Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Livro gratuito ajuda a desenvolver o raciocínio lógico para matemática e interpretação de textos

por Adriana Nakamura em 28/06/18 72 mil visualizações

Atualizado em: 19/12/2019.

Publicação direcionada a alunos do Ensino Fundamental e Médio e demais interessados utiliza situações cotidianas para desenvolver habilidades relacionadas à matemática e à interpretação de texto.

Resultados de exames nacionais e internacionais têm revelado que estudantes brasileiros ainda não apresentam nível satisfatório na aplicação de conteúdos que constam no currículo escolar.

Levantamentos recentes, como o estudo “Analfabetismo no Mundo do Trabalho”, concluem que somente 8% da população do Brasil a partir de 15 anos de idade são proficientes em Português e Matemática.

Esse cenário motivou Christiane Mazur Doi, professora titular da Universidade Paulista – Unip e coordenadora da Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos da instituição (CQA/Unip), a escrever seu novo livro, "Exercitando as capacidades de raciocinar, calcular e interpretar – 60 questões do Pisa detalhadamente explicadas e resolvidas".

Leia também:
+ Teste Vocacional gratuito: descubra sua profissão ideal
+ 12 cursos para quem gosta de Matemática
+ Saiba quais são as principais fórmulas de Matemática

Como baixar o livro

O livro "Exercitando as capacidades de raciocinar, calcular e interpretar – 60 questões do Pisa detalhadamente explicadas e resolvidas" está disponível no formato digital, em PDF, gratuitamente no blog da professora Christiane. O estudante deve acessar o endereço chrismazur16.wordpress.com e fazer o download do material.

Como o livro pode te ajudar

Publicada de forma independente, a obra oferece explicações conceituais e resolve, de forma didática e detalhada, 60 exercícios do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). O livro visa ao aprimoramento do uso do raciocínio lógico, da realização de cálculos e da interpretação de textos.

Segundo a autora, o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático é essencial para a compreensão de situações do dia a dia, como o cálculo de juros em financiamentos bancários e o significado de mapas que contêm taxas de homicídios por 100 mil pessoas, por exemplo.

“Acredito que se a Educação Básica no Brasil, de fato, fornecer bases para o desenvolvimento do raciocínio lógico, para o uso de ferramentas matemáticas na resolução de problemas concretos e para a utilização do pensamento criativo na proposta de soluções, poderemos construir uma nação mais produtiva e com menos desigualdades”. 
Christiane Mazur Doi, autora do livro "Exercitando as capacidades de raciocinar, calcular e interpretar – 60 questões do Pisa detalhadamente explicadas e resolvidas".

O que é o Pisa

O exame Pisa é uma das mais importantes avaliações de desempenho do mundo. Realizado a cada três anos, em mais de 70 países, sob a coordenação da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Pisa avalia o letramento de estudantes na faixa dos 15 anos nas áreas de Leitura, Matemática e Ciências.

Essa prova procura avaliar habilidades e competências relativas às análises e interpretações de enunciados contextualizados, ao uso do raciocínio lógico para a solução de problemas e à comunicação eficiente de ideias. “Embora o Brasil tenha participado de todas as edições do exame internacional, nosso país encontra-se no grupo de nações com os piores resultados”, afirma a professora.

Sobre a autora

Christiane Mazur Doi é autora de oito livros publicados sobre Matemática e Física. Em seu blog, posta semestralmente informações sobre exames internacionais e disponibiliza materiais e atividades gratuitos para auxiliar estudantes e interessados.

É doutora em Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Materiais, mestra em Ciências (Tecnologia Nuclear) e Engenheira Química, com aperfeiçoamento em tópicos de Estatística.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54