Informações

Urologista

Tido erroneamente como médico de homem, o urologista cuida de infecções urinárias tanto em homens quanto em mulheres

O que faz um urologista

O médico-cirurgião especializado em cuidar do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor das pessoas do sexo masculino é chamado de urologista. Esse profissional é responsável por diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos, que afetam órgãos como rins, ureteres, bexiga, uretra e todo o sistema reprodutor masculino - uma vez que, nos homens, o sistema urinário está integrado ao sistema reprodutor.

O urologista pode realizar procedimentos não-cirúrgicos, como o tratamento de infecções no trato urinário, ou cirúrgicos, como a correção de anomalias e retirada de tumores. As anomalias na região genital são chamadas de distúrbios geniturinários.

Como se tornar um urologista

Como todo médico, o urologista deve ser formado na graduação de Medicina em universidade reconhecida pelo MEC e obter o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado onde atua. Após isso, para se tornar urologista, o médico precisa fazer Residência Médica na área de Cirurgia Geral ou em Urologia. O urologista também pode fazer uma especialização na área.

Entre as habilidades do urologista estão a empatia e a comunicação, para compreender as dúvidas e angústias dos pacientes e poder explicar o problema e tratamento, além de explicar a pacientes do sexo feminino o porquê foram encaminhadas para um especialista erroneamente considerado um “médico de homens”.

Áreas de atuação

O médico urologista pode trabalhar tanto no setor público quanto no privado e no terceiro setor, em hospitais, postos de saúde, clínicas e consultórios. Além disso, o urologista pode se especializar em algumas áreas como andrologia (saúde do homem), uroginecologia (infecções no trato urinário de mulheres), urologia pediátrica e uro-oncologia (tratamento de tumores no sistema reprodutor masculino).