logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Urologista: tudo sobre a profissão

O médico que cuida do trato urinário. Especialista pode tratar homens e mulheres; campanhas de conscientização ajudam a aumentar procura por profissionais
urologista

Sobre a profissão

O médico-cirurgião especializado em cuidar do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor das pessoas do sexo masculino é chamado de urologista. Esse profissional é responsável por diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos, que afetam órgãos como rins, ureteres, bexiga, uretra e todo o sistema reprodutor masculino - uma vez que, nos homens, o sistema urinário está integrado ao sistema reprodutor.

O urologista pode realizar procedimentos não-cirúrgicos, como o tratamento de infecções no trato urinário, ou cirúrgicos, como a correção de anomalias e retirada de tumores. As anomalias na região genital são chamadas de distúrbios geniturinários.

Em seu dia a dia de trabalho, o urologista atende pacientes, solicita exames, interpreta resultados, prescreve remédios e faz cirurgias. Com o aumento de campanhas de conscientização, como as que envolvem o câncer de próstata, por exemplo, a procura pelo profissional aumentou nos últimos anos. A população passou a adotar mais exames preventivos.

O médico urologista pode trabalhar tanto no setor público quanto no privado e no terceiro setor, em hospitais, postos de saúde, clínicas e consultórios. Além disso, o urologista pode se especializar em algumas áreas como andrologia (saúde do homem), uroginecologia (infecções no trato urinário de mulheres), urologia pediátrica e uro-oncologia (tratamento de tumores no sistema reprodutor masculino).

Em alguns casos, a atuação de urologistas é realizada por conta própria em clínicas e consultórios. Consequentemente, há possibilidade de variação quanto aos rendimentos deste profissional. Além disso, o urologista poderá trabalhar em clínicas, centros hospitalares e instituições de saúde como o Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU-SP), o urologista tem função primordial na realização de exames preventivos e check-up para os homens  trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis.

Por fim, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes ao ano de 2021, apontam os estados de Santa Catarina (R$ 11.378,24), Acre (10.762,50) e Amazonas (R$ 10.691,05) como detentores das maiores médias salariais no país para urologistas. 

Por que ser um Urologista?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Urologista

    Como se tornar um Urologista?

    Como todo médico, o urologista deve ser formado na graduação de Medicina em universidade reconhecida pelo MEC e obter o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado onde atua. Após isso, para se tornar urologista, o médico precisa fazer Residência Médica na área de Cirurgia Geral ou em Urologia. A residência médica em urologia tem duração de três anos e pré-requisito de dois anos completos de residência em cirurgia geral. Em geral, a parte teórica corresponde a parte minoritária do período de residência médica e os estudantes poderão ter acesso às ações de:

    • Atendimento de emergência
    • Atuação em cirurgia robótica
    • Diagnóstico e tratamento das principais doenças 
    • Treinamento prático
    • Infertilidade

    Além disso, o urologista também pode fazer uma especialização na área. Entre as habilidades do urologista, estão a empatia e a comunicação, para compreender as dúvidas e angústias dos pacientes e poder explicar o problema e tratamento, além de explicar a pacientes do sexo feminino o porquê foram encaminhadas para um especialista erroneamente considerado um “médico de homens”.

    Se você quer se profissionalizar na área da saúde com bolsas de estudo em cursos de graduação, não deixe de conferir as oportunidades no site da Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.