Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Pós-graduação

Ozonioterapia: o que é e como se especializar na área?

Entenda o que é a Ozonioterapia e veja o que é preciso para se especializar e trabalhar nessa área

*Texto escrito pela colaboradora Erica Valério

A Ozonioterapia é uma área comumente visada pelos profissionais que já trabalham no meio estético ou no campo da saúde.

Dessa forma, para atuar na área e ser ozonioterapeuta, qualquer profissional de saúde que queira se especializar e aprofundar seus conhecimentos está apto para a função.

Encontre bolsas de estudo de até 80% para Estética

Ilustração: Marcus Penna/SAÚDE é Vital
Ozonioterapia: procedimento terapêutico consiste na aplicação de gases oxigênio e ozônio para diversos tratamentos de saúde

Leia mais: 10 profissões na área de Saúde que talvez você não conheça
Cursos EaD na área da saúde tiveram aumento nas matrículas, segundo o Inep

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

O que é a Ozonioterapia?

Trata-se de um procedimento terapêutico que consiste na aplicação de gases oxigênio e ozônio em diversas vias do corpo. A aplicação do gás é utilizada para melhorar a oxigenação dos tecidos e diminuir e tratar vários problemas de saúde. Além disso, o procedimento ajuda a aliviar dores crônicas causadas por doenças como fibromialgia ou artrite reumatóide.

As principais bolsas de estudo para você!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

É preciso de especialização para trabalhar com Ozonioterapia?

A ozonioterapia só deve ser indicada por profissionais qualificados, e que têm conhecimento sobre a a dosagem e aplicação ideais. Por ser um tratamento alternativo, qualquer profissional da área de saúde, como, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, farmacêuticos e biomédicos podem aplicar a técnica – inclusive médicos veterinários, já que o uso da ozonioterapia também pode auxiliar no tratamento de animais.

A aplicação do gás pode ser feita através de injeção subcutânea, por auto-hemotransfusão (no qual o sangue do paciente é retirado do organismo, misturado ao ozônio e depois reintroduzido), por aplicação externa (com gás vaporizado diretamente na pele) ou por meio de óleos ozonizados aplicados a partir de massagem diretamente na pele – por isso, se especializar é SEMPRE o melhor caminho.

Segundo a Dra. Ana Carolina Dias, enfermeira e ozonioterapeuta, a busca por especialização foi uma virada de chave em sua vida. 

“Comecei a trabalhar com esta prática complementar e percebi que ela trazia muitos benefícios, além de saúde e expectativas positivas aos meus pacientes. Além disso, a ozonioterapia me proporciona um retorno financeiro melhor e imediato, trazendo a complementação na renda que tanto preciso”, explica.

Veja também: 10 profissões mais buscadas na área da saúde
5 pós-graduações mais buscadas na área da Saúde

O Ministério da Saúde reconheceu o uso da Ozonioterapia como Prática Integrativa e Complementar em Saúde em 21 de março de 2018 teve publicado a Portaria nº 702.

O presidente da Associação Brasileira de Ozonioterapia, Dr. Arnoldo de Souza, chama a atenção para o trabalho na utilização da ozonioterapia.

 “É um trabalho coletivo num campo interdisciplinar”, explica Dr. Arnoldo de Souza. 

Ele defende o envolvimento dos diversos profissionais na operacionalização da técnica e ressalta a importância da boa formação profissional que utiliza a técnica.

Não existe um curso de longa duração para se especializar na técnica. Inclusive, algumas pós-graduações oferecem a Ozonioterapia como disciplina inclusa na grade. Neste caso, se você quer se aprofundar na área, será preciso buscar cursos livres, ou então, como citado anteriormente, um curso de pós-graduação que contenha a Ozonioterapia em seu currículo.

O Instituto UniRio Ead, uma das instituições parceiras do Quero Bolsa, possui um curso de especialização dedicado ao assunto, com duração de 6 meses, certificação de extensão universitária validado pelo MEC, aulas teóricas e práticas. 

Importante: o certificado só é emitido após confirmação diploma de graduação, atestado de conclusão da graduação, comprovante que é formado ou regularmente matriculado em cursos superiores da saúde.

Veja mais: Redação Enem: 5 propostas com o tema saúde pública
Cursos da área da saúde são os mais buscados em 2021, aponta pesquisa

Que tal começar a sua especialização?

Independentemente do tipo de especialização (ou de outras modalidades de pós-graduação), o site do Quero Bolsa é o lugar ideal para que você encontrar a sua vaga. E o melhor de tudo: com mensalidades bem menores.

A plataforma também disponibiliza informações sobre os cursos e avaliações realizadas pelos próprios alunos. Legal, não é? Está esperando o quê? Dê uma olhada e veja as ofertas disponíveis:

Além disso, conheça algumas instituições de ensino que oferecem bolsa de estudos para pós-graduação:

Leia Mais:
7 Profissões Com Maior Número de Contratações na Área da Saúde
6 Cursos de Especialização na Área da Saúde Fundamentais na sua Carreira

 

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações