logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

Ozonioterapia: o que é e como se especializar na área?

* Texto escrito pela colaboradora Erica Valério

A Ozonioterapia é uma área comumente visada pelos profissionais que já trabalham no meio estético ou no campo da saúde. Dessa forma, para atuar na área e ser ozonioterapeuta, qualquer profissional de saúde que queira se especializar e aprofundar seus conhecimentos está apto para a função. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Ilustração: Marcus Penna/SAÚDE é Vital
Ozonioterapia: procedimento terapêutico consiste na aplicação de gases oxigênio e ozônio para diversos tratamentos de saúde
Leia mais: 10 profissões na área de Saúde que talvez você não conheça
Cursos EaD na área da saúde tiveram aumento nas matrículas, segundo o Inep

O que é Ozonioterapia? 

Trata-se de um procedimento terapêutico que consiste na aplicação de gases oxigênio e ozônio em diversas vias do corpo. A aplicação do gás é utilizada para melhorar a oxigenação dos tecidos e diminuir e tratar vários problemas de saúde. Além disso, o procedimento ajuda a aliviar dores crônicas causadas por doenças como fibromialgia ou artrite reumatóide.

É preciso de especialização para trabalhar com Ozonioterapia?

A ozonioterapia só deve ser indicada por profissionais qualificados, e que têm conhecimento sobre a a dosagem e aplicação ideais. Por ser um tratamento alternativo, qualquer profissional da área de saúde, como, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, farmacêuticos e biomédicos podem aplicar a técnica - inclusive médicos veterinários, já que o uso da ozonioterapia também pode auxiliar no tratamento de animais.

A aplicação do gás pode ser feita através de injeção subcutânea, por auto-hemotransfusão (no qual o sangue do paciente é retirado do organismo, misturado ao ozônio e depois reintroduzido), por aplicação externa (com gás vaporizado diretamente na pele) ou por meio de óleos ozonizados aplicados a partir de massagem diretamente na pele - por isso, se especializar é SEMPRE o melhor caminho.

Segundo a Dra. Ana Carolina Dias, enfermeira e ozonioterapeuta, a busca por especialização foi uma virada de chave em sua vida. 

“Comecei a trabalhar com esta prática complementar e percebi que ela trazia muitos benefícios, além de saúde e expectativas positivas aos meus pacientes. Além disso, a ozonioterapia me proporciona um retorno financeiro melhor e imediato, trazendo a complementação na renda que tanto preciso”, explica.
Veja também: 10 profissões mais buscadas na área da saúde
5 pós-graduações mais buscadas na área da Saúde

Ministério da Saúde reconhece o uso da ozonioterapia no Brasil

O Ministério da Saúde reconheceu o uso da Ozonioterapia como Prática Integrativa e Complementar em Saúde em 21 de março de 2018 teve publicado a Portaria nº 702.

O presidente da Associação Brasileira de Ozonioterapia, Dr. Arnoldo de Souza, chama a atenção para o trabalho na utilização da ozonioterapia.

 “É um trabalho coletivo num campo interdisciplinar”, explica Dr. Arnoldo de Souza. 

Ele defende o envolvimento dos diversos profissionais na operacionalização da técnica e ressalta a importância da boa formação profissional que utiliza a técnica.

Não existe um curso de longa duração para se especializar na técnica. Inclusive, algumas pós-graduações oferecem a Ozonioterapia como disciplina inclusa na grade. Neste caso, se você quer se aprofundar na área, será preciso buscar cursos livres, ou então, como citado anteriormente, um curso de pós-graduação que contenha a Ozonioterapia em seu currículo.

O Instituto UniRio Ead, uma das instituições parceiras do Quero Bolsa, possui um curso de especialização dedicado ao assunto, com duração de 6 meses, certificação de extensão universitária validado pelo MEC, aulas teóricas e práticas. Importante: o certificado só é emitido após confirmação diploma de graduação, atestado de conclusão da graduação, comprovante que é formado ou regularmente matriculado em cursos superiores da saúde.

ENCONTRE SUA BOLSA DE ESPECIALIZAÇÃO

Veja mais: Redação Enem: 5 propostas com o tema saúde pública
Cursos da área da saúde são os mais buscados em 2021, aponta pesquisa

Que tal começar a sua especialização?

Independentemente do tipo de especialização (ou de outras modalidades de pós-graduação), o site do Quero Bolsa é o lugar ideal para que você encontrar a sua vaga. E o melhor de tudo: com mensalidades bem menores. A plataforma também disponibiliza informações sobre os cursos e avaliações realizadas pelos próprios alunos. Legal, não é? Está esperando o quê? Dê uma olhada!

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54