Manual de sobrevivência para calouros; veja dicas
Se você está começando a faculdade agora, veja as principais dicas para passar por essa fase de forma tranquila
O processo de passar na faculdade é cheio de incertezas e cansaço. Praticamente não sobra tempo para o vestibulando pensar em nada além de conseguir uma vaga no curso dos sonhos.
Depois de tanto esforço, uma hora esse objetivo se torna real e a aprovação na faculdade chega. E enquanto a ficha de que você se tornou calouro vai caindo, novos desafios surgem.
Leia mais: Veja como conseguir uma vaga de estágio no primeiro semestre da faculdade
+ Bicho, bixo ou calouro: qual é o certo?
Junto com a empolgação e as expectativas de iniciar a graduação, vêm outros medos. Entre as preocupações comuns estão a adaptação inicial e integração social, além das questões acadêmicas, financeiras e de planejamento de carreira.
Quando o aluno precisa mudar de cidade para estudar, a ansiedade pode ser ainda maior. Isso porque se afastar de familiares e amigos pode assustar. Mas existem muitas dicas e conselhos para sobreviver a essa fase.
Dicas de sobrevivência para os calouros
Entrar na faculdade é se deparar com um universo de novidades: novas pessoas, cada uma com particularidades diferentes das suas; novas aulas, com professores que você não conhece; e, em alguns casos, numa nova casa, numa nova cidade. É muita coisa para se adaptar e é natural que surja um “frio na barriga”.
Mas algumas dicas podem ser valiosas para passar por esse momento de uma forma leve e agradável. Vale destacar que os conselhos abaixo podem variar de acordo com cada contexto. Confira algumas informações úteis para dar os primeiros passos na vida universitária:
1. Procure por comissões de recepção
Muitas universidades possuem comissões voltadas para receber os calouros. Normalmente, é possível achar esses grupos nas redes sociais, como Instagram ou WhatsApp.
Trata-se de uma forma de conhecer veteranos e também de obter apoio e informações nos primeiros passos da vida acadêmica.
Veja também: Relatório de estágio: o que é, como fazer e modelos
+ Tudo que você precisa saber sobre estágio obrigatório
2. Descubra como funcionam os meios de transporte
Quando se fala em meios de transporte, é preciso se preocupar com como circular dentro da cidade e, no caso de estudantes que mudam de município, com viagens mais longas também.
A primeira coisa importante a se saber é que você pode fazer uma carteirinha de estudante e, dessa forma, ter descontos nas passagens. Então, busque pelas empresas e se informe sobre os documentos necessários para solicitar o benefício. Trata-se de uma ótima maneira de economizar.
Saiba mais: Como se preparar para uma entrevista online? 13 dicas para se dar bem
+ 5 dicas para entrevista de estágio na área de RH
3. Busque informações sobre moradia
Se você está tendo que mudar de casa para estudar em outra cidade, a questão da moradia é muito importante.
Existem algumas opções: república, moradia estudantil, morar sozinho, conhecer alguém e dividir apartamento, entre outras. É preciso avaliar seu orçamento e sua personalidade para ver qual opção se encaixa melhor para você.
Além disso, em determinadas universidades é possível ficar agregado algumas semanas na casa de veteranos, até você se estabelecer na cidade e arranjar o próprio ‘cantinho’. Vale destacar também que nem todas universidades possuem moradia estudantil e, caso você tenha interesse, é preciso cumprir alguns requisitos socioeconômicos.
4. Informe-se sobre possíveis auxílios
Muitas instituições de ensino possuem auxílios de permanência. Esses benefícios têm como objetivo manter o estudante na universidade. Caso você precise de ajuda financeira para seguir no curso, busque informações diretamente na faculdade sobre os pré-requisitos para as solicitações.
Confira: Saiba quais são os idiomas mais cobrados no mercado de trabalho, além do inglês
+ 7 perguntas que os candidatos não devem fazer em uma entrevista de emprego
5. Aproveite as oportunidades
Iniciação científica, estágios, projetos de extensão. A universidade é um ambiente cheio de oportunidades de aprendizado. Participar dessas iniciativas é vantajoso porque é uma forma de se integrar, adquirir conhecimentos, incrementar o currículo e até mesmo descobrir o que você gosta e o que não quer para o seu futuro profissional.
6. Divirta-se!
Você batalhou muito para conseguir essa vaga e a faculdade é um período único. Aproveite para aprender, amadurecer e fazer amigos. E não deixe de se divertir pelo caminho, seja em aulas, projetos e, claro, festas! Vai passar voando!
Leia também: Demais ou de mais: qual o certo e quando usar cada um
+ A partir ou à partir: qual a forma correta e como utilizar?
Como conseguir o primeiro estágio?
Se você já entrou na faculdade vislumbrando seu primeiro estágio, tenha calma! O primeiro passo é montar o currículo. Baixe um modelo personalizável: