1. Unesp (Universidade Estadual Paulista)
O curso de Enfermagem da Unesp é ofertado na cidade de Botucatu, no interior de São Paulo. Com quatro anos de duração, o curso é gratuito e tem a nota 4 de acordo com o CPC de 2019.
A graduação começou em 1989, ou seja, há décadas que o curso é referência na área e conta com uma estrutura de ensino, pesquisa e extensão.
Para ingressar, é necessário realizar o vestibular interno da Unesp – ou por vagas especiais oferecidas pelo Enem.
Confira: Quanto custa um curso técnico em Enfermagem?
+ Faculdade de Enfermagem: veja valor com bolsa de estudos!
2. Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)
A Escola Paulista de Enfermagem é uma instituição de renome para quem quer seguir na profissão. Foi fundada em 1939 e, até hoje, é considerada referência no ensino de Enfermagem em São Paulo.
O curso tem duração de quatro anos e é integral (aulas durante a manhã e tarde). Os alunos também aprendem experiências práticas no Hospital Universitário São Paulo – referência em várias especialidades.
3. Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
Em Campinas, o curso de Enfermagem da Unicamp também é bem avaliado pelo Ministério da Educação, obtendo nota 4 no CPC. Com duração de cinco anos, o curso é um dos únicos no país a oferecer duas modalidades: bacharelado e licenciatura.
De acordo com a instituição, “na modalidade Bacharelado, o Curso forma o enfermeiro generalista, humanista, crítico e reflexivo; A Licenciatura em Enfermagem tem como objetivo central a qualificação do enfermeiro para o trabalho em instituições educativas”.
O ingresso na Unicamp é feito por vestibular interno.
Confira: Anotação de Enfermagem: guia completo para profissionais de saúde
+ 100 termos técnicos de enfermagem: veja lista dos mais usados e seus significados
4. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Bastante concorrido, o curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto tem duração de quatro anos e é integral. De 1991 a 2021, já formou cerca de 1345 profissionais de enfermagem.
Durante a formação, o estudante de Enfermagem terá contato com disciplinas sobre Ciências Biológicas e Saúde; Ciências Humanas e Sociais; e Ciências da Enfermagem. Além disso, o ingresso é feito por meio de um vestibular próprio da instituição.
5. USP (Universidade de São Paulo)
A USP oferece dois cursos de Enfermagem que são muito bem avaliados: em Ribeirão Preto e em São Paulo capital. Em Ribeirão Preto, a primeira turma ingressou no ano de 1953. Já em São Paulo, o curso existe desde 1942 e forma enfermeiros e enfermeiras na modalidade bacharelado.
Um diferencial interessante da USP é a possibilidade de continuar os estudos após a formação no nível superior. Diversos pesquisadores e cientistas brasileiros passaram pela instituição e hoje são referência nas pesquisas em diversas áreas. Desde a graduação, os estudantes têm oportunidades de realizar estágios de Iniciação Científica.
Saiba mais: Como descobrir a nota do MEC de uma faculdade?
+ Faculdade de Enfermagem: quantos anos dura? Confira!
6. Universidade Cruzeiro do Sul
Se você deseja estudar Enfermagem na Universidade Cruzeiro do Sul, pode escolher três horários: matutino, vespertino e noturno. O curso da faculdade particular, tem duração de quatro anos, está localizado na cidade de São Paulo e em outros municípios do interior paulista.
A infraestrutura de laboratórios, ambientes hospitalares e salas de aula que os estudantes frequentam é um dos grandes diferenciais da instituição – o que resultou em uma ótima nota na avaliação do Ministério da Educação.