O programa também tem foco na capacidade de questionar e refletir questões teóricas e práticas da educação. Este curso é oferecido especialmente para profissionais que já se dedicam ao ensino, mas desejam melhorar suas práticas docentes.
E, nesse caso, se você não tem interesse em começar – ou se manter – na vida acadêmica, precisa conhecer o mestrado profissional em Educação! Aprovado pelo MEC em 2009, o curso trabalha em cima de técnicas, processos e temáticas que o mercado procura.
Veja também: Qual pós-graduação devo fazer? Descubra qual é a pós-graduação ideal para seu momento de carreira.
Duração de um mestrado
O mestrado em Educação tem, em média, duração de dois anos. A carga horária não é grande, porém, exige que o aluno realize muitas pesquisas fora da sala de aula, além de participar de eventos acadêmicos.
Trabalho de conclusão do curso
Para concluir o mestrado e conseguir o seu diploma como mestre em Educação, o aluno precisa cumprir uma quantidade mínima de créditos obrigatórios e optativos, além de desenvolver uma dissertação. O trabalho de pesquisa, que não precisa ser inédito, é submetido a uma banca examinadora.
Clique aqui e conheça diferentes cursos de pós-graduação na área da Educação.
Quais são os tipos de mestrado em Educação?
Enquanto o mestrado acadêmico tem o foco voltado para as práticas escolares e pedagógicas da educação básica, o mestrado profissional tem como maior objetivo agregar um nível de competitividade e produtividade ao mercado.
Outra especificidade do mestrado profissional em Educação é a exigência de que o acompanhamento e a avaliação sejam realizados baseados em critérios diferenciados, definidos pelas áreas de avaliação do curso.
Leia também:
+ Por que fazer mestrado?
Veja nesta matéria da Revista Quero qual é o tipo de mestrado ideal para o seu momento profissional e de conhecimento.
Nesse link abaixo você também consegue ver diversas oportunidades de programas de mestrado para levá-lo diretamente ao seu sonho profissional: