Mais países no BRICS? Veja como o tema cai no vestibular
Saiba quais são os 6 países que vão passar a integrar o grupo a partir de 2024, veja o que é o BRICS e como o tema já caiu nas provas do Enem e outros vestibulares
O BRICS, grupo formado atualmente pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, vai aumentar. Nesta quinta-feira (24), durante a 15ª cúpula do bloco, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, anunciou que mais 6 países foram chamados a participar do grupo.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Os seis países que foram convidados são: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. Segundo o anúncio, a nova composição passará a valer a partir de 1º de janeiro de 2024.
A adesão dos novos membros foi oficializada na Declaração de Joanesburgo, documento acordado e assinado entre os atuais integrantes do BRICS. No entanto, ainda não foi decidido se o nome do grupo, formado pelas iniciais dos países que o compõe, vai ser alterado ou não.
Veja: História e Geografia no Enem: 16 temas que podem cair na prova
+ 6 dicas de como estudar Geografia para o Enem
O que é o BRICS?
[#444654]”>[38rem] xl:max-w-3xl md:py-6 lg:px-0 m-auto”>[calc(100%-50px)] flex-col gap-1 md:gap-3 lg:w-[calc(100%-115px)]”>[20px] flex flex-col items-start gap-3 overflow-x-auto whitespace-pre-wrap break-words”>O BRICS é um mecanismo internacional de cooperação composto por cinco importantes países emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O grupo foi oficialmente formado em 2009, quando os líderes dessas nações resolveram se reunir anualmente para estabelecer uma cooperação mais estreita em questões econômicas e políticas. No entanto, a África do Sul só passou a fazer parte do grupo em 2011.
[#444654]”>[38rem] xl:max-w-3xl md:py-6 lg:px-0 m-auto”>[calc(100%-50px)] flex-col gap-1 md:gap-3 lg:w-[calc(100%-115px)]”>[20px] flex flex-col items-start gap-3 overflow-x-auto whitespace-pre-wrap break-words”>O principal objetivo do BRICS é promover a colaboração em áreas como comércio, finanças, tecnologia e política internacional, visando fortalecer a influência dessas nações em escala global e impulsionar o desenvolvimento econômico e social de seus membros.
Leia mais: Atualidades Enem: violência nas escolas
+ Atualidades Enem: guerra entre Rússia e Ucrânia
+ Atualidades Enem: mudanças climáticas
O BRICS representa uma significativa parcela da população mundial, recursos naturais e poder econômico. Os países membros buscam criar uma plataforma de cooperação para enfrentar desafios econômicos e políticos em comum, além de promover o comércio entre si e o crescimento econômico.
[#444654]”>[38rem] xl:max-w-3xl md:py-6 lg:px-0 m-auto”>[calc(100%-50px)] flex-col gap-1 md:gap-3 lg:w-[calc(100%-115px)]”>[20px] flex flex-col items-start gap-3 overflow-x-auto whitespace-pre-wrap break-words”>Juntos, eles também defendem uma ordem internacional mais multipolar e inclusiva. Durante a Cúpula de 2014, por exemplo, os países do BRICS assinaram a criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), que tem por objetivo financiar projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável em economias emergentes e em países em desenvolvimento.
Assim, o BRICS desempenha um papel relevante no cenário internacional, moldando as discussões globais e influenciando políticas que afetam não apenas seus membros, mas também o mundo como um todo.
Confira: Atualidades Enem: Fome no Brasil
+ Atualidades Enem: Desenvolvimento sustentável
Como o BRICS já caiu no vestibular?
O BRICS e o tema de blocos econômicos já caíram diversas vezes nos vestibulares, principalmente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitas vezes dentro dos assuntos cobrados na matéria de geografia. Confira abaixo alguns exercícios!
Questão 1 – (UERJ)
Os líderes dos países que integram os Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – encerraram seu terceiro encontro com um comunicado em que pedem conjunta e explicitamente, pela primeira vez, mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O texto defende reformas na ONU para aumentar a representatividade na instituição, além de alterações no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial. Para os líderes dos Brics, a reforma da ONU é essencial, pois não é mais possível manter as formas institucionais erguidas logo após a Segunda Guerra Mundial.(Adaptado de O Globo, 15/04/2011).
Uma das principais mudanças no contexto internacional contemporâneo que se relaciona com as reformas propostas pelos Brics está indicada em:
a) afirmação da multipolaridade
b) proliferação de armas atômicas
c) hegemonia econômica dos EUA.
d) diversificação dos fluxos de capitais
Questão 2 – (UNESP)
O BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – vem negociando cuidadosamente o estabelecimento de mecanismos independentes de financiamento e estabilização, como o Arranjo Contingente de Reservas (Contingent Reserve Arrangement – CRA) e o Novo Banco de Desenvolvimento (New Development Bank – NDB). O primeiro será um fundo de estabilização entre os cinco países; o segundo, um banco para financiamento de projetos de investimento no BRICS e outros países em desenvolvimento.
(www.cartamaior.com.br. Adaptado.)
O Arranjo Contingente de Reservas e o Novo Banco de Desenvolvimento procuram suprir a escassez de recursos nas economias emergentes. Tais iniciativas constituem uma alternativa
a) às instituições de crédito privadas, encerrando a sujeição econômica dos países emergentes e evitando a assinatura de termos regulatórios coercitivos sobre as práticas de produção
b) aos bancos centrais dos países do BRICS, reduzindo os problemas econômicos de curto prazo e maximizando o poder de negociação do grupo.
c) às instituições criadas na Conferência de Bretton Woods, definindo novos mecanismos de autodefesa e estimulando o crescimento econômico.
d) ao norte-americano Plano Marshall, elegendo com autonomia o destino da ajuda econômica e os investimentos públicos em áreas estratégicas.
e) à hegemonia do Banco Mundial, deslocando o centro do sistema capitalista e os fluxos de informação para os países em desenvolvimento.
Questão 3 – (ENEM)
O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta.
(ALLAN, R. Crise global. Disponível em: http://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2010).
Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que:
a) apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas.
b) possuem base tecnológica mais elevada.
c) apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados.
d) apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global.
e) possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.
Questão 4 – (ENEM)
Na imagem, é ressaltado, em tom mais escuro, um grupo de países que na atualidade possuem características político-econômicas comuns, no sentido de:
a) adotarem o liberalismo político na dinâmica dos seus setores públicos.
b) constituírem modelos de ações decisórias vinculadas à social-democracia.
c) instituírem fóruns de discussão sobre intercâmbio multilateral de economias emergentes.
d) promoverem a integração representativa dos diversos povos integrantes de seus territórios.
e) apresentarem uma frente de desalinhamento político aos polos dominantes do sistema-mundo.
Respostas: 1) A / 2) C / 3) A / 4) C
Plano de estudo gratuito para o Enem
Se você vai fazer o Enem esse ano, uma boa dica é se preparar para a prova estudando de forma organizada e constante. E é para te ajudar com isso que a Quero Bolsa lançou um plano de estudo super completo e totalmente gratuito. Baixe já:
Já pensou em fazer faculdade com bolsa?
Se você tem vontade de fazer faculdade e estudar uma área que gosta, saiba que é super possível entrar na faculdade sem a nota do Enem e ainda pagar mais barato durante todo o curso. Como? Pela Quero Bolsa!
A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 80% de desconto em diversos cursos de milhares de instituições espalhadas por todo o país. Clicando abaixo você confere todas as ofertas disponíveis:
Conheça algumas das faculdades parceiras da Quero Bolsa e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC):