender melhor como funciona o critério de avaliação do Enem e como as habilidades cobradas na prova são categorizadas.
TRI: entenda como é calculada a nota do Enem
Segundo a metodologia da Teoria de Resposta ao Item, não apenas o número de acertos do candidato é avaliado, mas a coerência das respostas . Assim, estudantes com o mesmo número de acertos podem apresentar notas finais diferentes.
Segundo a TRI, a maior proficiência será a do candidato que responder aos itens de forma mais coerente.
+ Nota do Enem: entenda como funciona a TRI
Simulador de notas de corte
Se a ansiedade para o resultado do Fies, Prouni e Sisu, os principais programas do país, está grande, é possível colocar suas notas em um simulador e estimar quais são as melhores oportunidades para você.
Simulador de notas de corte do Enem
Fui mal no Enem, e agora?
Caso você não tenha alcançado notas suficientes no Enem ou não se enquadre nos programas governamentais, mantenha a calma. Ainda é possível ingressar no ensino superior. A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo com desconto de até 80%, sem precisar comprovar renda ou utilizar a nota do Enem.
Encontre bolsas de estudo
São mais de 1.200 instituições parceiras, confira algumas: