O psiquiatra é o médico especializado pelo estudo, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes que sofrem com distúrbios mentais orgânicos ou funcionais, como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, demência e transtornos de ansiedade.
O psiquiatra pode atuar em conjunto com outros profissionais, como o neurologista, que irá diagnosticar a tratar problemas do sistema nervoso, e o psicólogo, que foca no autoconhecimento do paciente para que ele consiga conviver com suas dificuldades e distúrbios.
Para saber mais sobre a atuação do Psiquiatra, clique aqui.
Bolsas para Psiquiatria
Leia também:
+ Entenda a diferença entre psicólogo e psiquiatra
+ 15 pós-graduações mais procuradas da Medicina
O médico especializado em distúrbios estruturais do sistema nervoso é o neurologista. Esse profissional é responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de doenças e enfermidades relacionadas ao sistema nervoso (cérebro, medula espinhal, nervos e raízes nervosas) e seus revestimentos, tecidos, músculos e vasos sanguíneos, bem como suas relações com outras partes do corpo humano.
Confira aqui nossa página exclusiva que trata mais sobre a profissão.
Bolsas em Neurologia
9. Nutricionista
O nutricionista é o profissional da saúde que estuda os alimentos e seus efeitos no organismo humano. Ele preza pela qualidade da alimentação das pessoas, individualmente ou em grupo, indicando quais alimentos podem ser consumidos para garantir uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada.
Para saber tudo sobre a atuação de um Nutricionista, veja aqui nossa página sobre a profissão.
Bolsas em Nutrição
10. Psicólogo
De forma resumida, assim como um médico cuida da saúde do corpo, o psicólogo cuida da saúde da mente das pessoas. Ele é o profissional responsável por estudar, analisar, identificar e tratar as questões internas de um indivíduo, que refletem em seu comportamento. O psicológico, a partir de análises, identifica traumas, medos e receios pessoais que podem prejudicar o indivíduo, acarretando uma vida frustrada.
Para saber o salário médio de um psicólogo, clique aqui.
Bolsas de estudo para Psicologia
O panorama atual das profissões na área da saúde
Atualmente, com o ritmo acelerado de avanços tecnológicos, juntamente com os desafios de saúde pública que temos enfrentado, houve um impulsionamento do crescimento da popularidade das profissões na área da saúde. Por consequência, novas portas estão se abrindo para diversos profissionais.
Desde os campos tradicionais, como a medicina e a enfermagem, até as áreas emergentes como a telemedicina e a análise de dados biomédicos, as oportunidades são vastas e variadas.
Quais profissões estão em alta na área da saúde?
As profissões emergentes estão diretamente relacionadas ao progresso tecnológico e social, atendendo às novas necessidades de um mundo em rápida mudança.
Um exemplo destas profissões está relacionado a área da Radiologia. Estes profissionais são especialistas das máquinas de diagnóstico por meio de imagens, capturando e diagnosticando diversas partes do corpo humano.
Na era da Big Data, profissionais que unem tecnologia da informação e saúde e, por meio de conhecimento aplicado, transformam números em narrativas, ajudando médicos a compreender tendências, prever surtos e personalizar tratamentos, são outro exemplo de profissão em alta na área da saúde.
Profissionais especializados em telemedicina, incorporando ao seu trabalho a possibilidade de atendimento remoto e aqueles especializados na reabilitação do corpo humano, como terapeutas ocupacionais, também tendem a ser valorizados nos próximos anos.