Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Como é o programa de MBA da FGV?

* Texto escrito pela colaboradora Fernanda Silva

Você decidiu que quer dar continuidade aos estudos, mas ainda não sabe qual curso deve fazer? Uma das opções para quem já terminou a faculdade e quer se especializar é fazer um curso de MBA (Master of Business Administration). A FGV (Fundação Getúlio Vargas) oferece essa pós-graduação, tanto na modalidade presencial, quanto online. 

FGV
Fundação Getúlio Vargas (Foto: Reprodução)

Os programas de MBA da FGV são voltados, principalmente, às pessoas que querem aprimorar sua base em gestão, principalmente empresarial, a qual é necessária aos profissionais do mercado.

“Um curso de MBA nada mais é que uma pós-graduação, porém focada na gestão empresarial”, explica Tiago Siequeroli, aluno do MBA em Gestão Financeira da FGV.

E essa realmente é uma boa definição: o MBA é um tipo de pós-graduação lato sensu, assim como as especializações, a diferença, porém, é que ele é mais voltado para quem deseja seguir por uma carreira corporativa, com conhecimentos de gestão. 

Na FGV é possível encontrar opções de aulas presenciais ou a distância (na modalidade EaD). Assim, o aluno pode encaixar a pós-graduação da melhor maneira em sua rotina e em seus horários. 

Saiba mais:
Como é a pós-graduação na FGV?
MBA: tudo o que você precisa saber!
Qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?

Como é o MBA da FGV?

O objetivo desses cursos é ensinar por meio de uma abordagem teórica e prática. Mesmo na modalidade presencial, o curso conta com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem próprio do MBA da FGV, o e-Class.

As atividades práticas, por sua vez, são feitas por meio de estudos de caso, “simulados” e jogos envolvendo questões de negócios. Tudo isso com o objetivo de estimular que o aluno use seus conhecimento na resolução de desafios.

Tiago, que faz o MBA presencial, vai à FGV duas vezes por semana. São três horas de aula por dia, com 15 minutos de intervalo.  

“Este curso que estou fazendo é dividido em disciplinas, sendo uma por vez. Cada disciplina tem duração de três semanas, tendo uma prova ao final de cada uma”, explica Tiago. “Ao longo das disciplinas os professores também aplicam trabalhos em sala em grupos, ou para fazer em casa."

Ele acredita que o MBA contribuirá para sua vida profissional como um diferencial. “É também uma ótima forma de ‘reciclar’ aquilo que aprendi na faculdade, pois já faz algum tempo que me formei e fiquei um bom tempo longe da vida acadêmica”, ressalta o estudante.

Por fim, ele também destaca a possibilidade de criação de um networking, ou seja, a possibilidade de conhecer outras pessoas com os mesmos interesses que os seus e a troca de experiências. “Durante o curso você acaba conhecendo muitas pessoas da sua área de atuação”, finaliza.

Saiba mais: 
O que você precisa saber antes de começar um MBA
MBA EaD: entenda as vantagens do curso

O MBA da FGV tem provas?

Na FGV, cada disciplina tem um instrumento avaliativo diferente. No geral, elas abordam desde a aplicabilidade dos conceitos trabalhados em sala até contextos empresariais. Logo, têm dois objetivos: verificar a aprendizagem e fazer os alunos “refletirem” sobre questões práticas e corriqueiras do dia a dia corporativo.

Por serem professores que vêm do meio executivo, no geral, as vivências do mercado de trabalho são trazidas e aplicadas em sala de aula.

“Na faculdade, ainda temos uma noção muito vaga sobre qualquer assunto, pois muito do que aprendemos ainda não vimos em nossa vida profissional”, relembra Tiago.

Para ele, em um curso de MBA é possível assimilar muito melhor o que se está aprendendo em sala de aula com a vivência de mercado, por terem mais experiência no mercado de trabalho. "Portanto, aquilo que vemos em aula é muito mais aplicável na prática e fácil de relacionar ao nosso trabalho."

Saiba mais:
5 dicas para escolher o seu MBA
Fazer um MBA pode ajudar a conseguir um emprego

Como é o processo seletivo no MBA da FGV?

O processo seletivo para garantir uma vaga em um programa de MBA da FGV é simples. Primeiro, é preciso preencher, online, um formulário de inscrição. Também é necessário enviar um currículo que será analisado por uma equipe especializada. Há, por fim, uma entrevista. 

Depois, é só esperar o resultado do processo para, enfim, realizar a matrícula.

Só em São Paulo, são oferecidos 25 cursos presenciais. Eles são divididos em 10 áreas de interesse: Administração Pública, Direito, Economia e Finanças, Educação e Humanidades, Estratégia e Negócios, Gestão de Setores Específicos, Liderança de Pessoas, Marketing e Vendas, Relações Internacionais e Tecnologia e Ciência de Dados.

Para saber os valores dos cursos de MBA da FGV, é preciso entrar em contato com a unidade responsável pelo curso que você está procurando. Eles podem ser consultados no próprio site https://educacao-executiva.fgv.br. Contudo, de acordo com um levantamento anterior, o MBA na FGV pode chegar a até R$ 130.000,00.

Vantagens de um MBA a distância (EaD)

gato computador gif
Saiba quais são as vantagens de um MBA a distância

A principal vantagem de fazer o MBA a distância (EaD) é que o curso é mais compacto, possibilitando a obtenção da certificação em um menor tempo. Além disso, é comum que os valores das mensalidades sejam mais baixos do que os da aula presenciais. 

O aluno que cursar esse tipo de MBA, ao final do curso, receberá o certificado idêntico ao curso presencial, não sendo registrado que o curso fora realizado online. 

Na FGV, o MBA online também tem um processo seletivo semelhante ao presencial: compreende análise curricular e entrevista (que será realizada presencial ou virtualmente).

Está interessado em fazer um MBA?

Se você está em busca de um MBA, não abre mão de qualidade, mas está buscando por valores menores das mensalidades, por que não buscar por uma bolsa de estudo? O Quero Bolsa pode te ajudar nisso!

A plataforma online traz milhares de opções de pós-graduações online ou a distância, inclusive de cursos de MBA. São cursos com até 75% de desconto em todas as mensalidades! Confira abaixo as oportunidades abertas:

Encontrar MBA com desconto

Outras opções para fazer o seu MBA

Quer outras opções de faculdades que oferecem cursos de pós-graduação? Veja abaixo quais são as instituições de ensino mais buscadas no Quero Bolsa:


Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54